Um fundo de Corporate Venture Capital (CVC) pode estar em criação pela Petrobras, em conjunto com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O fundo seria voltado ao apoio para micro, pequenas e médias empresas de base tecnológica e as instituições já começaram a estudar sua criação, conforme veiculado na CNN Brasil.
Leia mais:
- BNDES avalia investimentos na casa de R$ 1,5 bilhão para levar internet a áreas rurais e favelas
- Indústria pode evitar 85% das emissões de carbono atuais, mas há consequências
- Amazon investe em tecnologia que suga carbono do ar
A Petrobras afirma que ainda está mapeando setores para entender onde será mais vantajoso investir o capital do fundo, deixando claro que a pauta de energias de baixo carbono serão o foco.
“Nesse primeiro momento, a ideia é identificar os setores mais promissores para esse tipo de investimento, considerando os temas relacionados à transição energética e que estejam alinhados às estratégias de longo prazo da Petrobras e do BNDES”, informou a estatal.
Petrobras e BNDES já haviam firmado acordo para trabalhar em pautas de descarbonização
- Um acordo com duração de quatro anos foi assinado em junho do ano passado e formou a Comissão Mista BNDES-Petrobras.
- Ele é chamado de Acordo de Cooperação Técnica, e a comissão vai reunir esforços na área de óleo e gás.
- O foco é fomentar avanços na pesquisa científica, transição energética e descarbonização.
O gestor do fundo de CVC deverá ser escolhido por meio de edital público. Ele terá independência para tomar decisões sobre os investimentos em nome do fundo. No entanto, o plano será buscar projetos inovadores que usam energias renováveis e de baixo carbono; a medida deve acelerar o posicionamento da Petrobras na transição energética.
“A cooperação com o BNDES vai acelerar os processos de governança e estruturação do CVC, que servirá de alavanca de crescimento para a captura de valor da inovação em energias de baixo carbono, em linha com as nossas estratégicas divulgadas para o Plano Estratégico 2024–2028”, afirmou em nota o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
O post Petrobras e BNDES podem criar fundo para micro e pequenas empresas de tecnologia apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions