Você sabe o que são as Metas Invisíveis?
O bambu-chinês é uma planta nativa do Sul da China. É conhecido por sua flexibilidade e crescimento rápido em questão de semanas. Mas até a chegada do momento de desabrochar, passa por um incrível processo de desenvolvimento.
Depois que a semente é plantada, no primeiro ano não se vê nada, nem mesmo um broto, segundo ano, mesma coisa, terceiro ano e quarto ano nada, até que então no final do quinto ano, o bambu-chinês tem o crescimento incrível de mais de 25 metros em algumas poucas semanas.
Durante esses cinco anos, todo o crescimento e desenvolvimento do bambu-chinês é subterrâneo. Toda a sua fundação e suas raízes estão sendo construídas invisíveis a olho nu.
Com a história do bambu-chinês, podemos aprender que para termos um crescimento rápido mas estável não adianta somente traçar as nossas metas e fazer nosso planejamento através de objetivos visíveis e tangíveis.
Nesse vídeo eu falo mais sobre isso:
Por exemplo, se você planeja faturar X com a sua empresa, ter um crescimento Y, atingir N pessoas com o seu trabalho, além de colocar as suas metas e objetivos visíveis, que são aquelas palpáveis e que você consegue ver os resultados, é necessário ter em mente as metas invisíveis.
As metas invisíveis são aquelas que você não verá os resultados agora, mas através de um desenvolvimento constante, irão refletir e te darão os resultados esperado para os próximos anos.
Através das suas metas invisíveis você trabalha, investe dinheiro, esforço e tempo, e, até mesmo parecem que não irão dar nenhum resultado, mas se você tiver paciência, consistência e trabalho duro, os frutos chegarão.
É o mesmo caso de aprender a falar inglês, que eu falo nesse vídeo, você pode não colher os frutos prontamente, mas sim ao longo dos anos. Saber falar inglês, pode te dar a oportunidade de ir em eventos internacionais, conhecer pessoas novas e interessantes, te ajudar a absorver conteúdos que talvez ainda não tenham sido produzidos no Brasil. Mas isso é construído com o tempo e horas de dedicação.
O grande problema é que muitas pessoas só planejam as metas visíveis e têm pressa para ver e ter os resultados esperados. Mas não adianta crescer rápido no primeiro ano e depois nos anos seguintes crescer pouco ou ser instável, da mesma forma, tentar criar raízes e fundação, de uma só vez, sem planejamento.
Então a dica que eu tenho para você é que faça no seu negócio projetos e metas visíveis e invisíveis, que irão, a longo prazo, te dar estabilidade e um crescimento contínuo. Cresça como um bambu-chinês, você não precisa esperar os cinco anos, mas crie suas raízes e fundações fortes através das suas metas invisíveis.
Deixe seu comentário logo abaixo sobre quais são suas metas invisíveis, isso é legal para você criar um comprometimento público e se sentir mais motivado.
E, para finalizar, não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos.
Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do TucanoWeb.