quinta-feira, abril 25, 2024

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De tablet à inteligência artificial: o novo conceito de loja da Volkswagen


Tablets, tecnologias que permitem interação por realidade aumentada e câmeras de calor que detectam presença e movimentos do cliente: a Volkswagen está inaugurando oficialmente nesta quarta-feira, 22, um novo conceito de loja, que promete ser o primeiro passo para a concessionária do futuro.

Em um setor extremamente tradicional como o automotivo, as mudanças têm sido graduais. Afinal, carros são bens de alto valor agregado e a decisão de compra, principalmente nas categorias de massa, é rigorosamente calculada.

“As redes de concessionárias vão ter que se reinventar completamente. A pandemia só acelerou um processo que já vinha acontecendo, o fluxo nas lojas vem caindo há muito tempo e essa nova concessionária que estamos apresentando é o futuro”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, em entrevista exclusiva à EXAME.

A concessionária com o novo conceito da marca pertence ao grupo Brasilwagen, o mais antigo da montadora no Brasil e que foi fundado em 1954 na capital paulista.

Entre as mudanças implementadas na concessionária está a nova identidade visual da Volkswagen, com apelo ao público mais jovem. Além disso, a proposta é aumentar a digitalização no espaço físico. 

A montadora já vinha implantando em sua rede ao redor do país o sistema Digital Dealer eXperience (DDX), que permite ao cliente conhecer todo portfólio em óculos de realidade virtual e configurar todos os modelos em TV touchscreen

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Mudanças sutis nos móveisPedro Danthas/Volkswagen/Divulgação

A experiência é espelhada no tablet do vendedor, que guia o cliente. Também é possível conferir vídeos sobre acessórios instalados virtualmente no veículo: antes, só se podia visualizar a configuração quando o carro chegava pronto. 

Outras mudanças mais sutis também foram implementadas. Além de uma fachada toda envidraçada, que permite comunicação com o interior e o exterior da loja, as mesas são mais altas – o modelo tradicional de negociação em móveis convencionais ficou para trás neste endereço.

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Totens com informações e vídeos interativos ao lado de cada modeloPedro Danthas/Volkswagen/Divulgação

“Nossa ideia é proporcionar uma jornada mais agradável para o cliente. Sabemos que a compra do automóvel será cada vez mais digital”, diz Schmidt. “Por outro lado, não acreditamos que este processo vai ser 100% online no médio prazo, a rede continuará sendo importante na intermediação das vendas ao consumidor.”

Inteligência artificial

A Volkswagen está testando um projeto piloto em sua concessionária da Brasilwagen. Câmeras sensíveis ao calor captam os movimentos do cliente e geram dados que posteriormente podem ser usados como base para pesquisas, tanto do concessionário quanto da própria montadora.

Do lado do lojista, ele poderá avaliar se a configuração de sua concessionária pode ser melhor aproveitada, eventualmente mudando a disposição de um ou outro modelo, já que as câmeras detectam se o potencial cliente fixou o olhar por mais tempo em determinado veículo.

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Fachada que permite comunicação com o exterior da lojaPedro Danthas/Volkswagen/Divulgação

Em um momento de transformação drástica por parte da demanda, o mecanismo pode ajudar consideravelmente o concessionário a otimizar suas vendas.

Já a Volkswagen poderá aproveitar a base de dados geradas futuramente, o que configura o conceito de inteligência artificial. “Depois de ter uma base maior de informações, poderemos ter uma ideia melhor da receptividade dos nossos produtos”, diz Schmidt.

As medidas fazem parte da estratégia da montadora de liderar o mercado global, com uma ofensiva de novos produtos e uma mudança na cultura da empresa. Segundo o executivo, o lançamento do SUV Nivus é um exemplo de como a marca quer se aproximar principalmente do público mais jovem.

“A busca pelo pioneirismo passa pela aproximação maior com a sociedade. Se isso trouxer a liderança, é uma consequência”, diz Schmidt.

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Primeiro sistema de câmera sob a tela já pode ser produzido



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A Visionox, fabricante chinesa de telas para smartphones, diz que está pronta para iniciar a produção em massa de painéis OLED que poderão receber uma câmera sob o display. Isso vai eliminar a necessidade de buracos ou mecanismos retráteis para abrigar a câmera frontal em futuros aparelhos.

Segundo rumores, a Visionox já entregou amostras da nova tela à Xiaomi e à Huawei. As marcas devem anunciar aparelhos com a tecnologia ainda neste ano.



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Governo federal propõe fechamento da Cinemateca Brasileira, diz colunista


O governo federal propôs fechar a Cinemateca Brasileira depois de uma reunião entre representantes da Secretaria Especial da Cultura e Audiovisual e da direção da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que gerencia a instituição com sede em São Paulo, ocorrida no final da tarde desta sexta, 29. O contrato, porém, termina apenas em 2021. As informações foram divulgadas pela coluna de Ricardo Feltrin, no UOL.

A atriz Regina Duarte tinha sido indicada para o comando do orgão, após a saída da secretaria. A Cinemateca é responsável pela difusão do patrimônio audiovisual brasileiro.

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Com a rescisão do contrato, a instituição teria que interromper projetos já em andamento e a Acerp demitiria cerca de 150 funcionários. O governo, que deve 11 milhões à instituição, também não arcaria com os custos das rescisões trabalhistas. O órgão recusou a proposta e acionou o conselho administrativo para tomar medidas judiciais.

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Sem ter vagas em uma instituição que pode fechar as portas, resta ao governo federal “arrumar” uma função para Regina Duarte. A proposta é nomeá-la para um cargo DAS (Direção e Assessoramento Superior) no valor de R$ 15 mil por mês.

 



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Bolsonaro diz em rede social que 2° teste para coronavírus deu negativo


O presidente Jair Bolsonaro divulgou na noite desta terça, feira, 17, em seu perfil do Twitter que o segundo teste para diagnóstico do coronavírus deu negativo.

“Informo que meu 2° teste para COVID-19 deu NEGATIVO”, disse o presidente na rede social. “Boa noite a todos.”

Bolsonaro realizou os testes após ter tido contato com auxiliares que foram contaminados pela doença.

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Hoje pela manhã uma equipe do Hospital das Forças Armadas (HFA) esteve no Palácio da Alvorada antes de o presidente deixar a residência oficial em direção ao Palácio do Planalto para a realização do exame. Segundo Bolsonaro divulgou em suas redes sociais, o primeiro teste deu negativo.

O ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional também passou por novos exames hoje no departamento médico da Presidência no Palácio do Planalto.

Também fizeram o teste o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, pela primeira vez, e o ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, pela segunda vez.

Bolsonaro foi testado pela primeira vez na última quinta-feira, depois da informação de que o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, havia testado positivo para o Covid-19. Wajngarten estava na comitiva presidencial que foi aos Estados Unidos na semana passada e esteve sempre muito próximo de Bolsonaro.

O primeiro teste do presidente teve resultado negativo, mas os médicos da Presidência recomendaram que Bolsonaro se mantivesse em isolamento e realizasse um segundo teste, dado o período de incubação do vírus.

 



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Huawei vai pagar R$ 1 bilhão para desenvolvedores de aplicativos



20190919065015_860_645_-_ceo_da_huawei___richard_yu Huawei vai pagar R$ 1 bilhão para desenvolvedores de aplicativos

A série Mate 30 é o primeiro lançamento da Huawei a ser afetado pela proibição emitida no início do ano pelo Departamento de Comércio dos EUA (que proíbe empresas americanas de venderem bens ou serviços à companhia). Como resultado, o Google não tem permissão para fornecer acesso ao Google Play Services aos novos smartphones da marca.

O Play Services não é apenas uma maneira de o Google pré-instalar seus aplicativos (como Gmail, Maps, Fotos e YouTube), é também o intermediário para notificações, mapas e segurança de muitos outros apps. Na China, a Huawei tem a Huawei App Gallery, com milhares de aplicativos disponíveis para download. Como substituto do Google Play Services — e para aprimorar serviços como localização, gerenciamento em nuvem, notificações e jogos —, utiliza o Huawei Mobile Services (HMS).

Para tentar contornar a proibição, a empresa quer incentivar desenvolvedores dos EUA a criarem apps para a plataforma. Richard Yu, CEO da companhia, diz que o Programa de Incentivo ao Ecossistema HMS, que terá investimento de US$ 1 bilhão, busca estimular desenvolvedores a criarem aplicativos e comercializá-los em telefones da Huawei fora da China. Esses profissionais terão participação de 85% na receita dos apps — enquanto o Google e a Apple oferecem 70%.

Segundo Yu, embora os serviços do Google não estejam disponíveis na Huawei App Gallery, é possível fazer o sideload nos celulares Huawei. Além disso, enquanto os desenvolvedores publicarem seus aplicativos na loja da companhia, a experiência do Android na EMUI 10 não será muito diferente do que ocorria nas versões anteriores.

Em coletiva de imprensa do lançamento da série Mate 30, em Munique, na Alemanha, o CEO disse que lamenta a situação. “No passado nós nunca fizemos isso, mas agora precisamos fazer. O governo americano nos forçou a isso e não temos outra opção.”

Yu disse, ainda, que a Huawei já considera outras lojas de aplicativos — de empresas como Aptoide e F-Droid. A App Store da Amazon é provavelmente a mais familiar para os usuários do ocidente, mas é pouco provável que a companhia chinesa consiga um acordo com ela, já que é mais uma companhia dos EUA.

Fonte: Android Central



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Cirurgia virtual ajuda na formac?a?o de me?dicos



20190321095527_860_645 Cirurgia virtual ajuda na formac?a?o de me?dicos

Aprendendo na prática. Uma empresa inglesa especialista em Realidade Virtual apresentou a mais nova ferramenta para treinamento imersivo de futuros médicos cirurgiões. A plataforma de aprendizado combina realidade virtual com uma tecnologia bastante avançada aplicada nas luvas para que o usuário tenha o sentido do tato e, assim, oferece uma experiência bastante realista. Além dos recursos visuais e sonoros, o cirurgião digital tem todas as sensações de um procedimento real através das luvas especiais. A luva funciona com 130 sensores tácteis que pressionam a pele do usuário imitando com perfeição a sensação de tocar algo físico. O exoesqueleto é capaz de exercer uma força de até quase dois quilos por dedo, o que aumenta a percepção de forma e rigidez. Segundo os inventores da luva, é o feedback tátil mais realista do mundo.



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Por que nem todo mundo pode se sair impune ao ostentar roupas de grife


Imagine-se em uma reunião com uma contadora. Há um Rolex no seu pulso e uma bolsa Louis Vuitton na mesa. Ver esses artigos de luxo pode inspirar confiança – afinal, a contadora deve ser competente em seu trabalho se tem condições de comprar esses artigos.

Agora imagine-se confessando  seus pensamentos mais íntimos a uma terapeuta que exibe os mesmos artigos ostentosos. Você a enxergaria de forma favorável?

Talvez não, de acordo com um novo artigo de Derek Rucker, professor titular de marketing na Kellogg School, sobre as surpreendentes (e potencialmente injustas) desvantagens do consumo de artigos de luxo.

Ao longo de várias décadas, os pesquisadores observaram uma pilha de benefícios do porte de um Range Rover no consumo visível de artigos de luxo. Esses estudos descobriram que as marcas de alto status podem ajudá-lo a marcar um encontroconseguir um emprego, garantir uma doação para caridade e ganhar mais dinheiro em uma negociação.

Porém, Rucker e seu co-autor, Christopher Cannon, doutorando na Kellogg, suspeitavam que havia desdobramentos na história. “Eu e Chris nos perguntamos se, além dos custos econômicos, o consumo de luxo realmente trazia tantos benefícios”, diz Rucker.

Em diversos experimentos, Rucker e Cannon encontraram evidências da sua suspeita. Os artigos de luxo podem apresentar uma desvantagem que vai além do seu alto preço. Eles observaram que, enquanto as marcas de luxo esportivas impulsionavam a percepção de status de uma pessoa, isso também as tornava menos acolhedoras. A pesquisa também explorou como esse “imposto social” sobre o luxo pode se desenrolar em contextos de contratação. Quando as pessoas buscam candidatos a empregos associados a prestígio, podem favorecer os candidatos que consomem artigos de luxo. Mas quando o trabalho envolve acolhimento interpessoal, os consumidores de artigos de luxo podem ser vistos de forma mais negativa.

Além disso, Rucker e Cannon exploraram os motivos pelos quais temos uma percepção dos consumidores de luxo como frios.

“Não encontramos neste trabalho evidências de que os efeitos são causados pela inveja”, diz Cannon. “Há evidências de que o consumo de luxo pode levar as pessoas a inferir certos motivos”. Especificamente, quando as pessoas supõem que alguém usou artigos de luxo para se exibir, isso pode levá-las a enxergar essa pessoa de forma menos acolhedora.

O lado negativo do luxo

Rucker e Cannon conceberam com um experimento para analisar amplamente a relação entre consumo de luxo e percepções de acolhimento. Recrutaram 120 participantes on-line que foram questionados sobre suas impressões a respeito de um homem em uma fotografia. Metade dos participantes viu um homem vestindo uma camiseta azul simples. A outra metade viu o mesmo homem com a mesma camiseta azul, mas adornada com um logotipo da Gucci bem chamativo.

Em seguida, os participantes receberam uma série de perguntas sobre o homem que tinham acabado de ver. Tinham que avaliar o quão acolhedor, atencioso e compreensivo este homem parecia ser, e o quanto eles o associavam como tendo status. Também avaliaram até que ponto acreditavam que o homem havia usado aquela camisa específica para impressionar outras pessoas e o quanto elas o invejavam.

O experimento replicou o que outros pesquisadores já haviam descoberto – o consumo de luxo elevava o aparente status da pessoa. O homem da camiseta da Gucci foi classificado como tendo mais prestígio e sendo mais elitista do que o homem com a camiseta simples. Porém, o mais importante é que Rucker e Cannon também descobriram algo novo: os participantes em geral viam o homem esportivo da Gucci como se fosse menos acolhedor.

A inveja não parece ter figurado como parte importante da história: não houve nenhuma diferença nos níveis de inveja entre os participantes que viram o homem de camiseta simples e os que o viram usando Gucci.

No entanto, a motivação era o que importava: os participantes que viam o homem vestindo Gucci o consideravam exibido e alguém que procurava impressionar os outros.

Quando o luxo é bom ou ruim?

O luxo te ajuda ou prejudica? Conforme Rucker e Cannon demonstraram em sua experiência seguinte, isso depende de vários fatores.

Os pesquisadores recrutaram 115 participantes e pediram que participassem de um processo simulado de contratação. Eles pediram aos participantes primeiro para preencher um questionário sobre seus hobbies e interesses.

Em seguida, os pesquisadores distribuíram questionários semelhantes preenchidos por dois outros participantes, juntamente com duas descrições de cargos: uma para um publicitário corporativo e outra para um coordenador de recursos humanos. A descrição do cargo de publicitário destacou a importância de fazer parte de uma rede social de elite para impulsionar a imagem da empresa. Em contrapartida, a descrição do cargo de coordenador de recursos humanos destacou a importância de ser capaz de lidar com questões interpessoais e conviver com qualquer tipo de pessoa. Em seguida, os participantes do estudo responderam, com base nos questionários, sobre qual pessoa contratariam para cada cargo.

Na verdade, os questionários recebidos pelos participantes foram criados pelos pesquisadores para avaliar os efeitos do luxo. Um tinha várias referências a marcas de luxo, como a Burberry e a Porsche, enquanto o outro não mencionava nenhum item ou marca de status elevado.

Se o consumo de luxo não influenciasse a seleção de cargos, esperaríamos que cada candidato tivesse 50% de chance de conseguir o emprego – como “cara ou coroa”, diz Rucker.

Mas não foi isso que aconteceu: os participantes escolheram o candidato consumidor de luxo para o cargo de publicitário corporativo 73% das vezes, e o candidato normal apenas 27% das vezes. Enquanto isso, o consumidor de luxo tinha apenas 13% de chance de conseguir o emprego de RH, enquanto o outro candidato tinha 87% de probabilidade de ser contratado.

Mesmo que os questionários não revelassem nada sobre as habilidades ou qualificações de cada pessoa, Rucker reconhece que poderia se ver agindo da mesma forma dos participantes do estudo.

“Se eu tivesse sido colocado nesta situação, sem conhecimento desta pesquisa, eu também poderia ter escolhido essa pessoa que mencionou Prada, Burberry e Porsche para o cargo de publicitário”, diz ele. “Mas agora eu provavelmente hesitaria, já que isso pode não refletir as diferenças substanciais na capacidade da pessoa de se sair bem neste cargo”.

Vestindo-se para impressionar?

De onde vem essa ideia de que os luxófilos são frios?

Para descobrir, os pesquisadores recrutaram 102 participantes on-line e lhes mostraram o mesmo homem na camiseta simples ou da Gucci. Os participantes responderam a um conjunto semelhante de perguntas da pesquisa sobre status, cordialidade e por que acham que as pessoas geralmente compram itens de luxo. Os resultados em grande parte replicaram os obtidos no primeiro estudo: o consumo de luxo estava, em média, associado tanto ao status mais alto quanto ao menor acolhimento.

Mas desta vez, os pesquisadores analisaram os dados do grupo de participantes que não acreditavam que, em geral, as pessoas usavam marcas de luxo para impressionar os outros. Entre esses participantes, eles descobriram que o homem com a camiseta da Gucci não era visto como menos acolhedor.

Para os pesquisadores, essa descoberta sugere duas coisas: primeiro, a crença de que as pessoas usam produtos de alta qualidade para se exibir pode levar as pessoas a verem os consumidores de luxo como insensíveis. No entanto, isso também significa que “isso não é necessariamente um problema que todos têm”, explica Rucker. “Etiquetas de luxo podem não ter um efeito tão negativo se as pessoas acreditam que o luxo não é usado somente para impressionar.”

Consumo ostensivo: É complicado

A percepção negativa de quem gosta de itens de luxo pode não ser exata, explicam os autores.

“Alguém pode ser a pessoa mais legal do mundo – só que simplesmente gosta de echarpes de grife”, diz Rucker. “E de repente, você está julgando essas pessoas como se fossem um pouco menos confiáveis, o que eu acho fascinante e também esquisito”.

Adiciona Cannon: “As pessoas podem comprar marcas de luxo porque apreciam a estética, apreciam a qualidade da obra ou querem satisfazer um desejo pessoal de autoexpressão. O luxo não precisa estar relacionado à exibição de riqueza”.

Assim, os consumidores devem fugir dos artigos de luxo por medo de alienar os outros? Rucker e Cannon acham que não chegariam a este extremo.

“Mostramos que existem situações em que o consumo de luxo produz resultados positivos”, observa Rucker, como ao preencher o cargo de publicitário corporativo no experimento. “Em vez de o luxo ser sempre bom ou sempre ruim, vai depender do fato de o status ou o acolhimento ser mais importante”.

De fato, os autores apontam que o estudo revela a necessidade de os pesquisadores continuarem explorando quando o consumo de luxo tem consequências positivas ou negativas. “Como ponto de partida, saber se o status ou o acolhimento é o que você está primordialmente avaliando o ajudará a decidir se deve usar o lenço da Burberry no evento”, diz Cannon.



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Elenco CASACOR dá dicas de decoração para apartamentos pequenos


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Ticiane Lima – <a href="https://casacor.abril.com.br/ambientes/tiny-house-casacor-sao-paulo/">Casa Tempo</a>, projeto da CASACOR São Paulo 2021MCA Studio/Veja SP

Os apartamentos pequenos tem um charme todo especial: são mais acolhedores, intimistas e também bastante almejados nos dias de hoje, em que cada vez mais as metragens reduzidas têm se tornado o padrão de imóvel, especialmente nas grandes metrópoles.

A CASACOR, que está sempre acompanhando as principais tendências, viu de perto como esse “novo morar” está atraindo olhares – e não é atoa que a cada mostra vemos uma presença mais constante de lofts, espaços integrados, halls, tiny houses, entre outros exemplos.

Leia também: 26 lofts inesquecíveis que marcaram as mostras da CASACOR 2021

A decoração de um apartamento pequeno tem suas dificuldades: melhor aproveitamento do espaço, equilíbrio entre elementos, definição de um estilo, apenas para citar algumas. Pensando nisso, as arquitetas Ticiane Lima e Beatriz Quinelato deram suas dicas para fazer um projeto harmonioso para esse tipo de empreendimento. A seguir, confira as principais!

Escolha móveis com medidas adequadas

Ticiane-Lima-MCA-baixa Elenco CASACOR dá dicas de decoração para apartamentos pequenos
Beatriz Quinelato – <a href="https://casacor.abril.com.br/ambientes/estudio-terra-beatriz-quinelato-casacor/">Estúdio Terra</a>, projeto da CASACOR São Paulo 2021.Renato Navarro/Veja SP

Quando se trata da escolha da mobília todo cuidado é pouco, mas isso ganha um certo protagonismo em apartamentos pequenos, em que qualquer centímetro pode fazer a diferença. “Ter um profissional para orientar é extremamente importante, pois ele irá pensar no fluxo de circulação, aproveitamento de espaços medidas adequadas“, ressalta Beatriz Quinelato.

Deixe um espaço considerável entre os móveis

 

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Ticiane-Lima-MCA-baixa Elenco CASACOR dá dicas de decoração para apartamentos pequenos
<a href="https://casacor.abril.com.br/decoracao/apartamento-paleta-clean-madeira-clara/">Apartamento clean</a> assinado por Ticiane Lima.Denilson Machado/Veja SP

Sabemos que não existe uma metragem “ideal” para a circulação, no entanto, ambas arquitetas Ticiane Lima como Beatriz Quinelato recomendaram deixar entre 80 e 90 cm entre os móveis para deixar o espaço com uma passagem mais fluida.

Para locais de pouco acesso, Quinelato diz que até 70 cm é possível de estipular como distância.

Tome cuidado com a paleta de cores

 

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Apartamento em Pinheiros por Beatriz Quinelato.Adriano Escanhuela/Veja SP

Um apartamento pequeno costuma ter os espaços integrados (ou muito próximos), por isso, Ticiane Lima recomenda buscar por cores e principalmente tonalidades que ajudem os “ambientes a conversar”.

Já Beatriz Quinelato sugere que, para alcançar essa harmonia, uma ótima opção é usar o mesmo revestimento no piso para o apartamento todo: “isso dá continuidade e consequentemente amplitude”, explica.

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Energia limpa: Maior ímã do mundo vai ser usado em reator de fusão nuclear na França


O imã mais poderoso do mundo está a caminho da França, para ser usado em um projeto de energia por fusão que, se der certo, pode resolver um dos maiores quebra-cabeças da física moderna: usar a fusão atômica para conseguir mais energia do que se consome no processo de produção.

A peça de aproximadamente mil toneladas, que vai ser usada para gerar campos eletromagnéticos controlados foi desmontado na Califórnia, e está sendo transportado em partes para o projeto ITER, um mega reator localizado na França. Quando remontado, o imã vai ter pouco mais de 18 metros de altura e quase quatro metros de largura, podendo gerar um campo magnético 280 mil vezes maior que o campo natural da Terra.

O processo de fusão para geração de energia é relativamente simples de se entender: basicamente, você funde átomos de hidrogênio até que virem átomos de hélio. Esse processo gera uma quantidade absurda de energia, que por sua vez pode ser usada para gerar eletricidade.

Mas até agora esse processo gasta muito mais energia para ser conduzido do que o resultado que ele entrega.

A expectativa é que o ITER inverta esse problema por completo oferecendo algo muito próximo da “energia ilimitada”, com produção de lixo nuclear reduzida, ou até completamente anulada.

É importante ressaltar que ainda estamos bem longe desse objetivo: a primeira geração de “plasma” deve ser atingida ao final de 2025, e a operação do reator a todo vapor deve começar cerca de uma década depois disso.

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A favor de volta às aulas, grupo de mães processa prefeitura e estado


A favor da retomada gradual das atividades escolares em São Paulo, um grupo criado por pais e mães paulistanos decidiu abrir ação judicial contra a prefeitura e o governo do estado. “Resolvemos nos unir como sociedade ao ver com indignação as constantes trocas de data para a reabertura”, resume Isabel Quintella, uma das porta-vozes do Movimento Escolas Abertas.

Com cerca de 20 autoras no processo e mais de 36 000 assinaturas colhidas em um manifesto, a iniciativa é composta por mães de escolas públicas e particulares, segundo Isabel — uma nota publicada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, no entanto, indica que o grupo responsável pela ideia é de famílias de alunos de colégios de elite na cidade, como Avenues, Miguel de Cervantes, Porto Seguro, Chapel School, Santa Cruz, Gracinha, Pentágono, Mobile e Dante.

“Estamos questionando o que tem sido feito pelas escolas, pois achamos que não foi muito, já que é mais fácil deixar todas elas fechadas enquanto bares e restaurantes seguem abertos”, aponta Isabel. Em nota, a prefeitura esclarece que a autorização para o retorno presencial depende da autoridade de saúde pública. “Estão autorizadas aulas extracurriculares para o ensino infantil e o fundamental e aulas regulares para o ensino médio, seguindo o Protocolo de Volta às Aulas e o Plano São Paulo.”

Publicado em VEJA São Paulo de 13 de janeiro de 2021, edição nº 2720.

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