A companhia aérea espanhola especializada em voos regionais Air Nostrum está pedindo autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar rotas domésticas no Brasil.
Representantes da Air Nostrum se reuniram ontem com executivos da Anac para conversar sobre os planos, segundo comunicado da agência, que regula o mercado aéreo no país.
Depois de obter a licença, a Air Nostrum pretende adotar outro nome comercial no Brasil e começar a oferecer voos regionais. O início da operçaão está previsto para o segundo semestre de 2020.
A Air Nostrum é controlada pela também espanhola Iberia, que em novembro passado comprou a Air Europa da Globalia por 1 bilhão de euros. A Air Europa opera desde o ano passado voos ligando o Brasil ao continente europeu no modelo de baixo custo (ou low-cost), que também é adotado pela Air Nostrum. Executivos do mercado aéreo brasileiro especulam que as duas subsidiárias da Iberia podem fazer um acordo para transportar o passageiro que vem da Europa até o seu destino final no interior do país.
A Air Nostrum é a segunda companhia aérea estrangeira a pedir autorização para operar voos domésticos no Brasil, e também a segunda espanhola. No ano passado, a Globalia conseguiu licença da Anac para operar localmente no Brasil. A companhia, contudo, ainda não começou a operação nem divulgou planos sobre eventuais rotas que planeja operar. A legislação que impedia que companhias aéreas com capital 100% estrangeiro operassem voos domésticos no país foi alterada no ano passado. Até então, somente empresas com menos de 20% de participação de grupos do exterior podiam voar localmente.
Além da Air Europa, o Brasil viu uma enxurrada de companhias aéreas chegando ao país no ano passado. Até agora, foram autorizadas a voar no país a argentina Flybondi (que faz voos para Buenos Aires), as chilenas JetSmart e Sky (para Santiago) e a norueguesa Norwegian (que liga o Rio de Janeiro a Londres). Todas atuam no formato de operação de baixo custo, que oferecem passagens mais baratas em troca de menos serviços e maior eficiência operacional. Todas elas, contudo, fazem somente voos internacionais, diferentemente do que planeja a Air Nostrum.
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