Saiba como aumentar a velocidade de carregamento do YouTube

425
Anúncio Patrocinado

Há aproximadamente um ano o YouTube teve seu design alterado, tornando uso mais fácil e se adaptando aos padrões do Material Design, utilizado também no sistema Android. Aparentemente tudo correu bem e as mudanças só beneficiaram os usuários, mas essa afirmação só é válida para quem utiliza o Google Chrome.

Outros navegadores, que são amplamente utilizados, como Firefox, Edge e Safari, passaram a apresentar uma lentidão significativa ao carregar vídeos.

Quem percebeu o problema foi Chris Peterson, gerente da Mozilla, para logo em seguida apontar o culpado por tudo. Segundo ele, a atualização de design do YouTube utilizou uma função obsoleta da API, suportada somente no Google Chrome.

27151513762142 Saiba como aumentar a velocidade de carregamento do YouTube

Intencionalmente ou não, essa não é a primeira vez que um produto desenvolvido pela empresa apresenta problemas em outras plataformas. O Microsoft Edge, assim como o Mozilla Firefox, já passaram pela situação desagradável de não conseguir abrir, ou rodar de forma satisfatória, determinados produtos da empresa de Mountain View. Houve até mesmo o bloqueio de acesso ao Google Maps para usuários do Windows Phone anos atrás.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Preciso mesmo instalar o Chrome?

A Google poderia tranquilamente corrigir o problema, atualizando o site para que ele utilize o Polymer 3.0, biblioteca de interface gráfica que possui as mesmas funções que causam problemas em outros navegadores, mas não causam a lentidão. Ao invés disso, se mantém na versão 1.0, que foi lançada em 2015. Essa é uma atitude no mínimo estranha, considerando que a biblioteca é open-source e desenvolvida pelos próprios engenheiros da Google.

27151513762142 Saiba como aumentar a velocidade de carregamento do YouTube

Então, respondendo a pergunta acima, não é necessário instalar o Google Chrome para assistir vídeos de forma satisfatória no YouTube. Existe um script que força o carregamento da interface antiga, acabando com o problema.

Quem utiliza o Firefox possui a opção de baixar uma extensão para fazer esse trabalho. Dessa forma, você deixa de utilizar o novo design, mas a velocidade de carregamento dos vídeos volta ao normal.

Usuários do Edge ou Safari precisam utilizar o Tampermonkey, extensão que permite a execução de scripts no navegador. Para isso, siga os passos abaixo, de acordo com o navegador que você utiliza.

Edge:

Download da versão para Edge

– Ative o Tampermonkey, clicando nos três pontinhos e posteriormente em extensões

Instale o script para forçar o Youtube a abrir no modo antigo

Safari:

Download da versão para Safari

– O Safari pedirá sua autorização para instalar o Tampermonkey, aceite para que tudo funcione corretamente

Instale o script para forçar o Youtube a abrir no modo antigo

Cupons de desconto TucanoWeb:

Anúncio