Tartaruga gigante tida como extinta há 100 anos é encontrada em Galápagos

194
Anúncio Patrocinado


São Paulo – Uma fêmea adulta de uma espécie de tartaruga gigante considerada extinta há mais de um século foi encontrada na ilha de Fernandina, no arquipélago equatoriano de Galápagos, paraíso da biodiversidade que ajudou Charles Darwin a desenvolver sua Teoria da Evolução.

O anúncio da descoberta foi feito nesta semana pelo Ministro do Meio Ambiente do Equador, Marcelo Mata, em sua conta no Twitter:  “NOTÍCIA MUNDIAL | Na ilha Fernandina – #Galápagos, a expedição liderada por @parquegalapagos e @SaveGalapagos, localizaram um exemplar da espécie da tartaruga Chelonoidis Phantasticus, que se acreditava estar extinta há mais de 100 anos”. 

A descoberta foi classificada como “monumental” pelos especialistas em conservação do Parque Nacional de Galápagos (PNG) e da Galapagos Conservancy, que lideraram um expedição conjunta na ilha.

A Chelonoidis phantasticus é uma das 15 espécies de tartarugas gigantes de Galápagos, das quais já desapareceram exemplares da Chelonoidis spp (ilha Santa Fe) e da abigdoni (Pinta). 

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

O único outro espécime de Chelonoidis Phantasticus foi registrado na ilha de Fernandina em 1906. E, embora em 2009 tenha sido relatado um avistamento não confirmado, só agora uma expedição científica confirmou a existência do animal.

A boa notícia não para aí. Os pesquisadores acreditam que pode haver mais espécimes na ilha devido às pegadas e rejeitos encontrados na região.

A equipe levou a fêmea para o centro de reprodução e recuperação de tartarugas gigantes na ilha de Santa Cruz. Se outros membros da espécie forem encontrados, talvez seja possível reproduzi-los.

Desde o descobrimento do arquipélago de Galápagos, no século XVI, as tartarugas gigantes foram caçadas intensamente para alimentação de humanos, cachorros e porcos, o que reduziu drasticamente suas populações, além dos fatores naturais, como erupções vulcânicas.





Source link

Anúncio