Em um movimento já esperado pelo mercado, a varejista de comércio eletrônico Netshoes anunciou a venda de sua operação na Argentina para o grupo BT8. O comunicado foi feito à agência reguladora dos Estados Unidos, a SEC, onde a Netshoes tem capital aberto. A companhia não informou o valor da operação ou detalhes sobre o grupo comprador.
No comunicado, a Netshoes afirma que “o desinvestimento da companhia de suas operações na Argentina está em linha com a estratégia de focar nas operações centrais no Brasil”. A companhia já havia vendido, em agosto do ano passado, sua operação no México para o grupo Sierra Capital, um fundo privado com investimentos na América Latina.
A venda parece ter agradado aos investidores. Às 14h17, horas após o anúncio, as ações da Netshoes subiam 2,35%. A empresa, que abriu capital nos Estados Unidos em abril de 2017, tem valor de mercado de 81 bilhões de reais.
Quando abriu capital nos Estados Unidos, a lógica da Netshoes era buscar investidores mais acostumados às agruras do varejo online, e dispostos a apostar no Brasil. Mas ninguém esperava tanta agrura.
De lá para cá, a crise econômica no Brasil se acentuou, prejudicando o consumo, e a Netshoes emendou uma sucessão de barbeiragens. A Netshoes parou de crescer e não conseguiu reduzir os prejuízos. Foi forçada ainda a desembarcar de mercados apresentados como relevantes para o futuro, como os próprios México e Argentina. Desde o IPO, as ações caíram nada menos que 689%, indo de 14,67 dólares no primeiro dia no mercado em 2017 para 2,13 dólares após o último fechamento da bolsa, na terça-feira.
E mesmo dentro do Brasil a situação não anda fácil. Concorrentes como a rede de varejo Magazine Luiza e a companhia de comércio eletrônico B2W informaram em abril que estavam avaliando, cada uma, a aquisição da Netshoes.