Barragem da Vale em Barão de Cocais (MG) tem risco de rompimento

146
Anúncio Patrocinado


A cidade mineira de Barão de Cocais, que dista 100 km da capital Belo Horizonte, está em estado de alerta devido o risco de rompimento de uma barragem de rejeitos que faz parte da mina Gongo Soco, da Vale do Rio Doce.

Na sexta (22), a empresa alterou o nível de segurança de 2 para 3. De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), que orientou a mudança, esse novo patamar sinaliza “rompimento ou risco eminente de romper”, o que poderia acontecer já na madrugada de sábado (23).

Em nota divulgada à imprensa, a Vale deu mais explicações sobre a situação: “Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato do auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro.”

A preocupação agora, segundo a Defesa Civil, é com pessoas que estão a 10 km da lama, que segundo estimativas compreenderiam 3 000 residências. De acordo com um estudo de impacto social ambiental, o rompimento pode ocasionar a destruição da zona rural da cidade.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

A barragem de Barão de Cocais é do mesmo tipo de Brumadinho, onde a tragédia matou 210 pessoas e deixou 96 feridas.



Source link

Anúncio