Trump anuncia substituição da secretária de Segurança Nacional

119
Anúncio Patrocinado


WASHINGTON —  O presidente americano, Donald Trump, anunciou neste domingo a saída da controversa secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, defensora de primeira linha da política migratória de seu governo. Ela será substituída interinamente por Kevin McAleenan, atual comissário do Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça.

“A secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, deixará seu posto, e quero agradecer-lhe por seus serviços”, tuitou Trump, anunciando em seu lugar o nome do comissário encarregado da Alfândega e Proteção Fronteiriça, Kevin McAleenan.

Nielsen se tornou a face da política anti-imigração de Trump, incluindo a prática amplamente condenada de separar pais e filhos migrantes. Sua relação com o presidente americano, no entanto, sempre foi difícil.

De acordo com a CNN, Nielsen tinha ido à Casa Branca para uma reunião para discutir com Trump questões relacionadas à imigração, sem saber que iria deixar o cargo. Segundo fontes da rede americana, a intenção do presidente de
cortar a ajuda a alguns países da América Central
não era bem aceita por Nielsen, que tinha visitado Honduras e assinado um acordo de cooperação com o país, El Salvador e a Guatemala. O compromisso foi criticado por Trump.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Nielsen ingressou no governo em janeiro de 2017 como assistente do primeiro secretário de Segurança Nacional, John Kelly. Quando Kelly foi para a Casa Branca como chefe de gabinete, em julho daquele ano, Nielsen o acompanhou como sua vice. Em outubro, voltou para a secretaria de Segurança Nacional, desta vez como titular.

Apesar de ser constantemente criticada pelo presidente, no mês passado, Nielsen defendeu a declaração de Trump da emergência nacional para assegurar o financiamento de seu projeto mais acalentado: a construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México.



Fonte do Artigo

Anúncio