Waze Carpool: duas semanas e nenhuma carona

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Ativo no Brasil desde agosto de 2018, o Carpool, aplicativo de caronas do Waze, surgiu no mercado como mais uma alternativa para as pessoas chegarem a seus destinos sem precisar tirar o carro da garagem.

Cinco meses depois que o app começar a operar por aqui – tempo suficiente para se consolidar na praça – VEJA SÃO PAULO resolveu testar o serviço. E descobrimos que, em São Paulo, é possível ficar esperando por uma carona por até quatro dias.

O que seria apenas um teste acabou se tornando, na verdade, uma verdadeira saga para se conseguir uma carona. A reportagem se cadastrou no aplicativo na terça-feira (15).

Ao baixar o app no celular, é preciso preencher o cadastro com informações pessoais básicas. Em seguida, ajustar o horário e os destinos para onde deseja pegar uma carona.

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Na terça, VEJA SÃO PAULO tentou pegar carona de Pinheiros, na Zona Oeste da capital, rumo ao Morumbi, na Zona Sul. Nenhum motorista apareceu durante o período solicitado, entre 10h e 11h. Caronas para o trajeto inverso também não foram disponibilizadas. A reportagem buscou por corridas entre 1830h e 19h30.

Sem sucesso, a reportagem mudou os endereços de origem e destino para os próximos dias. Os horários, porém, foram mantidos.

Na quarta-feira (16), por exemplo, optou como ponto de origem o Masp, na Avenida Paulista, com destino à Praça da Sé, no coração de São Paulo. Nenhuma oferta de carona surgiu.

O mesmo ocorreu na quinta-feira (17) e sexta-feira (18), quando a reportagem trocou para outro percurso movimentado da cidade, o trecho República-Lapa.

Por volta das 16h desta sexta-feira (18), VEJA SÃO PAULO foi checar mais uma vez se havia caronas disponíveis e recebeu as primeiras ofertas de corridas. Só que todas para serem realizadas a partir de quarta-feira (23).

Essas ofertas de carona, no entanto, ficaram disponíveis por dois dias no app. Elas sumiram depois. No domingo (27), novas ofertas de carona apareceram no aplicativo. O trajeto era do Morumbi, na Zona Sul, para Pinheiros, às 19h da terça-feira (29). A reportagem manifestou interesse ao motorista que aparecia no aplicativo. Na segunda-feira (30), a oferta daquela carona voltou a desaparecer.

Em nota, o Waze informou que o serviços de carona crescem dia a dia em São Paulo desde o seu lançamento. A empresa sugeriu ainda que os problemas apontados pela reportagem podem ser atribuídos às férias. “Devido às férias de verão, temos visto mais pessoas voltarem ao aplicativo nas últimas semanas”, diz o texto. “Enquanto estamos à disposição para investigar qualquer questão em relação à experiência dos usuários, no momento não podemos compartilhar nenhuma conclusão”.

O serviço

Para dar carona, é necessário fazer o download do aplicativo do Waze. Para quiser pegar carona, é preciso baixar Waze Carpool. Os aplicativos estão disponíveis no iOS ou no Android. A carona custa 2 reais para quem a pede. Já os motoristas recebem 4 reais para trajetos com menos de 5 quilômetros e 10 reais para rotas com menos de 40 quilômetros. Os valores são por tempo limitado.



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