Sato pilotou de forma praticamente impecável para vencer o Grande Prêmio do Alabama da IndyCar.
O piloto da Rahal Letterman Lanigan Racing deixou Scott Dixon na P2 no Barber Motorsport Park pela sexta vez consecutiva, superando o atual campeão da série por 2,3874s na bandeira quadriculada Foi a quarta vitória em sua carreira de 10 anos na IndyCar Series, com o japonês de 42 anos de idade sendo o terceiro piloto diferente – cada um de um time diferente – a vencer nas três primeiras etapas da temporada 2019.
Partindo da pole depois de vencer o ‘NTT P1 Award’ no sábado, Sato liderou 74 das 90 voltas no circuito de 2,3 milhas, que recebe uma etapa da IndyCar pelo 10º ano consecutivo. Os organizadores anunciaram o público de 82.889 pessoas nos três dias de evento.
O único erro de Sato na corrida acontece faltando cinco voltas para o final, quando Honda #30 escapou na Curva 8 e saiu pela grama. Seu carro não foi danificado e Sato manteve Dixon atrás até receber a quadriculada. Foi a vitória número 27 da RLL em seu 27º ano com uma equipe na Indy.
Dixon não conseguiu novamente vencer no Barber, terminando no pódio pela oitava vez consecutiva no circuito. Ainda assim, o resultado foi o 42º segundo lugar de sua carreira de 19 anos, ultrapassando o recorde do brasileiro Helio Castroneves, deixando-o atrás apenas de Mario Andretti com 56 segundo lugares na série.
Sebastien Bourdais realizou com sucesso sua estratégia de duas paradas para terminar na P3. Foi o 57º pódio de Bourdais na categoria e seu melhor desempenho em nova corridas no Barber.
Sato nunca havia terminado melhor que oitavo em nove corridas anteriores no Barber, mas se tornou o quinto piloto a converter a pole position em vitória nesta pista. Ele subiu 10 posições na classificação da temporada e ocupa o terceiro lugar, 34 pontos atrás do líder Josef Newgarden. Dixon é o segundo, 27 pontos atrás de Newgarden.
Três vezes vencedor no Barber, Newgarden sofreu durante todo o final de semana no Alabama. O campeão de 2017 progrediu da 16ª posição do grid de largada para terminar em quarto.
Houve apenas uma bandeira amarela durante a corrida, quando Graham Rahal, companheiro de equipe de Sato, parou na volta 57 e Max Chilton acertou uma barreira de pneus pouco tempo depois, para evitar o contato com o brasileiro Tony Kanaan da AJ Foyt.
Kanaan terminou na P18 e Matheus Leist, companheiro de Kanaan na AJ Foyt, terminou em 20º.
Sato, Newgarden e Colton Herta foram os vencedores das três etapas de 2019.
A próxima etapa da IndyCar será o Grande Prêmio de Long Beach no dia 14 de abril.
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DE SANYA | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 6ª etapa
Fórmula 1 anuncia o Brasil como uma das sedes do “F1 Festival” em 2019
Confira o GRID COMPLETO da temporada 2019 da COPA TRUCK:
F1 2019 | Ferrari apresenta SF90 vermelha e preta fosco:
F1 2019 | MCLAREN apresenta o MCL34:
F1 2019 | Red Bull apresenta RB15 ‘roxo, preto e vermelho’:
F1 2019 | Mercedes apresenta nova pintura para o W10:
FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS: