terça-feira, outubro 22, 2019
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Polícia prende trio suspeito de roubo em Viracopos

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Três suspeitos de participação no assalto a um carro-forte no terminal de cargas do aeroporto de Viracopos foram presos no início da noite desta segunda-feira (21) em Campinas, interior de São Paulo. Com eles, foram apreendidas uma metralhadora, uma pistola e drogas, além de uma quantia de 14 000 reais em dinheiro. Um dos homens apresentava um ferimento à bala na perna, o que pode ser resultado do confronto com policiais durante o assalto, que ocorreu na quinta-feira, 17.

As prisões foram efetuadas por uma equipe do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar, após denúncia anônima. Os homens estavam no apartamento de um condomínio, no Parque Jambeiro. Não houve resistência. Conforme a PM, o local tinha um sofisticado sistema de monitoramento remoto.

O imóvel está alugado para a irmã de um dos suspeitos, que não estava no imóvel. Os homens negaram participação no assalto, mas segundo a PM, deram versões controversas sobre sua presença no local. Os três suspeitos seriam encaminhados à delegacia da Polícia Federal em Viracopos, que investiga o assalto.

Na manhã da última quinta-feira, uma quadrilha fortemente armada invadiu o terminal de cargas do aeroporto e atacou um carro da Brinks, levando malotes com dinheiro. Os bandidos incendiaram caminhões sobre a rodovia Santos Dumont para facilitar a fuga. Houve perseguição e tiroteios. Três criminosos foram mortos e ao menos dez fugiram. Dois vigilantes da Brinks, um major da PM e uma mulher tomada como refém também ficaram feridos. Os malotes com dinheiro foram recuperados.



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Previdência também altera pensão por morte: veja quem tem direito

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A reforma altera o valor do benefício, que passa a ser de 50% dos ganhos do falecido, mais 10% por dependente

Com expectativa de que seja votada pelo Senado nesta terça-feira, 22, a reforma da Previdência entrará em vigor no momento em que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), lavrar o documento que sacramenta as mudanças previdenciárias ─ e devem ser aprovadas pelo Congresso depois de longuíssimas discussões. Mas as novas regras não limitam-se à aposentadoria. Entre as medidas aprovadas pelo Congresso Nacional, está a mudança no pagamento de pensões por morte a familiares.

A reforma altera o valor do benefício, que passa a ser de 50% dos ganhos do falecido, mais 10% por dependente ─ seja mulher, marido, filhos etc. ─, limitado a 100%. Uma emenda apresentada pelo relator do processo no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), estipulou que estes pagamentos, porém, não poderão ser inferiores a um salário mínimo.

Será possível acumular pensões e aposentadorias, porém o segurado não receberá o valor integral. Atualmente, o cálculo para o pagamento de pensão é de 100% da média salarial do segurado morto para o viúvo. Além disso, o benefício será limitado ao teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualmente em 5.839,45 reais.

Terão direito ao pagamento de pensão aqueles que eram dependentes do contribuinte ao INSS que morreu. Casos de cônjuges ou filhos, por exemplo, que não tenham renda terão direito ao benefício. Outro caso de dependência é o de pais, por exemplo, com doenças que percam seus filhos ─ de quem dependiam financeiramente. Nestes casos, será necessário comprovar a necessidade da pensão e esteja previamente registrado no INSS como dependente financeiro do segurado morto.

São eles pais que comprovem a dependência em relação ao falecido; irmãos ─ desde que sejam menores de 21 anos e não consigam se sustentar ─; filhos, também menores de 21 anos, a não ser que tenham deficiência que os invalide para o trabalho; e cônjuge, se comprovado o casamento ou união estável.



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AO VIVO: Ministro do Turismo depõe sobre candidatas-laranja no PSL

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Brasília — O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, presta agora esclarecimentos à Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) da Câmara dos Deputados sobre as denúncias de candidaturas-laranja no PSL.

Assista ao vivo o ministro do Turismo:

Ele depõe na condição de convocado, depois de faltar a uma primeira reunião para qual havia sido convidado. O autor do requerimento é o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Marcelo Álvaro Antônio é presidente licenciado do PSL em Minas Gerais. Segundo Randolfe, o ministro deve explicações sobre o caso conhecido como “Laranjal do PSL”, investigado pela Polícia Federal.

Investigações

No início de outubro, o Ministério Público de MG indiciou o ministro e mais dez pessoas pelo caso das candidaturas-laranja nas eleições de 2018. A PF afirma que o então presidente do PSL em Minas Gerais tinha controle sobre o repasse de recursos do fundo partidário.

A denúncia aponta que o ministro articulou um esquema de candidaturas femininas. Por lei, cada partido deve garantir o mínimo de 30% de candidatas do sexo feminino.

O esquema do PSL, segundo a PF, se baseava em apresentar candidatas sem ter a intenção delas serem eleitas apenas para acessar recursos exclusivos do fundo eleitoral.

Ele foi indiciado por suspeita de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita de recurso eleitoral e associação criminosa. Em nota enviada à imprensa, o Ministério do Turismo afirmou que a inocência de Álvaro Antônio será comprovada durante a investigação.

Para a PF, a candidatura do hoje ministro a deputado federal em 2018 foi uma das principais beneficiadas pelo esquema. Marcelo Álvaro era presidente do partido em Minas nas eleições do ano passado. Pelo menos R$ 192.950,00 foram desviados no esquema conforme a promotoria.



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Alok encontra jovem que acordou do coma ao ouvir ‘Hear me now’

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O DJ Alok compartilhou no seu Facebook na madrugada da segunda-feira seu encontro com um jovem que acordou do coma ao ouvir sua música “Hear me now”. Lucas Souza, de 23 anos, conheceu o artista na última sexta-feira durante um show na cidade de Joinville, em Santa Catarina. O rapaz sofreu um grave acidente de moto em abril e começou a responder a estímulos quando sua família colocou a canção do goiano para tocar no quarto onde estava internado.

No vídeo compartilhado pelo DJ e também por Lucas, Alok encontra e abraça o jovem e seu pai, Odair José de Souza. Odair contou à Record que descobriu que a música ajudava no tratamento de pacientes e resolveu tentar com o filho. Na primeira vez não teve sucesso, porém, a irmã mais nova de Lucas lembrou que o catarinense adorava o hit de Alok.

Ao ouvir a música, os batimentos do jovem começaram a disparar e ele mexeu a mão pela primeira vez. Segundo a família, desde essa primeira reação a canção passou a ser tocada diariamente no quarto onde o rapaz estava internado, com a autorização do hospital.

“Emocionante saber que a música pode ir muito além do que a gente imagina”, disse Alok antes de conhecer o rapaz.





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NordVPN é hackeada e chaves criptográficas são roubadas

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A NordVPN, empresa que provê conexões criptografadas à Internet (VPN – Virtual Private Network), confirmou que houve um acesso não autorizado a um de seus datacenters em março de 2018. Mas segundo a empresa as informações de seus clientes, incluindo nomes de usuário, senhas e tráfego de dados, não foram colocadas em risco.

Em um post em seu blog oficial a NordVPN detalha os acontecimentos: a falha teria ocorrido em um servidor contratado de uma prestadora de serviços de datacenter, que manteve um serviço de gerenciamento remoto inseguro ativo, algo do qual a empresa afirma que não tinha conhecimento.

O servidor não continha registros de atividade dos usuários, e como os aplicativos da empresa não enviam credenciais para autenticação, não é possível que nomes de usuário ou senhas tenham sido interceptados.

No Twitter um usuário conhecido como @hexdefined afirma que chaves privadas armazenadas no servidor foram roubadas e poderiam ser usadas para criar um servidor falso, possibilitando a um malfeitor observar o tráfego de todos os usuários conectados. Mas segundo a NordVPN, o certificado TLS roubado não poderia ser usado para descriptografar o tráfego de dados em nenhum outro de seus servidores.

A NordVPN afirma que assim que soube da falha terminou seu contrato com a prestadora de serviços e, por precaução, destruiu os servidores alocados a ela. De acordo com a empresa, de seus mais de 3.000 servidores à época apenas um foi afetado, e nenhum outro datacenter foi comprometido.

Mais de uma vitima?

Segundo a TorGuard, outra empresa que fornece serviços de VPN, além da NordVPN seus próprios servidores e os da concorrente VikingVPN também foram invadidos, na mesma época e provavelmente pelo mesmo hacker, que se gabou do feito em fóruns na Internet.

Novamente, segundo a TorGuard apenas um servidor foi invadido, e os dados dos usuários nunca estiveram em risco. A empresa afirma que o servidor em questão foi destruído, e o contrato com a prestadora de serviços que o hospedava foi encerrado.

Fonte: NordVPN, TorGuard





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Alckmin não descarta concorrer ao governo de São Paulo em 2022

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Aclamado recentemente em um evento com prefeitos e vereadores tucanos como futuro candidato do PSDB ao governo paulista em 2022, o ex-governador Geraldo Alckmin não descarta possibilidade de pleitear a vaga, o que contraria os interesses do governador João Doria.

Após participar na noite desta segunda-feira (21) ao lado de Doria de uma solenidade em homenagem ao ex-governador André Franco Montoro na Assembleia Legislativa, o ex-governador foi questionado sobre seu projeto político. Alckmin descartou disputar com Bruno Covas a candidatura à Prefeitura, mas não fez o mesmo em relação ao Palácio dos Bandeirantes. “Não tenho decisão a esse respeito. Não é hora disso”, afirmou.

A estratégia de Doria para 2022 prevê que o PSDB abra mão de disputar o governo paulista e apoie o vice governador, Rodrigo Garcia (DEM), que assumirá o cargo por pelo menos oito meses quando o tucano for disputar à Presidência. Em troca, o DEM apoiaria o projeto presidencial de Doria.

Esse movimento, porém, encontra resistência em uma ala significativa do PSDB, especialmente nas bases. Os tucanos “históricos” também não estão alinhados com o projeto de Doria e preferem manter o PSDB à frente do Palácio dos Bandeirantes.

Aliada de Doria, a deputada estadual Carla Morando, líder do PSDB na Assembleia, deixou as portas abertas para o ex-governador. “Ele tem todas as prerrogativas para ser candidato a governador”, afirmou. Além de Alckmin e do governador, estiveram na solenidade o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, o presidente da Assembleia, Cauê Macris, e o ex-senador José Aníbal.

Doria foi embora sem falar com a imprensa, mas Alckmin aproveitou a ocasião para criticar o presidente Jair Bolsonaro. “Bolsonaro tem uma agenda totalmente equivocada. Qual a proposta do governo para a área tributária? Qual a proposta na área internacional? Tem que ter uma agenda de competitividade”, disse.



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Uber do agronegócio lança cartão de débito para caminhoneiros

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Pelas estradas do Brasil, cerca de 500 mil motoristas de caminhão transportam soja, fertilizantes, milho, entre outros. No entanto, seu trabalho ainda é feito da mesma maneira há décadas: empresas do agronegócio os contratam pelo telefone ou Whatsapp e o pagamento, muitas vezes, é feito em dinheiro.

A Sotran, empresa de tecnologia para transportes, busca mudar esse cenário com um aplicativo que conecta caminhoneiros, transportadoras e empresas de agronegócio, a Tmov. Para facilitar a remuneração ao motorista, a companhia também criou um cartão de débito, que já tem 35 mil usuários ativos.

A empresa foi criada em 1985 por Ruber Dallamaria e Rosler Dallamaria como uma transportadora. Mas foi a partir de 2016 que a expansão acelerou, com o investimento do fundo norte-americano de private equity Arlon Group. A companhia mudou o foco e investiu em seu aplicativo Tmov. Se antes os fretes eram acordados em outras plataformas, hoje 65% dos 400 mil transportes feitos todo ano pela Sotran já são negociados pela plataforma da Tmov e o plano é chegar a 100%. De 500 caminhões cadastrados, hoje a Tmov tem 180 mil caminhoneiros cadastrados e faz 2 mil carregamentos por dia. 

A entrada do fundo de private equity não apenas injetou capital no negócio – também alterou sua liderança. Charlie Conner, que havia criado o fundo em 2013 ao lado do sócio Bruno Martins Silva, principal coordenador do fundo na América Latina, deixou o gerenciamento do fundo e se tornou o CEO da Sotran. Na ocasião, o fundo já havia investido em quatro empresas. Além da Sotran, são a CBL Alimentos, Grano Alimentos e OK Superatacado. 

A expectativa para a Tmov é movimentar 1 bilhão de reais em pagamentos de frete nos próximos 12 meses – a companhia fica com uma margem, não divulgada, de cada entrega. 

Público esquecido

O Brasil tem cerca de 2 milhões de caminhoneiros e cerca de 500 mil motoristas estão dedicados exclusivamente ao agronegócio, diz Conner. O mercado de transporte rodoviário de cargas, foco da Sotran, movimenta 400 bilhões de reais no país, segundo a ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio).

Para o executivo, a companhia tem a oportunidade de levar tecnologia e uma boa experiência aos motoristas do setor de agronegócio. “Nesse segmento, a tecnologia ainda está anos atrasada. Os contatos entre motoristas e empresas ainda é feito por telefone ou Whatsapp”, diz Conner.

O Brasil tem cerca de 150 mil transportadoras, com uma média de 7,6 caminhões, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Ou seja, há transportadoras maiores e mais estruturadas, mas a maior parte das cargas é levada por empresas com frotas menores ou por motoristas autônomos. Essas empresas sofrem com o capital de giro necessário para suportar o tempo entre investir na entrega, como na compra do caminhão, contratação de motorista e gastos com combustível, e receber o pagamento de seu cliente.

Dessa forma, escalar a startup fica mais difícil, diz Conner, já que é necessário conquistar os caminhoneiros um a um. Mesmo assim, esse público é essencial para a companhia, já que é o mais carente de soluções, afirma.

 

Carga garantida

A plataforma conecta os motoristas a cerca de 700 clientes, como a exportadora de açúcar e etanol Coopersucar, a produtora de alimentos Cargil, frigoríficos como JBS e BRF e a Yara, de fertilizantes.  

As empresas informam as cargas disponíveis e os motoristas aceitam o frete pela plataforma. Assim, a carga fica garantida e o motorista não perde viagem ao chegar em um cliente e a carga já ter sido levada por outro. 

Além disso, o motorista também consegue viajar com o caminhão cheio o tempo todo. Se leva grãos do Centro-Oeste aos portos no litoral, na volta pode transportar fertilizantes ao campo, por exemplo, o que não seria possível se o contrato fosse apenas com uma empresa. A parcela de veículos rodando sem carga chega a 43%.

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Charlie Conner, CEO da Sotran, dona do aplicativo TMOVDivulgação

Soluções financeiras

Além da dificuldade de garantir o frete, outro obstáculo para os motoristas é o pagamento pelo serviço, já que muitos não possuem contas em bancos. No total, o Brasil tem 45 milhões de não incluídos no sistema bancário, segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva. Eles movimentam 820 bilhões de reais por ano fora dos bancos — é praticamente o produto interno bruto de Portugal (218 bilhões de dólares).

Para conquistar essa parcela da população, diversas companhias surgiram nos últimos anos – de fintechs a meios de pagamento de varejistas e divisões de grandes bancos tradicionais. No entanto, a área rural ainda é carente de soluções financeiras, diz Conner.

Muitos motoristas do agronegócio ainda recebem em dinheiro, cheque ou até carta-frete – proibida desde 2010, a modalidade de pagamento por meio de um documento que é trocado por alimentação ou combustível em postos ainda é uma realidade.

Além da insegurança de rodar com o pagamento em dinheiro e da informalidade da carta-frete, é difícil transferir a remuneração para a família, comprovar renda para conseguir empréstimos, entre outros obstáculos.

A Sotran lançou o cartão em abril deste ano e já tem 35 mil usuários ativos. Com o cartão, os motoristas também ganham uma conta digital, que permite pagar contas e sacar dinheiro. “Queremos virar o principal banco dos motoristas”, afirma Conner.

A companhia está desenvolvendo novas funcionalidades para a conta digital, como transferências e empréstimos. Para atrair os motoristas, a empresa está oferecendo cash back em alguns postos no abastecimento de combustível, por exemplo. A companhia também oferece seguro de vida aos motoristas, serviço contratado por 35% da base.

Parte dos funcionários também está dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias. Um dos grandes desafios da companhia, hoje, é atrair talentos. “É difícil convencer um engenheiro ou desenvolvedor a viajar para o campo no Mato Grosso”, diz Conner. Assim, uma parte considerável das despesas é no time de funcionários, que vieram de startups como Uber, iFood e 99, por exemplo.

A sede da companhia é em Londrina, Paraná, mas há um escritório de desenvolvimento em São Paulo. Atualmente, a empresa tem cerca de 500 funcionários. Grande parte atua no time de relacionamento: são 15 funcionários voltados para o atendimento aos clientes e 350 funcionários para o atendimento dos motoristas.

 

Concorrentes

A Sotran não é a única a apostar no mercado de transporte de cargas. Uma concorrente é a CargoX, empresa fundada em 2013 que tem 350 mil caminhões conectados a seu aplicativo, que atendem 8 mil empresas como fabricante de bebidas Ambev, a multinacional de bens de consumo Unilever e a Votorantim, de indústria pesada. A CargoX faturou 500 milhões de reais em 2018 e já acumula 95 milhões de dólares em investimentos feitos por entidades renomadas no mercado de startups e de mobilidade.

Já a americana Convoy quer automatizar a negociação entre motoristas e companhias. Fundada em 2015, a empresa já levantou 260 milhões de dólares em investimentos, incluindo um aporte de 185 milhões de dólares liderado pelo fundo da Alphabet, CapitalG.

A Flexport, startup nascida na Califórnia, Estados Unidos, não se limita ao trasporte rodoviário e abriu sua plataforma para entregas pelo ar, mar e por ferrovias. Até a Uber tem uma divisão voltada a frete, a Uber Freight. Lançada em 2017, virou um negócio independente em 2018. São 400 mil motoristas e 1.000 clientes nos Estados Unidos e Europa. 

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Mitsubishi fecha patrocínio a programa da Raízen

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Hub da Raízen receberá patrocínio da companhia

A Mitsubishi Corporation do Brasil S.A., subsidiária da Mitsubishi Corporation, tornou-se patrocinadora do Pulse, hub de inovação da Raízen, uma join venture entre Cosan e Shell. Ela se junta a CNH Industrial na cartela de patrocinadores.





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Voluntários lutam contra óleo, mas poluição em praias persistirá por anos

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Enquanto as manchas de óleo avançam pelas praias do Nordeste, grupos de voluntários se organizam para ajudar na remoção do poluente, que fica impregnado na areia e nos corais. Nos mutirões, os grupos conseguem recolher grandes porções do material, mas pedaços menores podem ficar vários anos depositados no ecossistema.

Para a bióloga Yana Costa, foi “uma das experiências mais tristes da vida” ir até a Praia de Muro Alto, em Ipojuca, um dos cartões-postais de Pernambuco, para ajudar na força-tarefa. “Havia diversos fragmentos de óleo na praia e na areia. Nos corais, não dava para tirar porque estava impregnado”, conta. No Estado, o poluente também chegou nesta segunda-feira, 21, ao Cabo de Santo Agostinho e a outros destinos turísticos bastante procurados, como Carneiros.

Os grupos de voluntários trabalham em turnos, geralmente com início pela manhã. A maior parte sai do Recife até o litoral sul pernambucano. A comunicação é feita, principalmente, pela internet, em grupos de mensagens instantâneas. “Durante a experiência, você sente dois sentimentos opostos. Fica triste por ver aquilo acontecendo com as praias que frequenta. Mas também é bom ver que as pessoas estão se engajando por um bem comum, que é limpar e tentar deixar o mínimo de estrago possível”, diz o estudante Yan Lopes, outro voluntário.

Os grupos têm recebido orientação da organização Xô Plástico de se protegerem totalmente com luvas e botas e evitar ao máximo entrar em contato com o óleo. Além da Xô Plástico, organizações como PE Lixo, Recife sem Lixo e Salve Maracaípe recrutam voluntários.

A recomendação dos órgãos públicos é para uso de luva e bota de borracha, além de máscara e calça comprida. Apesar disso, muitos trabalham sem a segurança necessária. “Tem gente que se melou toda de óleo”, conta a estudante de Educação Física Louise Foster, que faz limpeza voluntária na Praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho. Já o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, afirma que o tamanho do desastre dificulta a distribuição de kits de proteção a todos. “A gente conseguiu material de doação de empresas e a Defesa Civil fez distribuição.”

Riscos

Especialistas afirmam que o óleo pode desencadear doenças respiratórias e da pele, mas seria necessária exposição prolongada para levar a problemas mais graves. “Petróleos que possuem mais benzeno em sua composição podem, em casos mais graves, provocar alterações neurológicas e até leucemia”, diz o médico toxicologista Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica da Universidade de São Paulo (USP).

A inalação dos gases liberados com a vaporização do petróleo pode levar a doenças respiratórias, como bronquite e asma. É recomendável que banhistas se mantenham longe do mar e, em caso de contato, lavem imediatamente com água e sabão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



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Flamengo: na semifinal da Libertadores

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A torcida do Flamengo está em polvorosa, sedenta por mais um título da Copa Libertadores que não vem desde 23 de outubro de 1981. A contar dessa data, vale tudo para traçar o destino vitorioso que o clube da Gávea espera alcançar.

Nas redes sociais, um fanático rubro-negro mais atento, notou que algumas datas do ano em que o Flamengo colocou as mãos na Taça Libertadores fazem um correlação com algumas datas de jogos deste ano. Além disso, outros elementos criam uma espécie de “coincidências” que favorecem o cenário para o Flamengo. Dentre as coincidências, observou-se que em 1981 o time Liverpool sagrou-se Campeão da Champions League. O mesmo ocorreu neste ano.

Outro indicativo é que no ano em que foi campeão da Libertadores, o Flamengo jogou as semifinais da Libertadores nos dias 2 e 23 de Outubro de 1981. Neste ano, as semifinais caem nos mesmos dias.

Um último fato só provoca ainda mais esperança no flamenguista, pois o último jogo da Copa Libertadores está marcado para 23 de novembro, sendo que em 1981 o último jogo também caiu neste dia. Coincidência ou não, o destino parece estar a favor dos rubro-negros.

O Extra conversou com o numerólogo e terapeuta holístico Victor Barros, que infelizmente não encontrou na numerologia relação alguma com o somatório das datas em que aconteceram os jogos de 1981 e que os que irão acontecer em 2019.

— O somatório do dia (02/10/1981) dá o número 4, enquanto (02/10/2019) dá o número 6, sendo que na numerologia o número 6 é mais positivo do que o 4 (ano em que o Flamengo foi campeão) — explicou dizendo que o número 6 é considerado aritmeticamente perfeito, representando o equilíbrio e a harmonia.

Já a data de (23/10/1981) soma 7 e o de (23/10/2019) resulta em 9.

— Na numerologia o 9 indica encerramento de ciclo, finalização — declara Barros.

Em relação à data da final da Libertadores, que vai acontecer em 23 de outubro de 2019, Victor afirma que a soma deste ano soma 1, enquanto a data da final de 1981 resultava em 8, indicando um panorama mais possível para a vitória do Flamengo, na atualidade.

— O número 8 tem a ver com o infinito e com a questão mais espiritual, enquanto o número 1 é mais relacionado à liderança e proatividade — diz Barros, reiterando que a única coincidência numerológica que ocorre é dos meses de outubro e novembro, no caso mês 10 (1+0=1) e 11 (1+1=2), onde os resultados de 1 e 2 se correspondem indicando liderança e a força das parcerias que produzem resultados positivos.

Barros ainda ressalta que os anos 1981 e 2019 por si só não se correspondem e portanto não possuem nenhuma interferência energética na boa fase que vive o Flamengo, mas os números em relação às datas de jogos deste ano estão favoráveis.

— São números positivos para a pessoa prosperar e ser bem-sucedido, mas não há como prever se isso vai dar a vitória para o Flamengo na Libertadores, já que a numerologia é um estudo se refere ao autoconhecimento — conclui.

Segundo o numerólogo Giancarlo Kind Schmid, assuntos como futebol, eleições e concursos são atividades coletivas e portanto difíceis de fazer uma leitura numerológica.

— Não é uma análise para um só, é para um conjunto. Nem meteorologia é 100% ainda que seja científica. O fator que mais indica um panorama vitorioso para o Flamengo na Libertadores é a data de sua fundação: 17/11/1895 (8+2+5= 6) que conversa com a data de seu último aniversário, no caso 17/11/2018 (8+2+11= 3). Neste aspecto, existe um panorama harmônico, levando em consideração os padrões numéricos que ocorrem no Universo — afirmou Schmid.





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