O novo Range Rover Sport P510e, a versão híbrida do Land Rover, chegou ao mercado brasileiro impressionando não só pela sua autonomia surpreendente, mas também pelo preço elevado. Disputando espaço com modelos como Audi Q7, BMW X5, Lexus RX500, Mercedes-Benz GLE, Porsche Cayenne e Volvo XC90, o Range Rover Sport se destaca ao superar todos eles em termos de valor.
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Disponível em duas versões, o modelo Dynamic HSE custa R$ 985.750, enquanto a First Edition é comercializada por R$ 1.013.950. Esses valores estão bem acima da média do segmento, que gira em torno de R$ 550 mil a R$ 860 mil. Mesmo comparando com os concorrentes mais próximos, como o novo Cayenne S, com preço de pré-venda de R$ 810 mil, e o Mercedes-Benz GLE na versão 53 AMG, que custa R$ 852 mil, o Range Rover Sport se mantém em uma faixa de preço superior.
No entanto, além do preço, o que realmente diferencia esse Land Rover dos outros modelos da categoria?
A resposta está no fato de ele ser um híbrido plug-in com uma potência de 510 cv, tornando-se o mais potente entre todos os concorrentes, incluindo o Cayenne e o Mercedes-AMG. Essa característica proporciona um desempenho impressionante e destaca o Range Rover Sport como uma opção de alto rendimento no segmento de SUVs.
Mas o diferencial principal está no extremo luxo oferecido pelo veículo. Nesse aspecto, o Range Rover Sport híbrido supera amplamente os concorrentes, mesmo considerando que estamos falando dos SUVs topo de linha de várias montadoras premium. Os materiais de acabamento e as comodidades a bordo estabelecem um novo padrão de sofisticação, elevando o conforto e a elegância a um nível excepcional.
Além disso, a autonomia do Range Rover Sport híbrido também surpreende. Graças à sua tecnologia híbrida plug-in, o veículo consegue percorrer distâncias significativas no modo elétrico, sem emissões de gases poluentes. Isso proporciona uma experiência mais sustentável e econômica para os proprietários, ao mesmo tempo em que mantém a potência e o desempenho esperados de um veículo desse porte.
Autonomia é o diferencial
- A autonomia no modo elétrico do híbrido é de cerca de 80 km.
- É possível utilizar o veículo como um carro elétrico em cidades grandes, como São Paulo.
- Recomenda-se a instalação de um Wallbox em casa para recarregar as baterias do veículo.
- A bateria do Range Rover Sport híbrido possui capacidade de 38 kWh, semelhante a muitos carros elétricos de menor porte no Brasil.
- O veículo possui entrada para recarga tanto de corrente lenta (AC) quanto rápida (DC).
- No modo híbrido, com o motor elétrico e a combustão funcionando juntos, foi possível obter um consumo máximo de 22 km/l.
- O motor elétrico do veículo oferece potência de 143 cv e é acionado automaticamente durante a condução urbana, funcionando até a velocidade de 90 km/h.
Desempenho
- O Range Rover Sport híbrido possui um conjunto de motor elétrico e um motor 3.0 supercharger de seis cilindros, gerando uma potência combinada de 510 cv e 71,4 kgfm de torque.
- O veículo possui o sistema Terrain Response, que oferece modos de condução para terrenos off-road e pavimentados.
- No modo dinâmico, o veículo se torna mais esportivo, com suspensão mais próxima do chão e respostas mais firmes e precisas.
- A aceleração do Range Rover Sport híbrido é impressionante, indo de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
- O consumo de combustível pode variar dependendo do modo de condução e das acelerações, com uma média de cerca de 8 a 9,5 km/l em estradas.
- A autonomia na estrada com um tanque de 80 litros de combustível não foi das mais impressionantes, atingindo aproximadamente 450 km, com apenas 80 km rodados com carga na bateria.
Tecnologia e segurança
- O veículo conta com um painel digital configurável e uma tela sensível ao toque para a central multimídia, ambos em posição inclinada.
- O console é limpo e suspenso, com uma entrada USB para recarga e um carregador de smartphone sem fio de 15W, permitindo recarga mais rápida.
- As demais entradas USB estão localizadas abaixo dos porta-copos, incluindo uma do tipo C e outra do tipo A, ambas para conexão com o sistema multimídia.
- O veículo suporta a conexão sem fio do Android Auto e Apple CarPlay.
- O Android Auto oferece uma exibição bonita, intuitiva e de fácil leitura.
- O Range Rover Sport apresenta tecnologia de câmeras avançada, incluindo o recurso de capô transparente e o sistema de câmeras 360 com vista aérea e 3D, que funciona mesmo com o carro em movimento.
- As tecnologias de assistência à condução incluem controlador de velocidade adaptativo (ACC) e leitor de faixas com centralização, formando um sistema semiautônomo de condução preciso.
Outros detalhes do Range Rover Sport P510e
- O acabamento sofisticado do Range Rover Sport híbrido inclui materiais como couro de dois tons, alumínio, Black e um tecido que lembra jeans.
- Os bancos são confortáveis e possuem várias opções de ajuste.
- Os bancos traseiros têm ampla inclinação para proporcionar mais conforto aos passageiros e podem ser rebatidos eletricamente para aumentar o espaço do porta-malas.
- O compartimento do porta-malas tem mais de 800 litros de capacidade, mas é comprometido devido à presença de uma quinta roda em vez de um estepe temporário.
- O espaço para os passageiros traseiros é amplo, acomodando confortavelmente três pessoas.
- O ar-condicionado possui duas zonas de temperatura, velocidade e direcionamento para os passageiros traseiros.
- Há duas entradas USB-C e uma tomada de 230V para dispositivos eletrônicos.
- O teto solar panorâmico proporciona uma cabine mais iluminada.
- Os passageiros traseiros podem espelhar o conteúdo de smartphones e tablets nas telas do veículo, com a opção de utilizar fones de ouvido.
- O veículo possui um sistema de som premium da Meridian.
- O porta-objetos central do carro conta com um eficiente sistema de refrigeração.
SUV com capacidade off-road
- O Range Rover Sport possui capacidade off-road mesmo sendo um SUV com maior aptidão esportiva da marca.
- O veículo é equipado com o sistema Terrain Response, que ajusta diversos componentes para se adaptar a diferentes tipos de terreno.
- A suspensão adaptativa, direção, conjunto motor-câmbio, tração e resposta do acelerador são ajustados pelo Terrain Response.
- O Range Rover Sport tem um vão livre do solo de 28 cm e ângulos de entrada e saída favoráveis para off-road.
- O veículo possui capacidade de transposição de áreas alagadas de até 900 mm.
- Os pneus do veículo possuem perfil baixo, o que pode ser um problema em terrenos com pedras e escorregadios.
- A presença de uma quinta roda em vez de um estepe temporário ajuda a resolver possíveis problemas de furos ou rasgos nos pneus.
- O capô transparente é uma tecnologia que auxilia na visualização de obstáculos e áreas dianteiras não visíveis pelo motorista, sendo útil em terrenos off-road com pedras pontiagudas.
- A tecnologia do capô transparente é exibida na tela do veículo e funciona até a velocidade de 40 km/h.
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