Quais são os melhores lugares para pousar humanos em Marte?

8
Anúncio Patrocinado


Você está pronto para viver em Marte? No que depender das ambições do excêntrico bilionário Elon Musk, isso pode se tornar realidade em um futuro não tão distante quanto se pensa. 

habitat-humano-em-marte Quais são os melhores lugares para pousar humanos em Marte?
Representação artística dos astronautas exploradores de Marte e seu habitat no Planeta Vermelho. Créditos: NASA

O empresário sul-africano-canadense, naturalizado norte-americano, pretende colonizar o Planeta Vermelho e estabelecer por lá uma cidade autossustentável, que pode servir de lar para um milhão de pessoas, tornando a humanidade multiplanetária.

Embora seja o segundo menor planeta do Sistema Solar (maior apenas do que Mercúrio), Marte tem quase 145 milhões de quilômetros quadrados de área. Assim, surge o questionamento: onde exatamente seria o melhor lugar para pousar e para se viver no mundo vizinho?

Entre os diversos cânions, planícies, crateras, vulcões e as regiões polares, por onde começaríamos nossa missão em Marte? Isso dependeria do tipo de missão. Uma simples excursão científica rápida não exigiria tanta infraestrutura quanto uma viagem mais duradoura, com objetivo de colonização.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Uma missão complexa vai precisar de suportes adequados para módulos de habitação e estações científicas, de modo que os exploradores possam viver da forma mais confortável possível, estabelecer um posto avançado de pesquisa e sobreviver à radiação e aos desafios ambientais do local.

Não se pode esquecer que a região escolhida para pouso e morada também deve oferecer as condições ideais para o lançamento de retorno à órbita e de volta para a Terra.

Como resolver este quebra-cabeça

Como se vê, descobrir para onde ir em Marte é um quebra-cabeça mecânico e planetário com muitas partes móveis para se encaixarem. E os seres humanos nunca lançaram uma missão tripulada de longo prazo para outro planeta na história. Então, é tudo novo para nós.

Diferentemente das missões de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS), que recebem cargas de reabastecimento frequente de suprimentos, os astronautas que forem a Marte terão que levar consigo tudo o que precisam (a princípio), incluindo ar, água, comida e máquinas para ajudar a extrair recursos locais para a habitação contínua.

habitat-humano-em-marte Quais são os melhores lugares para pousar humanos em Marte?
Depósitos de gelo nos polos de Marte podem ser boas fontes de água, mas essas regiões são extremamente frias para se viver. Créditos: ESA-MP-OSIRIS-MPS-UPD-LAM-IAA-RSSD-INTA-UPM-DASP-IDA

Obviamente, a água é a necessidade mais importante. Sem esse recurso, o ser humano não conseguirá ficar muito tempo ou fazer muita coisa em Marte, já que o planeta não tem nenhum fluxo através da superfície. 

No entanto, ele tem recursos ocultos, como os depósitos de gelo nos polos, a água congelada escondida sob a superfície e os minerais hidratados. 

Segundo um artigo publicado no blog Red Planet Dispatch, da NASA, dessas três fontes possíveis, obter água de minerais hidratados será a mais difícil. Eles têm água em forma de argila trancada no interior, que exigirá o uso de máquinas especializadas para se extrair. 

A perfuração de gelo subterrâneo pode ser mais fácil a curto prazo. Resolver o problema do acesso à água forneceria condições para o cultivo de alimentos, matar a sede e para fabricação e propulsão. Então, a escolha do local deve considerar acesso mais rápido à água.

Além disso, a NASA destaca que o local de pouso deve idealmente estar a uma baixa altitude (melhor para a habitação humana) e não ser um depósito de poeira. 

Esse material em Marte é finamente moído e incrivelmente tóxico com compostos de perclorato. Ele seria capaz de adentrar em tudo (o que não é bom para as máquinas), incluindo os pulmões dos astronautas (o que não é bom para a saúde humana). 

Quanto mais empoeirado for um ponto de pouso, mais difícil será realizar uma missão útil e manter os humanos seguros.

Fontes de energia em Marte

Certo, agora temos um local perto de recursos hídricos e que é seco, mas não muito empoeirado. Qual o próximo requisito? Obviamente, os habitats, as máquinas e os veículos vão precisar de energia. 

Nesse aspecto, duas opções devem ser consideradas: a energia solar e a nuclear. 

Em relação à fonte solar, ela está em uso nos landers e rovers atualmente em vigor no espaço. Para maximizar a energia solar, o local deve ser próximo ao equador marciano, onde os dias são mais longos e, consequentemente, recebe mais luz solar. 

habitat-humano-em-marte Quais são os melhores lugares para pousar humanos em Marte?
Equipamentos em Marte, como o helicóptero Ingenuity (acima), são dotados de painéis para captação de energia solar. (Imagem: Divulgação/NASA)

Também será interessante os astronautas terem acesso a algum tipo de dispositivo de energia nuclear, já que é um recurso que não está sujeito a mudanças no clima e é uma fonte estável e de longo prazo.

Outra vantagem das regiões equatoriais são as temperaturas médias mais altas. Marte é um lugar frio, mesmo nos dias mais quentes. Perto do equador, as temperaturas podem chegar a cerca de 20°C e mínima de -73°C. 

Pousando só mais ao norte, nas latitudes médias, os astronautas podem enfrentar temperaturas tão baixas quanto -100ºC durante os invernos. Sobre os polos, então, nem se fale. Eles seriam totalmente inadequados para habitação a longo prazo, sendo extremamente gelados durante o ano todo.

Estabelecidos no equador, os exploradores vão querer conhecer o resto do planeta. Isso requer veículos, que por sua vez exigem combustível e manutenção. 

Há diversos estudos sobre a Utilização de Recursos In-Situ (ISRU) não apenas para obter água para beber, mas para produzir combustível. E as instalações avançadas de ISRU devem permitir que os habitantes de Marte sondem rochas superficiais para retirar argila em busca de água e outros materiais. Então, a disponibilidade de materiais de superfície úteis também deve ser considerada na escolha do local de pouso exato.

De volta para casa

Em algum momento, os seres humanos vão precisar vir para a Terra, seja para trazer amostras do planeta para análises de laboratórios, seja para visitar parentes (quem sabe trazendo amigos marcianos a bordo?) ou, simplesmente, para voltar para casa. 

habitat-humano-em-marte Quais são os melhores lugares para pousar humanos em Marte?
Ilustração mostra foguete decolando a partir da superfície de Marte. Créditos: SolarSeven – Shutterstock

É provável que as primeiras missões levem seu combustível de retorno quando forem lançadas a Marte. Mas, carregar propelentes para dentro e para fora de um poço de gravidade (mesmo um tão leve quanto o de Marte) é um procedimento caro. E isso pode ser resolvido com a geração de combustível a partir de recursos do próprio Planeta Vermelho.

Leia mais:

Mais uma vantagem do ponto de pouso ser próximo ao equador. É possível aproveitar a taxa de rotação do planeta para dar ao veículo de lançamento um impulso para o espaço. Isso resultará em alguma economia de combustível. Mesmo para missões de longo prazo, que virão a utilizar propelentes oriundos de recursos locais, ainda será vantajoso economizar no uso de combustível.

Em última análise, o melhor local para os seres humanos pousarem em Marte será o mais seguro e rico em recursos que os planejadores puderem selecionar. E tudo indica que o lugar ideal é algum ponto nas regiões equatoriais do planeta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Quais são os melhores lugares para pousar humanos em Marte? apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio