Cade aprova compra de parte da SulAmérica pela Allianz

63
Anúncio Patrocinado


Órgão de defesa econômica aprovou negócio que envolve a venda da operação no setor de seguros de automóveis e imóveis

Por André Romani

access_time

19 set 2019, 13h38 – Publicado em 19 set 2019, 12h51

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a operação de aquisição de controle entre as empresas de seguro Allianz e SulAmérica. O despacho pela aprovação da transação foi publicado na edição desta quinta-feira, 19, do Diário Oficial da União.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

A aquisição foi anunciada no fim de agosto e envolve a compra do setor de automóveis e ramos elementares (cobertura para roubos, imóveis e incêndio) da SulAmérica pela Allianz. Segundo a SulAmérica, o movimento é parte do posicionamento estratégico da empresa, que visa concentrar esforços nos segmentos de saúde, odontologia, vida e previdência, que representaram 85% de seu faturamento no primeiro semestre de 2019. 

Segundo o parecer do Cade, a operação refere-se à “aquisição pela Allianz do Brasil e Allianz Seguros de 100% das ações da SulAmérica Participações e Investimentos S.A. (Sapi), que controlará e operará os negócios da SulAmérica Companhia Nacional de Seguros no Brasil (Salic), no Brasil, relativos a seguros de automóvel, patrimonial (que englobam os seguros residencial, condominial e empresarial) e habitacional (exceto no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação); e 100% das ações da SulAmérica Serviços e Participações S.A (Sasp)”.

“A operação proposta está em linha com o planejamento estratégico da Allianz de prosseguir com o desenvolvimento e crescimento de seus principais negócios de seguros no Brasil, ampliando a oferta de serviços para os consumidores. A SulAmérica, por outro lado, pretende focar seus negócios nos segmentos de saúde, odontológico, de vida, de previdência privada e de gestão patrimonial”, diz o parecer da autarquia.

Um dos compromissos assumidos no contrato de venda foi a criação de uma nova seguradora. A união desta nova companhia com a Allianz, atualmente a terceira maior seguradora do mundo, resultará na segunda maior seguradora de automóveis no Brasil. Segundo o presidente da SulAmérica, Gabriel Portela, que falou a VEJA em agosto, a nova seguradora funcionará como uma espécie de joint venture e deverá começar a operar em até doze meses. Ela funcionará de forma independente, enquanto as tratativas são feitas, e depois se juntará a Allianz.

Em ranking de 2018 do Sindicato dos Corretores de Seguro, divulgado anualmente, a SulAmérica aparece na segunda colocação, com 12,7% de participação do setor no país. A Allianz é a 10ª, com 2,35%.



Fonte do Artigo
Tags: #IBJE #FGV #LOTOFACIL #PTINDER #GMAILGOOGLE

Anúncio