A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, defendeu na quarta-feira o bloqueio da manobra do presidente Donald Trump para construir um muro na fronteira com o México.
Trump decidiu declarar estado de emergência nacional para evitar o Congresso, que aprovou em seu orçamento apenas 25% dos 5,6 bilhões de dólares solicitados por Trump para o projeto.
Dezesseis estados apresentaram ações para impugnar a decisão esta semana, mas o governo Trump continua buscando recursos federais até a quantia de 6,6 bilhões de dólares, boa parte procedente do Departamento de Defesa.
O representante do Texas Joaquín Castro apresentou na semana passada um pedido para bloquear a decisão de Trump. Os congressistas têm até a tarde desta quinta-feira para apoiar a petição e apresentá-la formalmente na sexta-feira na Câmara.
“Escrevo para convidar todos os membros do Congresso a copatrocinar a iniciativa de Castro”, afirma Pelosi em uma carta a democratas e republicanos.
“A decisão do presidente de sair dos limites da lei para tentar obter o que não conseguiu no processo constitucional legislativo viola a Constituição e deve acabar”, completou.
“Diante do ataque do presidente temos uma responsabilidade solene de defender a Constituição e nosso sistema de freios e contrapesos”, concluiu.