Obra de habitação popular revela tesouro arqueológico na França

4
Obra de habitação popular revela tesouro arqueológico na França
Anúncio Patrocinado


Recentemente, teve início em uma cidade no sul da França a construção de um projeto de habitação social – e a obra proporcionou a descoberta de pedaços da história enterrados no chão.

De acordo com um comunicado de imprensa emitido na última terça-feira (9) pelo Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva francês (INRAP), arqueólogos foram chamados à cidade de Nîmes, ao norte da costa do Mediterrâneo, onde a construção na atual Rua de Beaucaire descobriu pavimentos antigos de pedra. 

As pedras foram colocadas uma ao lado da outra para fazer uma estrada, com cerca de 50 metros de largura, e há marcas de sulcos e substituições de pedras por desgaste. Acredita-se que a estrada seja uma encruzilhada do “Caminho Domiciano”, uma antiga estrada romana construída por volta de 2,3 mil anos atrás como o principal acesso a Nîmes.

Leia mais:

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago
  • Crânios deformados de mulheres da era viking são descobertos em ilha báltica
  • Estrada escondida do século 12 é encontrada em santuário no Vietnã
  • Arqueólogos descobrem edifício perdido na Itália

Escavações no sul da França revela túmulos e restos mortais

Entre as duas vias antigas, os arqueólogos descobriram uma série de túmulos, bem como recintos de alvenaria, alguns construídos com escombros de calcário ou pilares de terracota e outros cavados no chão. 

Restos mortais de um jovem falecido há cerca de 2,2 mil anos, que foi enterrado acompanhado por um jarro e uma lâmpada de cerâmica. Crédito: J. Grimaud – Inrap

Parte deles continham restos humanos e destroços de peças de cerâmica e vidro. A cremação era comum na época, e os restos queimados eram espalhados na terra ou colocados em vasos feitos desses materiais.

Itens pessoais também foram enterrados com os mortos, segundo o comunicado, hábito que provavelmente fazia parte dos ritos e cerimônias funerárias. Entre esses itens havia vasos, lâmpadas e tigelas que permaneceram em ótimas condições ao longo de milhares de anos.

escavacao-franca-jarros-de-vidro-1024x590 Obra de habitação popular revela tesouro arqueológico na França
Jarros de vidros belíssimos em perfeito estado de conservação descobertos durante a escavação em Nîmes, na França. Crédito: C. Coeuret – Inrap

As escavações também revelaram uma imensa vala, que foi preenchida e escondida sob edifícios modernos. Investigar o interior dessa estrutura pode ajudar os pesquisadores a alcançar outras descobertas.

O post Obra de habitação popular revela tesouro arqueológico na França apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions