Leitura dos medidores de energia volta a ser presencial em São Paulo

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A empresa concessionária de energia elétrica de São Paulo, Enel Distribuição São Paulo, reduziu as medições presenciais para evitar a disseminação da covid-19 desde abril, mas retomou gradualmente, durante o mês de junho, a leitura presencial dos medidores de energia dos consumidores. A expectativa é que, em julho, todos os equipamentos de medição voltem a ser lidos normalmente pela distribuidora.

A retomada dos leituristas nas ruas em São Paulo está em linha com o anúncio do governo do estado em relação à flexibilização do isolamento social, informou a Enel. Eles seguirão trabalhando com todos os protocolos de cuidados com a higiene, garantindo a segurança de todos. “Eles vão trabalhar com máscara, com álcool gel e mantendo distância o máximo possível do cliente, sendo que a cada residência eles passam o álcool em gel”, informou a responsável pela Experiência do Cliente da Enel Brasil, Danuda Correa.

Desde o final de março, muitos clientes tiveram a conta de energia faturada pela média do consumo dos últimos 12 meses ou por meio da autoleitura. A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em função do avanço da covid-19 e para contribuir com o isolamento social.

Para saber como foi faturado, o cliente pode checar na conta de energia, no campo Dados de Medição. Se na linha de Leitura aparecer a informação Não executada, o cliente foi faturado pela média naquele mês. A diferença, a maior ou a menor, entre o valor da conta faturada pela média e o real consumo de energia no período será compensada automaticamente, quando a leitura voltar a ser efetuada pela distribuidora ou caso o cliente tenha realizado sua autoleitura. Esse serviço está disponível até o fim de junho,

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“O cliente que fez a autoleitura recebeu a fatura real. Para aquele cliente que deixou ser faturado [a conta de energia] foi a média dos últimos 12 meses. Agora estamos enfrentando uma situação totalmente atípica. As pessoas estão em casa e consumindo mais e seria natural que a conta viesse além do que pagava nos últimos meses, por isso se deu essa compensação, como não foi feita a leitura, foi [realizada] uma leitura por média e agora veio esse residual, esse consumo que já deveria ter sido pago”, explicou Danuda.

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Segundo ela, a companhia recebeu reclamações sobre o aumento nas contas de energia, mas esse aumento no consumo já é esperado. “Recebemos algumas reclamações, o que já seria esperado, teve uma mudança de comportamento no consumo, as pessoas estão mais nas residências, então já era natural que isso pudesse acontecer. Agora com os leituristas voltando a campo, neste mês gradativo, e em julho 100%, essa tendência é que não aconteça mais acúmulo, evidentemente, mas o consumo do cliente vai acabar sendo maior até que essa situação da pandemia seja regularizada”.

Danuda disse que o cliente que discordar do valor da conta pode entrar em contato com os canais do cliente. “A Enel quer atender os nossos clientes da melhor forma possível, mas o que é importante, para gente não criar uma expectativa frustrada, é importante que o cliente consulte o nosso canal do cliente, e lá está a explicação o que foi consumido na sua fatura, não é uma explicação genérica”, orientou.

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Diante do atual momento crítico para a economia, a companhia está disponibilizando a flexibilização do pagamento das contas de energia com opção de parcelamento dos débitos. Os clientes que desejarem podem parcelar os débitos em até oito vezes e as parcelas serão cobradas nas próprias faturas de energia ou em até 12 vezes no cartão de crédito, sem juros.

A entrada é a partir de 13% do valor total do débito, que poderá ser pago por boleto, para aqueles que optarem pela cobrança na fatura de energia ou no próprio cartão de crédito. Para realizar a negociação, os clientes podem acessar o Portal de Negociação ou o Aplicativo.

Na conta de luz consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até dois dias antes dessa data ou no próprio dia. Por exemplo, se a próxima leitura será em 25 de junho, o cliente tem os dias 23, 24 e 25 para informar à Enel os números registrados no medidor.

Para viabilizar a autoleitura, o cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para os canais digitais da distribuidora: App Enel SP no Android ou no IOS e no site. Também é possível pelo call center (0800 7272 120). Neste caso, o cliente digita os números registrados no medidor.



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