Problema técnico adia último lançamento do foguete ULA Delta IV Heavy

256
Problema técnico adia último lançamento do foguete ULA Delta IV Heavy
Anúncio Patrocinado


Há mais de 60 anos, a linha de foguetes Delta, da United Launch Alliance (ULA), vem conduzindo cargas pesadas ao espaço. Agora, chegou o momento da aposentadoria – e a versão mais recente do lançador, chamada Delta IV Heavy, voaria pela última vez nesta quinta-feira (28), conforme noticiado pelo Olhar Digital.

No entanto, o lançamento foi suspenso pela ULA devido a uma falha técnica poucos minutos antes da decolagem. Em uma publicação no X (antigo Twitter), a empresa explicou que houve “um problema com a tubulação de nitrogênio gasoso que fornece pressão pneumática para os sistemas do veículo de lançamento”.

Sobre os foguetes ULA Delta IV Heavy:

  • O Delta IV Heavy é um veículo de lançamento descartável;
  • O primeiro voo de um modelo desse tipo foi em dezembro de 2004;
  • Ele usa motores projetados pela Divisão de Sistemas Integrados de Defesa da Boeing;
  • A montagem final é executada pela ULA;
  • A massa total do veículo é de aproximadamente 733 toneladas e produz cerca de 952 toneladas de empuxo para impulsionar o foguete para o céu na decolagem;
  • O lançamento mais recente de um foguete Delta IV Heavy foi em junho de 2023.
Foguete Delta IV Heavy, da United Launch Alliance (ULA). Crédito: United Launch Alliance (ULA)

Como assistir ao último lançamento do foguete Delta IV Heavy

A nova janela de lançamento para o voo derradeiro do foguete Delta IV Heavy se abre na sexta-feira (29), às 14h37 (pelo horário de Brasília). A missão, denominada NROL-70, vai decolar do Complexo de Lançamento Espacial-37 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da ULA no YouTube (clique aqui) a partir das 14h09.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Segundo a descrição da missão no site da empresa, a bordo do foguete estará uma carga classificada sendo lançada em nome do Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA (NRO). O conteúdo e o objetivo da carga não foram revelados pelo NRO, que raramente divulga a natureza ou as capacidades de seus satélites de vigilância.O único comentário da agência a respeito é que o satélite “fortalecerá a capacidade do NRO de fornecer uma ampla gama de informações de inteligência oportunas para tomadores de decisão nacionais, combatentes e analistas de inteligência para proteger os interesses vitais da nação e apoiar os esforços humanitários em todo o mundo”.

Leia mais:

  • Fim dos foguetes? China quer usar canhão para lançar naves ao espaço
  • Foguete explode no Japão poucos segundos após o lançamento; veja vídeo
  • Governo financia foguetes brasileiros para lançamentos de satélites

ULA vai aposentar outro foguete

Além do Delta IV Heavy, a ULA pretende aposentar também o Atlas V, em atividade desde 2002. Pelos planos da empresa, esse foguete tem mais cinco anos de operação, com o último lançamento programado para 2029.

Ele já está reservado para missões de desenvolvimento da megaconstelação de internet Projeto Kuiper, da Amazon, e também para enviar a cápsula tripulada Starliner, da Boeing, para a Estação Espacial Internacional em seu primeiro lançamento, previsto para 1º de maio.

No lugar dos veículos Delta IV Heavy e Atlas V, ficará o superfoguete Vulcan Centaur, que decolou pela primeira vez em 8 de janeiro deste ano, lançando a missão Astrobotic Peregrine rumo à Lua.

O post Problema técnico adia último lançamento do foguete ULA Delta IV Heavy apareceu primeiro em Olhar Digital.





Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions