CARACAS – Dois aviões militares russos pousaram no principal aeroporto da Venezuela neste sábado carregando tropas e equipamentos, em movimentação cujos objetivos permanecem um mistério.
Segundo o jornalista venezuelano Javier Mayorca, um avião de passageiros Ilyushin IL-62 trouxe para a Venezuela Vasily Tonkoshkurov, chefe do Estado Maior das forças terrestres da Rússia, junto com cerca de cem outros militares, enquanto um avião de carga Antonov AN-124 desembarcou cerca de 35 toneladas de material militar.
O site de monitoramento global de voos Flightradar24 registrou os dois aviões deixando a base aérea russa de Chkalovsky na sexta-feira, fazendo uma escala na Síria antes de seguir para Caracas, onde pousaram no sábado. Outro site do tipo, Adsbexchange, mostrou o avião de carga deixando a Venezuela ainda neste sábado.
Nem o Ministério da Informação da Venezuela nem os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores da Rússia informaram ainda o que Tonkoshkurov e as tropas russas farão no país sul-americana, nem o que consistiria a carga.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na última quarta-feira que a Rússia enviaria remédios para o país na “próxima semana”, acrescentando que em fevereiro os russos já tinham mandado cerca de 300 toneladas de ajuda.
Em dezembro, dois bombardeiros estratégicos russos, capazes de carregar ogivas nucleares, pousaram na Venezuela como parte de manobras militares conjuntas, numa demonstração de apoio ao governo Maduro que enfureceu os EUA.