Assistentes virtuais podem ficar vulneráveis a comandos de áudio maliciosos

144
Anúncio Patrocinado


A popularização de assistentes virtuais em dispositivos eletrônicos cresce a cada dia e já mostra sinais de vulnerabilidade quanto a malwares. Pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, descobriram comandos que não são audíveis aos ouvidos do ser humano, mas que podem atingir alguns dos programas mais populares, como a Alexa, o Google Assistente e a Siri.

O arquivo de áudio secreto consegue interagir com os chatbots, sem qualquer ação ou autorização prévia da parte do dono do equipamento. A pesquisadora Carlini cita um exemplo deuma ordem para adicionar itens ao carrinho de compras na Amazon, dentro do Google Assistente: “OK Google, navegue por evil.com”. Nós, seres humanos, não escutamos o som, mas, de maneira inofensiva, ele consegue realizar várias diretrizes.

Para ilustrar a situação, encontramos um vídeo que demonstra como o malware em áudio funciona:

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Carlini explica ao The New York Times que os testes iniciaram em 2016, quando o comando era ativado através de um ruído; porém, agora os estudantes conseguiram reproduzir a demonstração utilizando arquivos musicais.

“Ao fazer pequenas alterações nos arquivos de áudio, os pesquisadores foram capazes de cancelar o som que o sistema de reconhecimento de fala deveria ouvir e substituí-lo por um que seria transcrito diferentemente pelas máquinas, sendo quase indetectável para o ouvido humano […]

Eles foram capazes de esconder ‘OK Google, navegue por evil.com’ em uma gravação da frase, ‘sem o conjunto de dados, o artigo é inútil’. Os seres humanos não conseguem discernir o áudio diferente.

O grupo de Berkeley também incorporou a ordem em arquivos de música, incluindo um clipe de quatro segundos do ‘Réquiem’ de Verdi.”  (tradução livre).

Embora tudo isso soe meio assustador, Carlini diz que tais táticas ainda não se disseminaram nas mãos de hackers; ao mesmo tempo, não existem soluções para evitar os comandos de voz. Tendo isso em mente, ela quer alertar as grandes empresas de tecnologia para que passem a observar essas vulnerabilidades com mais atenção.

Cupons de desconto TucanoWeb: