Adobe desativa usuários da Venezuela após determinação de Trump

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A Adobe está encerrando oficialmente o serviço de seus produtos para usuários na Venezuela. A medida busca cumprir uma ordem do governo norte-americano, emitida em agosto, que proíbe o comércio com o país latino-americano. A empresa enviou um e-mail a clientes venezuelanos nesta terça-feira (8), informando a desativação de suas contas

Em documento de suporte a usuários, a Adobe explica a decisão: “O governo dos EUA emitiu a Ordem Executiva 13884, cujo efeito prático é proibir quase todas as transações e serviços entre empresas, entidades e indivíduos dos EUA na Venezuela. Para permanecer em conformidade com esse pedido, a Adobe está desativando todas as contas na Venezuela.”

Os venezuelanos terão até o dia 28 de outubro para baixar qualquer conteúdo armazenado em suas contas e perderão o acesso no dia seguinte. Para piorar a situação, eles não poderão receber reembolsos por compras ou assinaturas pendentes, uma vez que é exigida “a interrupção de todas as atividades com as entidades, incluindo vendas, serviços, suporte, reembolsos, créditos, etc.”

Procurado pelo portal The Verge, um porta-voz da Adobe afirmou: “A Adobe está atualmente avaliando nossas parcerias e acordos existentes com indivíduos e organizações sujeitas à regra para garantir que continuemos em conformidade. A Adobe continuará as atividades de suporte ao cliente não atingidas pela Ordem Executiva, mas interromperá todas as atividades que não forem permitidas.”

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Clientes desamparados

Como se vê neste tweet de uma designer venezuelana, essa notícia é desastrosa para qualquer um que utiliza os softwares da Adobe, como o Photoshop, Illustrator, InDesign e Reader, como seu meio de trabalho. A proibição também afetará todos os serviços gratuitos, como o Behance, o site de portfólio da Adobe, que requer uma conta da Creative Cloud.

O porta-voz ainda garante que a Adobe continuará acompanhando o desenrolar das sanções dos EUA, mas, até então, as contas permanecerão desativadas: “Lamentamos qualquer inconveniente que isso possa causar aos clientes, pois continuamos monitorando e avaliando cuidadosamente a situação. Compartilharemos mais detalhes sobre como nossas operações podem ser afetadas, à medida que estes detalhes estiverem disponíveis.” 

Fonte: The Verge





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