Nasa adapta Cessna 208 para operar avião de forma remota

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Nasa adapta Cessna 208 para operar avião de forma remota
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A Nasa está trabalhando com uma empresa de robótica para tentar criar um modelo de avião de carga pilotado remotamente. A pesquisa começou em novembro de 2024 em parceria com a Reliable Robotics.

“Sistemas de aeronaves pilotadas remotamente poderiam eventualmente entregar carga e pessoas para áreas rurais com acesso limitado a transporte comercial e serviços de entrega”, disse Shivanjli Sharma, engenheiro aeroespacial da NASA, em um comunicado.

Os primeiros experimentos foram feitos em um Cessna 208 Caravan, na Califórnia. O avião foi modificado seguindo especificações da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e percorreu uma rota de 80 quilômetros.

Embora houvesse um piloto de segurança a bordo, um piloto remoto da Reliable Robotics comandou o voo de seu centro de controle em Mountain View, a mais de 80 quilômetros de distância.

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Piloto Danah Tommalieh acompanha voo de teste (Imagem: Nasa/Divulgação)

Os operadores acompanharam o tráfego aéreo a partir de um sistema de vigilância terrestre da Collins Aerospace, uma das maiores fornecedoras de equipamentos aeroespaciais e de defesa dos Estados Unidos.

Ao captar a presença de objetos nas proximidades do voo, a tecnologia avisa o piloto remoto para manter a aeronave longe de qualquer perigo. Para a Nasa, o sistema se mostrou eficaz para táxi, decolagem e pouso.

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O que vem a seguir?

A agência espacial espera utilizar a tecnologia como suporte a voos de carga pilotados remotamente, assim como vem sendo testado por outras empresas que operam táxis aéreos em grandes cidades, os chamados VTOLs.

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Cabine da aeronave Cessna 208 equipada com tecnologia autônoma (Imagem: Nasa/Divulgação)

“Embora as regras operacionais atuais da FAA exijam que os pilotos vejam fisicamente e evitem outras aeronaves de dentro da cabine, aeronaves pilotadas remotamente de rotina exigirão um conjunto de tecnologias integradas para evitar perigos e se coordenar com outras aeronaves no espaço aéreo”, diz o comunicado da agência.

Para este ano, a Nasa espera trabalhar com parceiros de aviação para testar serviços meteorológicos, sistemas de comunicação e outras capacidades autônomas. Ao final do processo, os dados serão enviados para análise da FAA e agências reguladoras. 

“Entre outros benefícios, as operações remotas podem fornecer melhor acesso à assistência médica, reforçar os esforços de resposta a desastres naturais e oferecer transporte mais sustentável e eficaz para comunidades rurais e urbanas”, avalia Sharma.

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