Uma nova ferramenta acústica que utiliza inteligência artificial promete facilitar a identificação de vazamentos de água. O sensor foi desenvolvido pela FIDO Tech em parceria com a Microsoft com o objetivo de reduzir o desperdício e economizar na conta final de empresas e serviços públicos.
A tecnologia móvel é instalada em redes de encanamentos de água para captar ruídos. A IA do sensor analisa os dados em segundos e indica com precisão a localidade de um vazamento na tela de um tablet. Os técnicos podem interagir com a ferramenta a partir de linguagem natural.
“Os canos de água são realmente barulhentos. Podemos dizer se aquele ruído que ele ouve é um vazamento ou não. A IA corta todo aquele ruído e diz que é definitivamente um vazamento”, explica Victoria Edwards, CEO e cofundadora da FIDO.
Além disso, a tecnologia analisa o mapa de rede da concessionária para aconselhar onde colocar sensores para evitar pontos cegos. A IA ainda avalia o volume provável da água com vazamento para que o trabalho de reparo possa ser priorizado.
Segundo a desenvolvedora, a precisão é essencial para evitar escavações desnecessárias das ruas e calçadas, minimizando também a interrupção do tráfego para que a falha seja consertada com mais eficiência.
A ferramenta usa o GPT-4 da OpenAI no Microsoft Azure OpenAI Service e foi idealizada durante hackathons realizados pela gigante americana em Londres. A iniciativa faz parte de um projeto global da Microsoft de melhorar a segurança hídrica em áreas onde a companhia atua, incluindo Estados Unidos, México e África do Sul.
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O sensor realmente traz economias?
A identificação dos vazamentos não só previne o desperdício, como também reduz diversos custos para a concessionária e o consumidor. Afinal, o trajeto do sistema até a casa do morador é longo: envolve bombeamento, transporte, energia e filtração.
No estado do Arizona, por exemplo, algumas concessionárias chegaram a registrar até 40% de perda de água, segundo a companhia. Em San Tan, a sudeste da área metropolitana de Phoenix, os vazamentos em alguns hidratantes já foram equivalentes ao consumo médio de água de 43 residências.
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Após a instalação do sensor, a concessionária EPCOR, que atua na região, cortou a água não faturada de 27% para cerca de 10% no período de um ano. Atualmente, a rede tem 4.554 dispositivos na área de serviço de San Tan, o que possibilitou o conserto de 150 vazamentos até agora.
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