Toffoli abre inquérito no STF contra notícias falsas e ameaças a ministros

101
Anúncio Patrocinado


São Paulo — O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli, anunciou nesta quinta-feira (14) que abriu um inquérito para apurar fatos relacionados a notícias “falsas, caluniosas, difamantes e injuriantes” que atinjam os ministros.

O procedimento tramitará sob sigilo e será investigada a produção de “fake news, ameaças e denunciações caluniosas, difamantes e injuriantes que atingem a honra e a segurança dos membros da corte e de seus familiares”.

O anúncio foi feito no início da sessão de hoje, antes dos ministros retomarem o julgamento sobre a competência da Justiça Eleitoral processar crimes como corrupção quando há conexão com caixa 2.

O presidente da corte não deu detalhes sobre quais serão os fatos investigados.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

O ministro Alexandre de Moraes será o relator do inquérito criminal e, segundo Toffoli, ele terá toda a liberdade na condução do inquérito e o apoio da presidência da Corte.

“Tenho dito sempre que não existe estado democrático de direito, democracia, sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre. Este Supremo Tribunal Federal sempre atuou na defesa das liberdades, e em especial a liberdade de imprensa, em vários de seus julgados”, disse Toffoli.

Acompanhe ao vivo o julgamento sobre a competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes da Operação Lava Jato:



Source link

Anúncio