sábado, maio 4, 2024

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Google enfrentará processo por rastrear usuários do Chrome no modo anônimo


A juíza distrital Lucy Koh, da Califórnia, EUA, decidiu que o Google enfrentará ação coletiva que acusa a gigante de tecnologia de coletar dados de usuários mesmo quando o modo anônimo de navegação está ativado. O caso foi relatado pela Bloomberg no último sábado (13). Originalmente, a ação foi registrada em junho de 2020 por três pessoas e busca pelo menos US$ 5 bilhões em indenização.

A acusação aponta que o Google possui um “negócio de rastreamento de dados difundido” e que o rastreamento funciona mesmo quando usuários tomam medidas para manter suas informações privadas. O modo “Anônimo” pode ser utilizado no Chrome, mas também está disponível em outros navegadores.

“O tribunal concluiu que o Google não notifica os usuários de que se envolve na suposta coleta de dados enquanto eles estão no modo de navegação privada”, afirmou a juíza Koh em sua decisão.

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O Google tentou anular o caso, mas juíza dos EUA manteve a decisão sobre o processo. Imagem: Chrome/Reprodução

No processo, é citado que o “Google sabe quem são seus amigos, quais são seus hobbies, o que você gosta de comer, quais filmes você assiste, onde e quando gosta de fazer compras, quais são os seus destinos de férias favoritos” e até “coisas potencialmente embaraçosas que você navega na internet”.

O que diz o Google

Em comunicado, o porta-voz do Google, José Castañeda, disse que a empresa contesta “veementemente essas reivindicações e nos defenderemos vigorosamente contra elas”.

“O modo de navegação anônima no Chrome oferece a opção de navegar na internet sem que sua atividade seja salva no computador ou dispositivo. Como declaramos claramente cada vez que você abre uma nova guia anônima, os sites podem coletar informações sobre sua atividade de navegação durante a sessão”, diz o Google.

A companhia também informa na ação “que ‘Incógnito’ não significa ‘invisível’ e que a atividade do usuário durante essa sessão pode ser visível para os sites que eles visitam e quaisquer análises de terceiros ou serviços de anúncios que os sites visitados usam”.

Em janeiro, o Google detalhou um plano que deverá eliminar cookies de rastreamento de terceiros, normalmente usados para segmentar publicidade online.

Fonte: Bloomberg

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Casa impressa em 3D fica pronta em apenas 24 horas



20200930010831_860_645_-_mighty_building_casa_impressora_3d Casa impressa em 3D fica pronta em apenas 24 horas
As casas impressas em 3D não são mais apenas um conceito…pelo menos nos Estados Unidos. Lá, uma empresa chamada Mighty Buildings produz e leva o imóvel impresso em 3D pronto até o cliente.Segundo a empresa, a proposta economiza um tempo significativo para montagem e desmontagem das casas e ainda facilita a automatização do processo de fabricação.Além disso, a companhia aposta em um material sintético, que reage quase instantaneamente à radiação ultravioleta e permite construir projetos de até 33 metros quadrados em menos de 24 horas.A opção mais barata é um modelo de 30 metros quadrados, que contém um banheiro e um único cômodo com cozinha, sala de estar e quarto integrados. O preço começa em US$ 115 mil, ou R$ 646 mil em conversão direta.Já uma habitação de 133 metros quadrados, com dois quartos, sala de estar com cozinha integrada e dois banheiros, sai por US$ 285 mil, ou aproximadamente R$ 1,6 milhão.



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Calendário astronômico de junho: veja quando ficar de olho no céu



20200511075752_860_645_-_conjuncao_da_lua_com_planetas Calendário astronômico de junho: veja quando ficar de olho no céu

A Lua é a grande protagonista do calendário astronômico de junho. O satélite terrestre formará pelo menos três conjunções com planetas, incluindo aproximações com Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O início do mês ainda será marcado por um eclipse lunar penumbral, no entanto, o evento não pode ser observado em território brasileiro.

Em relação a missões espaciais, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, deve enviar novos satélites para integar o sistema de GPS norte-americano, enquanto a China planeja aprimorar sua infraestrutura orbital de observação da Terra.

Veja a seguir lista do Olhar Digital com os principais fenômenos do mês. Vale lembrar que todos os horários e direções mencionados neste artigo usam como base um observador em Brasília, e podem variar de acordo com sua localização no país.

05 de junho: A primeira sexta-feira do mês reserva um eclipse lunar penumbral. Neste fenômeno, a Lua adquire um aspecto menos brilhante do que de costume. Isso ocorre quando o astro está posicionado nos cones penumbrais da Terra sem atingir a zona da umbra, ou seja, a região em que não há iluminação direta do sol.

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Reprodução

Categorias de eclipses lunares. Imagem: Reuters, ITGD Design Team/Vikas Vashisht, Vikram Gautam

Infelizmente, o eclipse favorece a observação somente na África, no Oriente Médio, na Ásia Central e em parte da Austrália. A maior porção das américas não conseguirá acompanhar o fenômeno, com exceção da costa leste da América do Sul, onde ainda será possível observar as etapas finais do eclipse.

O fenômeno atinge sua maior incidência às 17h51 (horário de Brasília), com direções de observação 112º leste-sudeste e altitude de 0.2º. Como a Lua estará muito próxima do horizonte nesse momento, o recomendado é ir a um ponto alto ou encontrar uma área desobstruída com vista livre para o leste-sudeste.

Em São Paulo, o horário de pico corresponde às 17h32, enquanto em Recife, na região Nordeste do Brasil, o eclipse inicia por volta das 17h14, no horário local. Em todos os casos o fenômeno vai perdurar até às 18h04.

08 de junho: Em forma minguante, a Lua vai constituir conjunção com Júpiter e Saturno. O fenômeno descreve quando dois ou mais corpos celestes aparecem perto uns dos outros no céu. Isso não significa que a distância real entre eles diminui. A alteração de perspectiva é causada devido a mudança de posição entre os astros e nosso campo de observação na superfície terrestre.

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Reprodução

Exemplo de conjunção entre Venus, Lua e Júpiter, fotografada em 3 de Dezembro de 2009 no observatório Very Large Telescope (VLT) em Paranal, Chile. Imagem: ESO/Y. Beletsky (CC-BY-4.0)

A Lua se aproximará de Júpiter por volta das 21h03. Já às 21h25, o satélite formará par com Saturno, que deve apresentar seu característico brilho amarelado no céu. O resultado será uma conjunção triangular. O fenômeno vai atingir seu ponto máximo durante a madrugada, próximo das 03h, e o desfecho acontecerá às 06h20. O início do evento ocorre na direção do horizonte leste, já no ponto máximo ele poderá ser observado na direção sul.

12 de junho: Quatro dias depois da conjunção com Júpiter e Saturno, a Lua formará par com Marte. Em Brasília, será possível observar o evento a partir de 00h42, quando a conjunção será constituída na direção leste do horizonte. O ponto máximo do fenômeno acontece no início da manhã, às 06h16, acima do horizonte norte, um pouco antes de desaparecer às 06h22.

17 de junho: A China espera lançar um foguete Long March 2D para transportar um satélite Gaofen 9 até a órbita da Terra. O equipamento contará com um sistema de observação terrestre de alta resolução. O satélite será usado para projetos de planejamento urbano, desenvolvimento de redes de estradas, estimativas de safras e prevenção e mitigação de desastres naturais, entre outras aplicações.

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Reprodução

Foguete Long March 2D em missão espacial em 2021. Imagem: Wikicommons

19 de junho: Mais uma conjunção Lunar, desta vez com o planeta Vênus. A Lua estará no início de sua fase crescente, por isso deve aparecer com um aspecto “fino” no céu. A conjunção, porém, será de difícil observação, uma vez que o satélite vai se juntar a Vênus a 18º acima do horizonte. Os astros estarão visíveis juntos a partir das 04h56 e o evento astronômico vai perdurar até às 06h22.

Vale lembrar que tomamos como base a observação na cidade de Brasília-DF, os horários podem mudar de acordo com a cidade de observação. Em São Paulo, por exemplo, o fenômeno passa a ser observável às 05h03, enquanto em Recife (PE) ele ocorre a partir das 03h53. Em todos os casos, para conferir a conjunção entre a Lua e Vênus é preciso olhar para o horizonte nordeste.

30 de junho: E para finalizar o calendário de eventos astronômicos, a SpaceX deve lançar no fim do mês um foguete Falcon 9 com um satélite de navegação de terceira geração, das forças armadas norte-americanas. O equipamento vai integrar o sistema global de posicionamento (GPS). A missão partirá da estação da força aérea estadunidense de Cabo Canaveral, na Flórida.

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Satélites Starlink no céu da Nova Zelândia. Imagem: Chris Aotearoa

A SpaceX, que acabou de marcar a história como a primeira empresa comercial a promover uma viagem ao espaço tripulada, ainda planeja realizar neste mês duas missões de lançamento de satélites Starlink.

Como se orientar

Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque ou um app em seu celular.

O velho truque é baseado em uma frase que você deve ter aprendido na escola: “o Sol nasce a leste e se põe a oeste”. Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

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Apps de bússola para Android (à esquerda) e iOS. Imagem: Reprodução

Quanto ao app, existem inúmeras opções. Quem usa um iPhone não precisa de um app extra, basta usar o “Bússola“, que é parte do iOS. Para Android a recomendação é o “Apenas uma bússola“, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Fonte: Space



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Coronavírus: compras online crescem e empresas adaptam operações e entrega


Sem poder ir a shoppings ou a lojas de rua por conta da pandemia do coronavírus, consumidores estão se voltando ao comércio eletrônico. Para lidar com o aumento da demanda, e ainda proteger funcionários e entregadores, empresas do setor estão ajustando a operação.

A startup Eu Entrego, que conecta entregadores autônomos a empresas, viu um aumento de cinco vezes nos pedidos de supermercados e mercearias. O restante das categorias se manteve estável, de acordo com a empresa. “Como trabalhamos com motoristas autônomos temos escalabilidade para atender essa demanda”, diz Vinicius Pessin, cofundador e presidente da Eu Entrego. São cerca de 80 mil entregadores cadastrados.

Já no gigante de marketplace Mercado Livre, as categorias de saúde, cuidado pessoal e alimentos e bebidas registraram crescimento de 15% quando comparado ao mês todo de fevereiro deste ano. Na comparação com a primeira quinzena de março do ano passado, o crescimento é de 65%. 

O Mercado Livre atribui esse crescimento ao cenário atual de combater ao contágio do coronavírus, considerando que produtos como máscaras protetoras e álcool em gel, e de primeiras necessidades (alimentos, papel higiênico, fraldas etc) fazem parte dessas categorias.

A OnTime Log, empresa de logística, também enxerga aumento no consumo de algumas categorias de produtos de primeira necessidade, como mercearia e farmácias. “As pessoas estão antecipando consumo e estocando certos itens, o que deve se estabilizar nas próximas semanas”, diz Carlos Figueiredo, diretor-presidente.

Varejo físico

As lojas físicas sofrem com a pandemia. Na segunda-feira, primeiro dia de isolamento voluntário, o fluxo de visitantes caiu 27,1% em relação às demais segundas-feiras de 2020. Na data, as lojas de rua viram queda de 12,74% nas visitas, mas o maior impacto foi nas lojas de shopping, com 43% a menos de consumidores. 

Na comparação com a mesma data do ano passado, o recuo no varejo físico foi de 7,7%, segundo análise feita pela empresa de coleta e análise de dados do varejo Seed Digital. O fluxo de visitantes já vinha caindo há uma semana no varejo físico, de acordo com a empresa.

“A tendência é de que essas quedas se acentuem nos próximos dias, pois mais pessoas estão em casa. Por outro lado, o ticket médio das lojas pode aumentar, uma vez que consumidores estão estocando produtos”, diz Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital, em comunicado. 

Embora preocupante, a crise pode ser uma oportunidade para varejistas ajustarem as operações de comércio eletrônico. 

Supermercados tradicionalmente têm uma participação baixa de vendas pelo comércio eletrônico, de cerca de 4%. Agora, essa participação tende a crescer. “Passado esse momento, deve haver um legado para as varejistas de uma nova leva de consumidores, que está testando o modelo do comércio eletrônico e gostando”, diz Pessin, da Eu Entrego.

Com o aumento da demanda no comércio eletrônico, a tendência é que os prazos de entrega fiquem mais longos. Assim, se o envio de compras online a partir de lojas físicas já era uma tendência forte no comércio eletrônico, com a pandemia pode se acentuar, acredita ele. 

Cuidados na logística

Nos Estados Unidos, o aumento no comércio eletrônico levou a gigante do setor, a Amazon, a contratar mais 100 mil funcionários para dar conta da demanda. No entanto, funcionários estão denunciando que o ritmo de trabalho, que já é intenso, ficou ainda mais excessivo, segundo o The Guardian.

Por aqui, empresas de comércio eletrônico estão buscando alternativas e medidas de segurança na logística, como a disponibilização de álcool em gel para os funcionários e aumentar a limpeza nas áreas de trabalho e centros de distribuição.

O Mercado Livre irá contratar mais funcionários para lidar com a demanda. “Nosso planejamento prevê antecipar para um prazo imediato a curva de contratação prevista para três meses”, diz Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios para a América Latina, em entrevista por e-mail. Para minimizar o risco de contágio, a empresa aumentou a divisão entre os grupos de trabalho para reduzir o contato entre as pessoas.

Em relação aos entregadores, eliminou a necessidade da assinatura do cliente no celular do entregador ao receber a encomenda. “Com isso, evitamos o contato que cada entregador faz com até 150 pessoas todos os dias”, diz Bassoi. 

Na Eu Entrego, os motoristas e entregadores autônomos que precisarem deixar de trabalhar ao apresentarem sintomas da doença continuarão a receber uma remuneração na média do que recebiam antes.

Nas áreas administrativas de diversas empresas do setor, muitos funcionários estão trabalhando remotamente. A OnTime alterou os turnos de trabalho para diminuir a concentração no escritório e restringiu a ocupação máxima no refeitório e nas salas de convivência pela metade.



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Empresários endinheirados discutem avanços do governo no WhatsApp


Ex-ministro da Agricultura de Michel Temer, Blairo Maggi é um dos grandes empresários do país que resolveram discutir num grupo do WhatsApp ideias para melhorar o ambiente de negócios e a economia.

O grupo foi criado ainda durante a eleição de 2018. A turma endinheirada do zap-zap está satisfeita com o primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro.

De modo geral, os empresários avaliam que, se o presidente não atrapalhar, o país vai mesmo sair do buraco.



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Dois homens morrem após acidente de moto no Aterro do Flamengo


Dois homens morreram na madrugada deste domingo após um acidente de moto no Aterro do Flamengo. Eles estavam no sentido Centro, quando o piloto perdeu o controle do veículo na curva em frente ao clube da Aeronáutica e se chocou contra um relógio de rua. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma das vítimas foi identificada como Francisco Silva, de 27 anos.

Neste fim de semana as pistas do Aterro estão sendo fechadas das 23h às 6h ao trânsito por causa de obras de conservação do asfalto. Nesta madrugada, porém, o trânsito foi liberado por volta das 1h 30 da manhã, uma hora antes do acidente. Segundo testemunhas que estavam no local, a moto estava sozinha na pista e não aparentava estar em alta velocidade. Eles estariam voltando de uma partida de futebol. Na mochila de uma deles chuteiras foram encontradas pelos policiais militares.
— Essa pista está muito escorregadia. Ele não conseguiu fazer a curva, derrapou e quando a moto subiu o meio fio eles acabaram se chocando no relógio. Os dois estavam de capacete — afirmou o taxista Alexandre da Silva.
Na manhã deste domingo, durante 30 minutos a reportagem do GLOBO flagrou cinco motoristas com dificuldades de conduzirem os veículos, mesmo aparentando estar em velocidade abaixo do limite da via.

O caso foi registrado na 5ªDP (Mem de Sá).

Dúvidas são levantadas por especialistas sobre a qualidade do material utilizado no programa Pavimenta Rio, da prefeitura

Anunciado em outubro pela prefeitura, o Pavimenta Rio, programa de recuperação de vias públicas que prevê investimentos de R$ 100 milhões até a véspera da eleição do ano que vem, já tem seus deslizes. Nesta segunda-feira, dois ônibus bateram no Aterro do Flamengo, uma das primeiras áreas a receber asfalto novo. O acidente, que deixou seis pessoas levemente feridas, não teria maiores consequências se o Consórcio Intersul, responsável por um dos veículos, não tivesse alertado, em nota, que a colisão foi a oitava naquele trecho desde a colocação nova tinta.

Na avaliação de especialistas, a prefeitura pode ter falhado na composição da massa asfáltica utilizada na via. O suposto uso de uma quantidade inferior à dosagem ideal de brita teria aumentado o risco de derrapagens. Isso porque a brita é um material granulado que aumenta o atrito e a aderência do veículo à pista. O presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, destacou que o problema pode se tornar ainda mais grave em locais com características peculiares, como o Aterro do Flamengo.

— Geralmente, quando se projeta curvas em uma via, o traçado externo é mais elevado. Isso confere uma boa aderência aos veículos. No Aterro, as pistas não foram projetadas assim. Por isso, é preciso um asfalto com uma concentração maior de material granulado— explicou Celestino, acrescentando que uma eventual falha pode ser corrigida sem a necessidade de remoção completa do asfalto aplicado.

O coordenador dos cursos de engenharia da Universidade Veiga de Almeida, Júlio Cesar da Silva concordou com a análise:

— O mais provável é que tenha havido uma falha na aplicação dos compostos, talvez por pressa para fazer o serviço. O ideal é que, antes de prosseguir, a prefeitura reavalie o programa.

Em nota, o Consórcio Intersul se referiu ao trabalho realizado no trecho onde aconteceu o acidente como “pintura”. “Durante a chuva da última semana a condição da pista, que foi pintada recentemente, piorou consideravelmente”, criticou a empresa. A colisão mais grave envolvendo um dos oito ônibus da viação aconteceu no último dia 1º, quando um passageiro de 61 anos morreu e 21 ficaram feridos. Na ocasião, um motorista criticou as condições da pista.

O material utilizado no Aterro do Flamengo foi fabricado nas usinas de asfalto da prefeitura.

Em nota, a empresa que está prestando o serviço de aplicação do selante asfáltico para a prefeitura negou que o produto possa aumentar o risco de derrapagem na pista. De acordo com a Betuseal, o material que vem sendo utilizado no Aterro do Flamengo aumenta a segurança do pavimento, “pois ele é composto dos mesmos elementos que são utilizados em uma massa asfáltica convencional (inclusive pedra britada), o que faz aumentar o grau de atrito dos pneus com a pista, permitindo assim uma frenagem mais segura dos veículos”.

Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação informou que prossegue no Aterro a aplicação de microrevestimento, técnica que consiste na reabilitação de superfícies de pavimentos asfálticos em início de desgaste, com a capacidade estrutural do corpo do pavimento preservada, sendo normalmente aplicada em rodovias, vias urbanas e aeroportuárias, com aplicação em dupla camada (regularização/impermeabilização e rugosidade/atrito de rolamento.





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Sindicatos dos petroleiros devem rejeitar proposta do TST e ameaçam greve


Desde 1º de outubro, acordo coletivo não está mais em vigor para os empregados da Petrobras; paralisação pode começar no dia 26

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) vai realizar assembleias até 17 de outubro para votar a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o dissídio coletivo da categoria, historicamente decidido entre os sindicatos e a estatal. A indicação é de rejeição da proposta do TST, informa o coordenador da FUP, José Maria Rangel. “Se as reivindicações não forem atendidas pelo TST e pela Petrobras até o dia 22 (de outubro), estaremos deflagrando um movimento paredista (grevista) a partir da zero hora do dia 26”, afirmou.

Além da rejeição da proposta do TST, apresentada em 19 de setembro, a FUP quer condicionar a assinatura de um novo acordo de trabalho à aprovação de itens encaminhados ao TST. A entidade quer condicionar a assinatura do acordo à inclusão das subsidiárias e da Araucária Nitrogenados, que foram excluídas porque serão privatizadas. Desde 1º de outubro, o acordo coletivo não está mais valendo para os empregados da Petrobras.

A empresa comunicou que estava “iniciando uma transição para a legislação trabalhista vigente”, o que significa, por exemplo, o fim de alguns benefícios, como a antecipação do 13º salário em fevereiro. A empresa já manifestou também a intenção de negociar individualmente com os empregados, sem a participação dos sindicatos. Outros itens como a proposta da estatal de acabar com os adicionais de horas extras e o fim da diária para treinamento foram derrubados pelo TST.

A estatal afirma que vem negociando com os empregados desde maio deste ano e nesse período foram realizadas 20 reuniões e apresentadas três propostas, sendo que nenhuma delas foi acolhida, o que levou a Petrobras a levar a discussão para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). A Petrobras disse que continua aberta ao diálogo e que a proposta da empresa tem como fundamento preservar a saúde financeira da companhia, que tenta reduzir seu endividamento ajudada por um programa de desinvestimentos.

A maior greve promovida pela FUP ocorreu em 1995, contra a privatização da empresa, e durou 32 dias. A última foi em 2009, também pela redução de direitos devido à crise financeira internacional, e durou cinco dias.

(Com Estadão Conteúdo)





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Bancos vão lançar ‘Não me Perturbe’ contra oferta abusiva de consignado


A partir de 2 de janeiro, consumidores poderão se cadastrar em sistema para bloqueios de ligações de ofertas de empréstimo com desconto em folha

Por da Redação

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24 set 2019, 15h50 – Publicado em 24 set 2019, 15h31

Os bancos anunciaram nesta terça-feira, 24, a criação de um sistema para autorregular a oferta de crédito consignado. Na prática, o sistema capitaneado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) tem o objetivo de criar uma espécie de “Não me Perturbe” do consignado, para evitar ligações com ofertas indesejadas e combater más práticas de oferta do serviço. 

Segundo a Febraban, vinte e três instituições que ofertam consignado aderiram ao sistema de autorregulação. Essas empresas, ainda segundo a federação, representam 97,88% do volume da carteira de crédito consignado no país. São elas: Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.

O consignado é a modalidade de empréstimo na qual o pagamento é feito mediante desconto em folha salarial, e pode ser ofertado tanto para trabalhadores com carteira assinada quanto para aposentados do INSS. A taxa do consignado é a mais barata do mercado, com custo médio de 22,5% ao ano, segundo dados de julho do Banco Central. 

O sistema, que passa a vigorar no dia 2 de janeiro, funcionará em três frentes: a primeira é a criação de um sistema de bloqueio de ligações à disposição dos consumidores que não queiram receber ofertas de crédito consignado, como o “Não me Perturbe” das empresas de telecomunicação, que entrou em vigor em julho deste ano; a segunda estratégia irá formar uma base de dados para monitorar reclamações sobre oferta inadequada do produto; já a terceira estabelece medidas voltadas à transparência, ao combate ao assédio comercial e à qualificação de correspondentes.

No caso do bloqueio das ligações, o consumidor pode solicitar o cadastro de número fixo ou móvel e, após a ação, tanto os bancos quanto correspondentes bancários não poderão fazer qualquer oferta de operação de crédito consignado, 30 dias após a inclusão neste sistema. 

 

 

Os bancos poderão ser punidos por conduta omissiva, caso não apliquem medidas previstas na autorregulação por infrações cometidas pelos correspondentes. As multas variam de R$ 45 mil até R$ 1 milhão, e levarão em conta a gravidade da infração e o porte da instituição financeira participante. Os valores arrecadados serão destinados a projetos de educação financeira.

“O conjunto de medidas criado pelo sistema financeiro para o crédito consignado irá aperfeiçoar a qualidade da oferta e da venda do empréstimo consignado, melhorar o relacionamento com nossos clientes, e ainda evitará um grande número de conflitos de consumo”, avalia Isaac Sidney, vice-presidente executivo da Febraban.

Outra medida da autorregulação para coibir o assédio por meio de ofertas abusivas ao consumidor diz respeito à portabilidade de operações de crédito consignado. Os bancos participantes se comprometem a não remunerar seus correspondentes pela portabilidade da operação de crédito consignado ou pelo refinanciamento dela antes de 360 dias, contados da data do negócio. A autorregulação do crédito consignado prevê ainda a avaliação dos correspondentes, com três itens que serão apurados.

Segundo a Febraban, a adesão à Autorregulação do Crédito Consignado foi voluntária e é acompanhada de compromissos voltados ao aperfeiçoamento da oferta do produto. A lista dos bancos participantes foi apresentada ao Banco Central, à Secretaria Nacional do Consumidor e ao Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS).



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Corpo de recém-nascida desaparece do hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio



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Mulher de 61 anos rodou mais de 20.000 quilômetros de bicicleta pelo mundo


A vontade de descobrir o mundo sempre rondou a cabeça de Vera Marques, de 61 anos. Casada e com três filhos adultos, a mulher nasceu na pequena cidade de Echaporã, interior de São Paulo, e sua curiosidade em saber mais sobre a vida não cabia naquele município de 6.000 pessoas. O tempo passou, ela se formou em enfermagem e assumiu a administração de um hospital em Araçatuba no qual trabalhou por 12 anos. Até que decidiu mudar completamente seus rumos.

No final de 2014, Vera pediu demissão do trabalho, se aposentou e resolveu viajar de bicicleta. Até agora, foram 16 países e cinco continentes, só faltou a Antártida. “Essa mudança me trouxe tranquilidade e menos pressão. Quando você comanda uma equipe e toma decisões, você sente estresse. Então foi uma sensação de alívio, de ter um tempo para mim”, explica ela, que trabalhava desde os 14 anos com carteira assinada. “Achei na bike a companhia perfeita, porque ela me permite interagir mais com as pessoas durante o caminho”, afirma.

A ciclista conta que não é atleta – e tampouco faz exercícios de alta performance para conseguir pedalar tanto. Além disso, nunca se intimidou por estar na terceira idade e seu segredo da longevidade está no básico: caminha todos os dias, pedala aos fins de semana e segue uma alimentação saudável.

“É errado pensar que bicicleta exige de você um condicionamento físico espetacular. O que menos interessa em uma cicloviagem é o desempenho. Deixe se levar pelo momento. Quanto mais lento, melhor: vou parando, fotografando, conhecendo pessoas. Planejamento e conhecer o lugar é bem mais relevante”, explica ela, que tenta pedalar no máximo 50 quilômetros por dia de viagem – o equivalente à distância do marco zero de São Paulo, na praça da Sé, até Rio grande da Serra, na região metropolitana da capital paulista.

Com esse pensamento, Vera já percorreu mais de 20.000 quilômetros e conheceu milhares de pessoas e culturas, na maioria das vezes sozinha. Sua primeira aventura foi na Estrada Real há cinco anos maior rota turística do Brasil com mais de 1,6 mil quilômetros de extensão e com trechos no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A via foi construída pela coroa portuguesa na época do Brasil colonial e hoje atrai ciclistas de vários lugares.

‘Pedalar em outros países é mais fácil do que pensamos’

A ciclista fez várias viagens depois da primeira experiência a duas rodas. Dentre as tantas, percorreu a Europa, Nova Zelândia, Japão, Patagônia (no Chile e na Argentina) e, mais recentemente, a África do Sul. Como não sabe falar inglês muito bem, ela sempre comunicou com mímicas, desenhos e com o pouco que sabe da língua.

Ao seu ver, a aventura mais interessante foi na rede de estradas planejadas para ciclistas do Reino Unido (National Cycle Network), que interliga a Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e a Inglaterra. São vias históricas e vicinais que eram usadas para pedestres e cavalos no passado, mas que hoje ganharam placas e sinalizações para quem quer se aventurar de bike.

Vera passou três meses pedalando por esse circuito, cruzando zonas rurais e florestas inglesas. E não parou por aí: ela percorreu também a Eurovelo, um conjunto de 19 rotas planejadas para ciclistas compartilharem com veículos em todo continente europeu. Algumas beiram o litoral do mar mediterrâneo, báltico e o oceano atlântico. “As trilhas para bicicletas na Europa são muito seguras. Têm mapa, estratégia de alojamento e você encontra hostels [albergues] bons e baratos em cada cidade”, conta.

A mulher lamenta que as rotas brasileiras não sigam a qualidade estrangeira, mas destaca que isso não é motivo para deixar de viajar de bicicleta pelo País. Segundo ela, o trajeto que mais se aproxima dos padrões internacionais é o do Vale Europeu Catarinense, que passa por vilarejos de colonização europeia. “Gosto de viagens que me acrescentam em cultura e histórias ou percursos que me trazem tranquilidade e bem estar”, explica.

Vera Marques destaca também o Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul, que é a rota por onde os jesuítas passavam para catequizar os índios; o Circuito do Lagamar, do litoral sul paulista ao Vale do Ribeira; o Vale dos Vinhedos, na serra gaúcha; e o Caminho da Fé, que percorre as montanhas mineiras. Essa última ela fez com uma amiga sua também na terceira idade. Todas os diários de viagem de Vera estão em seu blog Viajar e Pedalar (acesse aqui).

Vale ressaltar que a mulher oferece consultoria de viagem gratuita para quem se interessa em conhecer os lugares que ela visitou. Só cobra caso a pessoa peça trabalhos que demandem mais tempo. “Se é uma coisa simples e se eu tiver o mapa para emprestar, eu empresto, doo, tiro foto, passo para frente. O que eu puder fazer para fomentar o cicloturismo, eu faço”, diz.

Ela destaca que não sabe ao certo quanto gasta em cada aventura, mas calcula uma média de 50 euros por dia (cerca de 230 reais na cotação atual), considerando hospedagem e alimentação.

Cuidados e um recado a pessoas na terceira idade

Vera diz que nunca passou por grandes apuros em suas viagens. O máximo que enfrentou foi um pneu furado, um temporal inesperado no interior da Inglaterra e os ventos de 90 km/h nas longas estradas da Patagônia.

Isso porque ela sempre estuda muito a rota para preparar um passeio seguro. “Carrego uma caixinha de primeiros socorros, aprendi noções de mecânica, não uso roupa de ciclista para não chamar atenção, saio cedo para chegar no destino antes de escurecer e evito lugares isolados”, explica.

Assim, Vera resume seus últimos cinco anos de pedaladas ao redor do mundo como oportunidades de nutrir empatia pelas tantas pessoas que conheceu mundo afora. “Quem está na terceira idade igual a mim precisa interagir, se permitir enxergar o novo, não se acomodar e não olhar só para o próprio umbigo. Tem muita coisa lá fora. A bicicleta aproxima as pessoas: querem saber mais de você, as pessoas deixam você entrar na vida delas e isso me atrai. Eu me abri para o novo”, reflete.

Aos 61 anos, Vera não pretende parar de pedalar e já tem em mente sua próxima empreitada: dia 13 de setembro viajará sozinha para a Alemanha de avião e de lá vai para a República Tcheca de bicicleta, margeando o Rio Danúbio.



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