YouTube muda algoritmo para combater trolls que atacam atriz de Capitã Marvel

128
Anúncio Patrocinado



20190307090132_860_645 YouTube muda algoritmo para combater trolls que atacam atriz de Capitã Marvel

O tão aguardado novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, em inglês), Capitã Marvel, mal saiu nos cinemas do mundo e já está impactando a tecnologia. Protagonizado pela atriz Brie Larson, o primeiro longa solo de uma super-heroína do estúdio foi lançado ontem, dia 7. Mesmo antes disso, ele vem sendo alvo de boicotes e reclamações enfurecidas sobre o envolvimento e atuação de Larson no MCU. Tanto que, se você pesquisasse por “Brie Larson” no YouTube há alguns dias, os primeiros resultados seriam sobre essas críticas agressivas à atriz e ao filme. Para fazer isso desaparecer, a plataforma mudou seu algoritmo e reclassificou a busca pelo nome da intérprete como um termo relacionado a notícias.

O que isso altera na estrutura de buscas? Agora, os principais resultados para “Brie Larson” serão de fontes autorizadas, especialistas. Assim, em vez de vídeos de contas individuais, como youtubers, vão aparecer primeiro vídeos de notícias, como dos canais do Entertainment Tonight, ABC, CBS e CNN. O algoritmo de notícias foi lançado pela primeira vez em outubro de 2017. Na ocasião, o YouTube foi massivamente acusado de favorecer mais vídeos de conspiração do que notícias reais sobre um tiroteio em um festival de música em Las Vegas. 

Muitas das críticas à Larson vieram depois de declarações da atriz pedindo por mais jornalistas mulheres e de várias origens nos eventos de divulgação do filme da super-heroína. Com isso, os trolls começaram a veicular conteúdo no Twitter e no YouTube para fazer campanha raivosa contra a protagonista e o Capitã Marvel.

O movimento até levou o Rotten Tomatoes, site norte-americano de crítica cinematográficas, a pôr em prática medidas para lidar com os boicotes de usuários contra o posicionamento feminista de Larson e que tentavam derrubar a página do filme antes de seu lançamento. O portal chegou a desativar comentários e remover um selo que mostra a porcentagem de pessoas que indicaram o filme.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

De acordo com o The Verge, a ferramenta de algoritmo de notícias do YouTube é um método para garantir que a plataforma priorize fontes autorizadas quando usuários buscarem matérias sobre um tema. Por outro lado, a decisão da empresa gera discussões sobre se essa forma de priorizar vídeos de melhor qualidade também poderia ser usado para buscas não referentes a notícias.

Há milhões de youtubers na plataforma que podem ver como um problema uma possível ampliação da preferência de vídeos de agências aprovadas de notícias. No Twitter, alguns usuários chamaram a atitude da empresa de censura, enquanto outros a elogiaram por realizar algum tipo de filtro de qualidade da informação.



Source link

Anúncio