Em nota, Flamengo nega veto, mas confirma que não usa “festa na favela” nas redes sociais

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O
Flamengo
soltou uma nota oficial na tarde deste sábado negando o veto à expressão
“festa na favela
” em suas redes sociais, mas admitiu que a frase, um canto da torcida, não está sendo usada na comunicação institucional do clube.

A nota do clube confirma a conversa entre funcionários do clube em que a reportagem teve acesso.  O Globo mantém a informação de que, na conversa, a instrução era para que a expressão não fosse mais publicada nas contas oficiais do clube com a justificativa de que favela era algo associado à violência.

A nota também questiona sobre o uso da palavra “favela” nos jornais O Globo e EXTRA. Os jornais esclarecem que ela é usada normalmente em suas reportagens, o que pode ser verificado com uma simples busca em suas páginas e publicações na internet. O  Globo e EXTRA também esclarecem que a data da publicação da matéria nada tem a ver com a decisão do Campeonato Estadual, neste domingo, entre Flamengo e Vasco.

A resposta na nota Flamengo é a mesma publicada na reportagem, negando o veto, em contato às 20h30 desta sexta. Na ocasião, o diretor de comunicação do clube, Bernardo Monteiro, apenas respondeu, de forma truculenta e utilizando palavrões, que não havia veto à expressão.

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Em contato com a reportagem às 20h desta sexta,  Marcelo Gorodicht, diretor geral da “X-Tudo”, empresa que gerencia as contas do clube, confirmou que há uma orientação atual para que o termo não seja usado, mas não quis chamar a medida de “veto”.

“Consideramos que o Flamengo é favela, asfalto, mata, tudo. Então não estamos usando. Quem sabe até se acharmos pertinente, podemos usar. Mas veto não existe”, disse, em tom parecido com o da nota deste sábado. 


CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DO FLAMENGO


Há quanto tempo não se lia a palavra favela nos jornais do Grupo O Globo?


Certamente há muito tempo.


Não somente nos jornais do referido grupo, como também na grande maioria dos veículos de comunicação e nos comunicados de empresas/instituições.


Já tem tempo que favela não é mais uma palavra utilizada na comunicação institucional.


Estranhamente, neste sábado, o jornal Extra faz uma matéria sobre o Flamengo com a expressão “festa na favela” sendo apresentada num contexto parcial e tendencioso, numa clara tentativa de se criar um possível constrangimento com a torcida um dia antes da decisão do Campeonato Carioca.


Coincidentemente a mesma tentativa que foi feita pouco tempo antes da decisão da Taça Rio, quando se deu um enorme destaque à “demissão de um psicólogo“.


O porquê disto? Só o veículo para responder.


A matéria, ao pegar parte de uma conversa de profissionais do clube – que deveria ser restrita a eles –  tenta passar a ideia que “existe um veto“ na utilização da expressão “festa na favela”. Não é verdade.


O fato é que um canto alegre e contagiante da torcida não necessariamente precisa ser a melhor maneira para a comunicação da Instituição.


Não usá-la regularmente na comunicação Institucional não significa nenhum veto ao termo ou desvalorização de uma tradição da torcida.


Esta é a verdade. Nada mais que isto.


Na realidade mais que palavras ou promessas, o Flamengo de hoje se mostra cada vez mais forte, inclusivo, praticando preços altamente populares, trazendo o seu torcedor de volta ao Maracanã e tendo, disparado, os maiores públicos do futebol brasileiro neste ano.


Para a tristeza daqueles que apostaram no contrário.



Fonte do Artigo

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