A Volkswagen lançou, oficialmente, o SUV Tera no mercado brasileiro. Um lote especial de 999 unidades estará disponível nas concessionárias a partir de 5 de junho, com preço de lançamento a partir de R$ 99.990.
A VW espera que o Tera se torne um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro. Esse é o quinto produto da ofensiva de 17 veículos novos da montadora até 2028. Com fabricação em Taubaté (SP), ele será comercializado em 20 países, distribuídos em dois continentes.
“Assim como o Fusca, que vendeu três milhões de unidades no País e o Gol, líder de vendas por 27 anos e com mais de sete milhões de unidades vendidas, o Tera tem tudo para seguir a mesma rota de sucesso dos seus antepassados”, afirma Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Considerando o período de quatro anos ou 60 mil quilômetros, o SUV tem o custo de propriedade 4% menor em comparação com a concorrência – levando em consideração itens, como consumo de combustível, valor de seguro, taxas, itens de desgaste e manutenções, de acordo com a montadora.
Por dentro do Tera
- O novo modelo chega com duas motorizações: 1.0 MPI, de 84 cv e 1.0 170 TSI, de 116 cv, sendo o mais econômico da categoria;
- A versão MPI tem câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI, enquanto as configurações Comfort e High contam com seis marchas;
- O Tera tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control);
- Nas versões Comfort e High, o Novo Tera adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium;
- De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.
Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.
O pacote ADAS entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack.
O Tera chega ao mercado brasileiro em seis cores: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas), Cinza Platinum (metálica) e as inéditas Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico, sendo essas três últimas metálicas. O Azul Ártico, assim como o Preto Ninja, são opções sem custo adicional para o cliente.
![[Tags] 899abfed-922c-4d2b-a051-99f8edc26ddd-1024x683 Volkswagen lança SUV Tera por quase R$ 100 mil e marca estreia de IA](https://olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2025/05/899abfed-922c-4d2b-a051-99f8edc26ddd-1024x683.jpeg)
Leia mais:
- Volkswagen ID.1: o carro elétrico mais barato da marca chega em 2027
- Kombis elétricas vão circular por aí sem motoristas
- Estudo: existe um problema com os SUVs que ninguém te conta
Estreia da IA Otto
O Tera estreia o Otto, primeira inteligência artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no País. O projeto também contou com a parceria da Accenture Brasil. Para o lançamento, ele trará dados do veículo, como autonomia, manutenções, saúde do veículo, entre outras coisas.
Nativo no app Meu VW 2.0 com espelhamento no VW Play Connect, Otto utiliza uma linguagem de modelo grande (LLM, na sigla em inglês) e agrega dados e funções da Volkswagen. Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele atende.
A IA nasce integrada com aplicativos de navegação, como Waze, Google Maps e Apple Mapas, e responderá perguntas abertas da internet. Ele estará disponível no segundo semestre de 2025 como item de série nas versões Comfort e High e como opcional na versão TSI MT. Outros modelos da Volkswagen receberão a tecnologia em breve.
Além disso, para as versões Comfort e High de série e opcional para a TSI MT, o SUV já é equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades – entre elas, abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta e limitar a velocidade de rodagem, tudo remotamente.
O post Volkswagen lança SUV Tera por quase R$ 100 mil e marca estreia de IA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions