Maior editora de revistas científicas proíbe ChatGPT como coautor 

348
Anúncio Patrocinado


O ChatGPT ainda é motivo de curiosidade e impasse. E no mundo acadêmico não é diferente. Enquanto alguns pesquisadores estão incorporando o uso da inteligência artificial em seu trabalho, outros pedem limites.  

Saiba mais: 

O ChatGPT vai mudar a internet? Especialista explica 
Fim dos jornalistas? BuzzFeed usará ChatGPT para criar conteúdo
Rival do Google usa recurso estilo ChatGPT para fazer buscas mais certeiras
ChatGPT impressiona mas ainda apresenta algumas falhas; entenda

A Springer Nature, principal editora de revistas científicas do mundo, está nesse segundo grupo. Em entrevista ao portal The Verge, a editora-chefe do periódico, Magdalena Skipper, anunciou a decisão de proibir a listagem do ChatGPT e outras tecnologias do tipo como coautores de estudos científicos: “Esta nova geração de ferramentas realmente explodiu na comunidade, que está animada e brincando com ela. Mas [também] usando-as de maneiras que vão além de como elas podem ser genuinamente usadas no presente”.  

A revista, contudo, não proibiu totalmente o ChatGPT e outras IAs. Os pesquisadores poderão ter esse auxílio para escrever e para gerar ideias – desde que essa contribuição seja divulgada. A Springer Nature apenas não dará a permissão para que esses bots tenham o status de pesquisador. Em outras palavras, não poderão ser apresentados como coautores: “Quando pensamos em autoria de artigos científicos, de trabalhos de pesquisa, não pensamos apenas em escrevê-los”, afirma Magdalena Skipper. “Existem responsabilidades que vão além da publicação e, certamente, no momento, essas ferramentas de IA não são capazes de assumir essas responsabilidades.” 

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Se aprofundando nessa ideia, um software como esse:

  • não pode ser responsabilizado por uma publicação;
  • não pode reivindicar direitos de propriedade intelectual de seu trabalho;
  • não pode se corresponder com outros cientistas e nem com a imprensa para explicar ou responder a perguntas. 

Skipper avalia, inclusive que proibir ferramentas de IA no trabalho científico seria ineficaz. “Acho que podemos dizer com segurança que a proibição total de qualquer coisa não funciona”. Em vez disso, para ela, a comunidade científica – incluindo pesquisadores, editores e organizadores de conferências – precisa se unir para elaborar novas normas de divulgação e proteções de segurança. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Maior editora de revistas científicas proíbe ChatGPT como coautor  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio