Após a Valve decidir que, por padrão, todos os perfis do Steam seriam fechados para visualização pública, o serviço SteamSpy perdeu sua força e deixou órfãos desenvolvedores que queriam mais dados sobre as vendas na plataforma. Diante disso, muitos passaram a olhar para o banco de dados das conquistas obtidas no sistema como forma de medir quantos jogadores tinham cada um dos games disponíveis.
and yup they’re rounding numbers now. looks like the gdpr thing was just an excuse after all
— Tyler Glaiel (@TylerGlaiel) 4 de julho de 2018
O novo método foi descrito por Tyler Glaiel, desenvolvedor que trabalhou em títulos como Closure e The End is Nigh. Ao ver a quantidade de pessoas que destravaram determinada conquista, os criadores poderiam fazer uma estimativa um tanto precisa de quantas pessoas possuíam os jogos analisados.
A partir desses dados e da Steam API, Glaiel desenvolveu uma ferramenta que, em suas palavras, oferecia uma precisão mais do que o SteamSpy em seu auge. Em resposta, a Valve decidiu fazer mudanças em sua API que tornaram inútil a nova ferramenta, sem oferecer explicações para tal decisão.
Desenvolvedores reclamam da decisão
“Yup, eles estão arredondando os números agora”, afirmou Glaiel em seu Twitter. “Parece que a coisa do GDPR era só uma desculpa, no fim das coisas”. O GPDR — General Data Protection Regulation — é um conjunto de regras da União Europeia relacionadas à privacidade, que havia sido usado pela Valve como justificativa para as mudanças que resultaram no “fim” do SteamSpy.
“A Valve matou o truque dos usuários de conquistas mais rápido do que você pode dizer ‘o GPDR nunca foi o motivo com o SteamSpy’”, afirmou Rami Ismail, da Vlambeer. Recentemente, a Valve afirmou estar trabalhando em ferramentas precisas que serviriam como substituto ao SteamSpy, mas não deixou claro quando isso pode passar a funcionar.
Valve fecha serviço que estimava vendas no Steam via Voxel
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