A Intel decidiu demitir seu atual CEO, Bob Swan, após enfrentar um ano de perdas econômicas e problemas relacionados ao processo de fabricação de seus microprocessadores.
Promovido a CEO em janeiro de 2019, Swan ocupou o cargo de diretor-executivo da Intel por apenas dois anos. Ele será sucedido por Pat Gelsinger, atual CEO da empresa de software VMware.
A mudança foi anunciada pela companhia dias antes de Swan divulgar as novas estratégias da Intel para 2021 em conjunto com os números da empresa referentes ao último ano corrente.
![[Tags] Intel-Pat-Gelsinger-scaled_ITF-Cw-1024x579 Intel perde espaço no mercado e demite CEO; ex-VMware assume](https://olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Intel-Pat-Gelsinger-scaled_ITF-Cw-1024x579.jpg)
Pat Gelsinger já havia trabalhado na Intel por 30 anos, e chegou a ocupar o cargo de diretor técnico (Chief Technology Officer) antes de deixar a companhia.
“Pat é um líder no setor de tecnologia com um distinto recorde de inovação, desenvolvimento de talentos, e tem conhecimento profundo sobre a Intel”, disse Omar Ishrak, Presidente do Conselho de Administração da companhia. Gelsinger declarou estar animado em reingressar e liderar a Intel em um “momento tão importante para a empresa”.
Pressão dos concorrentes
As perdas econômicas da Intel, apenas em 2020, foram estimadas em US$ 60 bilhões. Em julho, as ações da empresa caíram 17% após o anúncio de que seria preciso mais um ano de espera até a mudança no processo de fabricação da sua próxima geração de chips.
![[Tags] Intel-Pat-Gelsinger-scaled_ITF-Cw-1024x579 Intel perde espaço no mercado e demite CEO; ex-VMware assume](https://olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/01/shutterstock_1786226966.jpg)
Ainda em julho, a companhia levou outro golpe, sendo ultrapassada pela Nvidia em valor de mercado. Após perder a coroa de fabricante de chips mais valiosa dos EUA, a Intel enfrentava pressão dos investidores para decidir se continuava fabricando seus próprios chips, ou optava por terceirizar sua produção.
Outros fatores também colocam a Intel em posição de risco no mercado de microprocessadores. São eles: o anúncio da Apple confirmando que a próxima geração de Macs virá embarcada com chips ARM no lugar dos processadores Intel e a aquisição da própria ARM pela rival Nvidia — um investimento de US$ 40 bilhões na empresa responsável por desenvolver a maioria dos chips para dispositivos móveis.
Via: Arstechnica
O post Intel perde espaço no mercado e demite CEO; ex-VMware assume apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions