RIO — Após estar muito ameaçada de não fazer parte do cenário da Lagoa Rodrigo de Freitas neste fim de ano por falta de patrocínio, a Árvore de Natal da Lagoa será erguida em breve. A definição saiu após reuniões entre as organizadoras do projeto, Dream Factory e produtora Backstage com o novo patrocinador: o governo do estado. A Light, através da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, entrará com R$ 14 milhões para garantir a realização do empreendimento, já tradicional para cariocas e turistas. O anúncio foi antecipado pela coluna de Ancelmo Gois.
O evento de lançamento da Árvore acontecerá no dia 14 de dezembro, e ela deve permanecer no espelho d’água até o dia 6 de janeiro de 2020. De acordo com a Light, a previsão é de que 200 mil pessoas estejam presentes apenas na inauguração, quando haverá espetáculo de luz e queima de fogos.
No sábado, o GLOBO também antecipou que balsas já estavam posicionadas para iniciar a montagem da estrutura na Lagoa.
Geração de empregos
A Árvore de Natal da Lagoa passou a fazer parte do cenário do Rio em 1996 e se tornou um símbolo de fim de ano para cariocas e turistas, que fazem questão de passear no entorno do espelho d‘água para apreciar a estrutura, que costuma mudar de cor.
Em 2016, 20 anos depois da inauguração, a Bradesco Seguros, que patrocinava sozinha a Árvore, resolveu desistir do empreendimento. Em 2017, a estrutura também não foi montada — o que chegou a ser comemorado por alguns moradores das proximidades, que reclamavam do barulho e das mudanças de trânsito causados pelo aumento no número de visitantes à região.
No ano passado, a árvore voltou, num projeto idealizado pela Dream Factory com patrocínio master da Petrobrás e apoio da 99 Táxi e Tim. De tão incorporada à paisagem, a estrutura entrou para o calendário “Rio de Janeiro a Janeiro”, iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com prefeitura e governo do estado, que listava a principais atrações da cidade.
De acordo com o levantamento feito na ocasião, com apoio da Fundação Getúlio Vargas, a Árvore de Natal recebe por ano um público estimado de 400 mil visitantes (10% de turistas), cria 3,8 mil postos de trabalho temporário e, também, gera um impacto econômico de R$ 189,24 milhões ao município.
Hoje, quem tem a sua Árvore de Natal gigante garantida é a Zona Oeste da cidade. Com 70 metros, ela foi inaugurada há duas semanas no BarraShopping, onde chama a atenção de quem passa.
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