Prefeitura coloca em prática nova legislação para carros de aplicativo

142
Anúncio Patrocinado


Passam a valer nesta segunda-feira (8), novas regras para carros de aplicativo em São Paulo. Publicada pelo Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) no último dia 2, a Resolução nº 21 versa sobre a vistoria dos veículos, cadastro dos motoristas, compartilhamento de dados e outros aspectos. O material visa a complementar e clarificar as mudanças dispostas no Decreto Nº 58.595, assinado pelo prefeito Bruno Covas em janeiro, que por sua vez alterava o Decreto nº 56.981, de 2016. 

Na prática, as novas normas buscam formalizar o serviço amplamente utilizado pela população paulistana. Em nota, a prefeitura especifica um dos principais pontos das mudanças, a segurança das corridas. “O compartilhamento de dados das corridas realizadas e dos motoristas cadastrados nas operadoras passa a ser realizado por meio de uma plataforma da Secretaria Municipal da Fazenda, garantindo, desta forma, um ambiente seguro para o armazenamento dos dados.”

Outra mudança é o estabelecimento de um calendário de vistoria para os carros, que se estende ao longo do ano mediante aos números finais das placas dos carros. Este é um dos critérios para emitir o Certificado de Segurança do Veículo de Aplicativo (CSVAPP), obrigatório para todos. O motorista também terá que apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do Município de São Paulo e comprovante de contratação de seguro que cubra acidentes de passageiros, além do seguro obrigatório (DPVAT).

vistoria Prefeitura coloca em prática nova legislação para carros de aplicativo
Calendário de vistoriasVeja SP

Por fim, fica obrigatória a obtenção do Cadastro Municipal de Condutores (CONDUAPP). Os pré-requisitos são: carteira de habilitação com a informação de que exerce atividade remunerada; apresentar comprovante de residência e certidão de antecedentes criminais, além de ser aprovado no curso de treinamento de condutores.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Os carros também precisam cumprir exigências. Ter idade máxima de oito anos de fabricação; o licenciamento deve ser realizado no município de São Paulo; e os veículos terão uma identificação da empresa afixada de forma visível ao passageiro, nome e foto do motorista cadastrado.

vistoria Prefeitura coloca em prática nova legislação para carros de aplicativo

Motorista da Uber e da 99, Rafael Rocha afirma que as mudanças são positivas. “Eles [a 99] pagam o curso, então só precisamos fazer a vistoria. O que alguns motoristas precisavam mesmo era aprender a mexer nos aplicativos”, brinca. A 99, por meio de assessoria, explica que enviou aos motoristas uma lista de dicas para obtenção do CSVAPP e do CONDUAPP, além de inscrever todos os seus condutores no curso obrigatório.

A Uber afirmou, por nota, que “a resolução concretiza passos importantes para a implementação do Decreto 58.595/19 ao estabelecer como serão feitos o armazenamento e o tratamento dos dados solicitados pela Prefeitura. A Uber está trabalhando para transmitir os dados solicitados pelo poder público, resguardada a privacidade de nossos usuários e motoristas parceiros. Os motoristas parceiros já foram comunicados sobre os documentos necessários para a sua regularização e a Uber seguirá todos os trâmites para concluir esse processo o mais breve possível”.



Source link

Anúncio