Google vai reviver sua divisão de robótica

96
Anúncio Patrocinado



20190326094656_860_645 Google vai reviver sua divisão de robótica

Uma semana depois de anunciar sua nova plataforma de streaming de games, o Stadia, o Google tem mais uma novidade para o mercado – dessa vez, envolvendo robôs. De acordo com o New York Times, a empresa norte-americana está estudando reiniciar seu setor de robótica, depois da iniciativa anterior morrer na praia.

A iniciativa – conhecida como Robotics at Google – é conduzida por Vincent Vanhoucke, que foi peça fundamental no Google Brain, projeto de inteligência artificial da companhia. Em setembro, o Business Insider havia reportado um possível reinício do programa, uma vez que a empresa tinha aberto dúzias de vagas para contratação de especialistas em robótica. Não há, ainda, qualquer estimativa de tamanho da nova equipe.

O Robotics at Google deve focar na produção de softwares avançados para treinar um robô a aprender novas tarefas, em vez de se preocupar com dispositivos caros que simulem o movimento do corpo humano, por exemplo. Segundo o Times, o Google inclusive não deseja construir robôs por conta própria: a preferência é fazer com que máquinas de terceiros sejam compatíveis com seu software.

Conforme aponta a publicação, as reais ambições do Google com o projeto são desconhecidas. Porém, de início, é possível prever que robôs capacitados com aprendizado de máquina poderiam servir à automatização de tarefas no local de trabalho, semelhante à forma como a Amazon implantou a robótica em seus centros de distribuição hoje.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Como foi a primeira vez?

As primeiras apostas em robótica do Google começaram em 2013, com a compra de seis startups do setor, em um projeto supervisionado por Andy Rubin, o criador do Android. Rubin foi afastado do cargo devido a acusações de má conduta sexual, e, para sair, ainda recebeu uma bolada de US$ 90 milhões da empresa. 

Embora as máquinas em si fossem cativantes e capazes de movimentos físicos impressionantes (entre elas, os robôs da Boston Dynamics que imitavam movimentos de seres humanos e cachorros), pouco se materializou da iniciativa do Google. As empresas que Rubin adquiriu para iniciar o programa de robótica da companhia acabaram sendo desligadas ou vendidas.

Fonte: Business Insider



Source link

Anúncio