A radiação UV além da pele: como ela afeta a visão?

2
Anúncio Patrocinado


Dezembro começou e junto com ele chega o verão. O sol, se não tomamos alguns cuidados, pode ser extremamente nocivo a saúde, e por isso muito se fala em proteger a pele. Porém, não podemos esquecer que os raios UV também são prejudiciais à visão e aos olhos. Por isso, com o apoio da Lenscope, listamos os benefícios de proteção UV nas lentes oculares.  

A luz emitida pelo sol é composta por ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos. O conjunto dessas ondas é conhecido como espectro luminoso, e a luz que enxergamos a olho nu é uma pequena parte desse espectro. Há luzes que não são possíveis de se observar, como a ultravioleta. E o problema fica justamente na radiação que não enxergamos.

“A luz ultravioleta, também conhecida pela sigla UV, pode causar diversos danos à saúde, como queimaduras em diferentes graus, manchas na pele, alergias, envelhecimento precoce, rugas e até mesmo câncer”, afirma Francisco Irochima Pinheiro, Doutor em Ciências da Saúde e Professor Adjunto das disciplina de Oftalmologia e Cirurgia Refrativa.

espectro-visivel-da-luz A radiação UV além da pele: como ela afeta a visão?
Leia mais:
Espectro de luz

Leia mais:

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Apesar da pele ser o maior órgão do corpo humano, não é a única afetada pela radiação ultravioleta. Esta luz pode causar sérios danos à visão, provocando quadros de cataratas (quando o cristalino perde a sua transparência e o paciente passa a enxergar de forma opaca), foto conjuntivite (inflamação da conjuntiva), fotoqueratite (inflamação da córnea) e degeneração macular (lesão que afeta a parte central da retina e pode levar à perda total da visão).

Segundo dados de 2014 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, a cada 1% de perda da camada de ozônio (proteção natural da Terra contra raios UV, que está sendo destruída por atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis), cerca de 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira originados por catarata surgem em todo o mundo.

espectro-visivel-da-luz A radiação UV além da pele: como ela afeta a visão?
imagem: istock

A melhor forma de proteger seus olhos dos raios de luzes nocivos é utilizar óculos com filtros UV, e essa camada protetora pode ser aplicada a óculos de grau e de sol, oferecendo mais conforto e segurança ao utilizador. A utilização do filtro é importante para todos, não apenas adultos e idosos, recomenda-se que crianças também usem.

“Além do uso de filtros solares, chapéus e roupas especiais, os óculos com filtro UV também devem fazer parte da mala dos bebês e crianças, que por conta da pouca idade, correm ainda mais riscos de sofrerem danos oculares, já que seus cristalinos possuem um grau maior de transparência”, complementa o Doutor Irochima.

Outra maneira eficaz de se proteger é utilizar lentes com tratamento adequado. Atualmente, é possível encontrar diferentes opções de óculos bloqueadores no varejo, tanto para as variações de raios UVA (responsáveis pelo envelhecimento acelerado), quanto UVB (contribuem para as queimaduras solares, ardências e alergias).

Este tratamento pode ser separado em duas categorias: os essenciais e os avançados. Os avançados contemplam camadas de proteção que repelem substâncias como poeira e gordura, alguns casos protegem até mesmo contra pequenas fissuras. São tratamentos comumente adotados por pessoas que utilizam os óculos constantemente ou fazem questão de um alto nível de nitidez para a sua visão. 

espectro-visivel-da-luz A radiação UV além da pele: como ela afeta a visão?
Iagem: Dollydoll29 – Shutterstock

O tratamento essencial costuma incluir uma tríade fundamental de proteção para os óculos: antirrisco, antirreflexo e 99,99% de bloqueio dos raios UV. Estes são tratamentos indispensáveis e que garantem a nitidez das lentes e a saúde do usuário. “Infelizmente, as lentes mais baratas disponíveis no mercado brasileiro comumente sacrificam a qualidade dos tratamentos essenciais, e muitas vezes até deixam de incluí-los para reduzir custos. Em países como os EUA, a proteção UV 100%, por exemplo, é preconizada pela American Academy of Ophthalmology (AAO)”, salienta Makoto Ikegame, CEO e Cofundador da Lenscope.

“É importante que as pessoas tenham um cuidado pleno com a saúde, não esquecendo dos olhos. Lentes boas têm tratamentos inclusos em todos os casos, mas independente da solução escolhida é importante que o consumidor exija os tratamentos essenciais de marcas confiáveis e de boa procedência”, finaliza Ikegame.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post A radiação UV além da pele: como ela afeta a visão? apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio