Índia lança satélite brasileiro neste domingo; veja como assistir

23
Anúncio Patrocinado


A agência espacial indiana (ISRO) vai lançar na madrugada deste domingo (28) o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, testado e operado pelo Brasil, o “Amazônia 1”. O equipamento vai ao espaço a bordo de um foguete batizado de “Veículo de Lançamento de Satélites Polares” (Polar Satellite Launch Vehicle, ou PSLV), na missão PSLV-C51.

A decolagem está prevista para a 1h54 (horário de Brasília) do domingo, a partir do Centro Espacial Satish Dhawan (SDSC, Satish Dhawan Space Center) na ilha de Sriharikota, no estado indiano de Andra Pradesh. O evento será transmitido ao vivo pelo site da ISRO, a partir da 1h20 (horário de Brasília).

Junto com o Amazônia 1 estão 18 outros satélites. Três serão operados por instituições acadêmicas indianas, um é parte do programa “Space Kidz India” e 14 serão operados pela NewSpace India Limited (NSIL), uma empresa estatal que opera sob a jurisdição do Departamento do Espaço do governo indiano. 

PSLV_C51-1024x684 Índia lança satélite brasileiro neste domingo; veja como assistir
O foguete indiano PSLV-C51, já na plataforma de lançamento do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, na Índia. Imagem: ISRO

Inicialmente, o lançamento do Amazônia 1 estava programado para o dia 22 de fevereiro, mas a ISRO solicitou o adiamento para ter mais tempo de preparo do terceiro e quarto estágios do foguete.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Quando entrar em órbita na Terra, o satélite brasileiro — que faz parte da Missão Amazônica — coletará dados de observação e monitoramento do desmatamento no Brasil, especialmente da região amazônica. A missão também fiscalizará a agricultura em territórios nacionais com alta taxa de revisita e vai trabalhar em conjunto com os programas ambientais existentes.

O Amazônia 1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto e deverá atuar em conjunto com o CBERS-4 e ao CBERS-4A, desenvolvidos em parceria com a China. A Missão Amazônia também prevê o lançamento de mais dois satélites: o Amazônia-1B e Amazônia-2.

“A Missão Amazônia vai consolidar o conhecimento do Brasil no desenvolvimento integral de uma missão espacial utilizando satélites estabilizados em três eixos, visto que os satélites de sensoriamento remoto anteriores foram desenvolvidos em cooperação com outros países”, afirmou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em nota.

Fonte: ISRO

O post Índia lança satélite brasileiro neste domingo; veja como assistir apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio