Para marcar o Dia da Terra, comemorado nesta sexta-feira (22), o Twitter anunciou a proibição de publicações que tenham cunho falso sobre o consenso científico que comprova a existência das mudanças climáticas. Em um nítido combate ao negacionismo, a rede social impôs uma série de regras que vão impedir a monetização de anúncios que estejam deturpados e que contenham informações falsas sobre a problemática.
Em um post publicado em seu blog oficial, o Twitter informou que “anúncios deturpados não devem prejudicar conversas importantes sobre a crise climática”.
Parceria com agências renomadas
Para averiguar a veracidade ou não das informações publicadas, o microblog conta com uma parceria com agências de informação oficiais sobre as mudanças climáticas, como o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
O IPCC já publicou alguns relatórios marcantes sobre a crise nos últimos meses que detalham o que precisa ser feito para que nos adaptemos às mudanças em curso e também traz alertas para evitarmos possíveis consequências ainda mais graves que possam atingir o dia a dia da humanidade.
Apesar do anúncio, o Twitter não divulgou mais detalhes sobre como vai agir para coibir conteúdos falsos ou sobre o planejamento para que a rede social tenha sempre um contexto confiável nas informações divulgadas sobre o tema.
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Tema em destaque
Temas relacionados ao meio ambiente estão cada vez mais presentes no Twitter. Desde 2021, as postagens e interações sobre sustentabilidade na plataforma cresceram mais de 150%.
As discussões sobre “descarbonização”, também conhecida como eliminação das emissões de gases de efeito estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis, também aumentaram 50%. Outras conversas ambientais também estão esquentando. As sobre a redução do desperdício cresceram mais de 100% no mesmo período.
O novo anúncio do Twitter também faz parte de uma saga mais ampla de mídia social para acabar com as mentiras sobre as mudanças climáticas.
Google também tem campanha contra negacionismo climático
E não é apenas o Twitter que está com campanha aberta contra a desinformação em relação às mudanças climáticas.
O Google se comprometeu, em outubro de 2021, a proibir os anúncios que apresentem dados negacionistas sobre o assunto e nem a monetização que tenha conteúdo falso ou sem comprovação científica.
Na contramão, o Facebook ainda não adotou nenhuma medida e vem sendo criticado por conta da falta de posicionamento. Até o momento, a rede social não implantou medidas, sendo palco livre para a divulgação de informações falsas e contrárias aos estudos científicos sobre as mudanças climáticas.
Via: The Verge
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