5G deve ter impacto na redução no consumo de energia elétrica no Brasil, afirma especialista do IEEE

14
Anúncio Patrocinado


Além de trazer mais velocidade aos sistemas de comunicação, o 5G também terá um impacto considerável na redução no consumo de energia elétrica no Brasil. A análise é do membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), Edson Watanabe. Segundo o especialista, essa possibilidade é baseada no uso dos diferentes dispositivos no controle dos sistemas elétricos, desde os operadores até às residências. 

“Hoje, o controle do sistema elétrico é feito com pouco uso de comunicação e, em geral, com medição local. Com o 5G, a medição de parâmetros do sistema elétrico e sua transmissão para fins de controle poderão ser realizadas na ordem de microssegundos, o que pode ajudar nos futuros sistemas de controle. Isso pode diminuir o risco de apagões, por exemplo”, analisa Edson Watanabe, também pesquisador da Coppe/UFRJ. 

Tomadas de decisões mais certeiras 

Edson Watanabe diz ainda que, com o 5G, será possível analisar rapidamente como está a geração de energia eólica no nordeste ou solar no sul, por exemplo, sendo um aspecto importantíssimo para auxiliar nas tomadas de decisões. 

De acordo com ele, a tecnologia ajudará também a controlar os dispositivos elétricos nas residências, tanto para maior conforto quanto para ajudar na economia de energia elétrica. 

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago
casa-inteligente 5G deve ter impacto na redução no consumo de energia elétrica no Brasil, afirma especialista do IEEE
Segundo o especialista do IEEE, a redução no consumo de energia será beneficiada pelo 5G tanto nas tomadas de decisões nos operadores nacionais quanto nas residências por meio do controle dos equipamentos via smartphone. Imagem: Shutterstock

Isso porque as pessoas poderão ligar ou desligar os equipamentos por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tendo um controle bem mais eficaz em relação ao consumo diário. 

“O conceito de smart grid (redes inteligentes) também poderá ser mais facilmente implementado, facilitando a inserção das gerações mais sustentáveis e variáveis que devem aumentar muito com a transição energética”, prevê o especialista. 

Leia mais:

Conheça o IEEE

O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. 

Por meio de suas relevantes publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais e educacionais, o IEEE é a voz confiável em uma ampla variedade de áreas que vão desde sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações até engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônica de consumo. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post 5G deve ter impacto na redução no consumo de energia elétrica no Brasil, afirma especialista do IEEE apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio