Autoridades questionam sistema autônomo da Ford após acidentes fatais

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A Administração Nacional de Segurança no Tráfego dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês) enviou uma lista com 25 perguntas detalhadas à Ford sobre o sistema de assistência ao motorista BlueCruise após dois acidentes fatais envolvendo o software em 2024.

A carta, enviada em 18 de junho, marca a primeira solicitação formal de informações desde que a investigação foi elevada à fase de análise de engenharia, passo necessário antes de um possível recall.

Agência quer dados técnicos, documentos internos e lógica de detecção de obstáculos (Imagem: Nick Shoe/Shutterstock)

Colisões motivaram questionamento de agência federal

  • O órgão regulador quer desde dados básicos, como a lista de veículos equipados com o BlueCruise, até documentos internos sobre o desenvolvimento, funcionamento e eventuais falhas do sistema, além de alterações feitas desde os acidentes;
  • Os dois incidentes que motivaram a investigação envolveram motoristas que usavam o BlueCruise e colidiram com veículos parados durante a noite;
  • As infrações levantam preocupações sobre a capacidade do sistema de detectar obstáculos estáticos em baixa visibilidade — falha semelhante à observada em sistemas da Tesla.

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Sistema BlueCruise, da Ford, é só parcialmente autônomo, permitindo ao motorista conduzir sem as mãos ao volante (Imagem: Just dance/Shutterstock)

Sistema da Ford não funciona em qualquer rodovia

O BlueCruise funciona apenas em rodovias pré-mapeadas, usando câmeras, radares e um sistema de rastreamento ocular para garantir a atenção do motorista, mas a NHTSA quer entender melhor como o software detecta e classifica perigos à frente.

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A Ford afirmou estar colaborando com a investigação e tem até 6 de agosto para responder às perguntas, sob risco de penalidades civis. O sistema BlueCruise está presente em modelos, como o Ford F-150, Mustang Mach-E e Explorer, com custo anual ou pagamento único.

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BlueCruise da Ford entra na mira da NHTSA por falhas que geraram acidentes (Imagem: Philip Lange/Shutterstock)

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