Vídeos falsos de celebridades mortas, feitos com o Sora 2, viralizam na internet

1
Imagem mostra logo da Open AI e do Sora 2
Anúncio Patrocinado


Recentemente, viralizou no X/Twitter e TikTok vídeos falsos de celebridades (já mortas) praticando atos obscenos e fazendo piadas racistas. As mídias foram geradas online via Sora 2: um software da OpenAI que transforma prompts de texto em vídeos realistas. Dentre as figuras públicas vítimas dos vídeos, podemos citar Malcolm X, Robin Williams, Martin Luther King Jr. e Bob Ross.

Inicialmente disponibilizado nos EUA e Canadá, o Sora 2 é a segunda versão de um aplicativo desenvolvido pela OpenAI, a mesma elaboradora do famosíssimo ChatGPT. No app, é possível enviar um prompt de texto para a IA, que se responsabiliza por criar um vídeo curto e mega realista baseado na descrição dada pelo usuário.

O resultado destes vídeos impressionou os internautas norte-americanos e uma febre de mídias, protagonizadas por figuras famosas já falecidas, tornou-se uma febre nas redes sociais.

Aplicativo Sora 2 (Imagem: Divulgação/Open AI)

Para quem tem pressa:

  • Internautas lotaram a web com vídeos falsos de figuras famosas norte-americanas (já falecidas) em situações comprometedoras ou fazendo piadas racistas;
  • As mídias foram geradas pelo Sora 2, software da OpenAI que transforma texto em vídeos curtos e realistas;
  • Familiares lamentam o desrespeito propagado online.

Segundo o Washington Post, vídeos com Michael Jackson, Elvis Presley e Amy Winehouse ficaram tão famosos devido ao realismo que muitos internautas já não sabiam discernir se a mídia era realmente gerada por IA ou não.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Malcolm X, outrora um notável ativista de direitos civis nos Estados Unidos, aparece em uma deepfake fazendo piadas grosseiras, lutando contra Martin Luther King Jr., e falando sobre cometer atos escatológicos em si mesmo.

Leia mais:

  • Sora 2 aumenta preocupações sobre o impacto ambiental da IA
  • Sora 2 inaugura era da IA em vídeo e reacende debate ambiental
  • Qual a diferença entre Sora, Sora 2 e app Sora da OpenAI?

Outro vídeo preocupante mostra Martin Luther King Jr. (um dos principais líderes do movimento contra a segregação racial nos EUA): durante o famoso discurso “I Have a Dream”, ele faz barulhos de macaco.

openai-1024x682 Vídeos falsos de celebridades mortas, feitos com o Sora 2, viralizam na internet
Logo da OpenAI em um celular (Imagem: JarTee/Shutterstock)

Em discursos anteriores, a OpenAI já havia relatado que o processo de conversão de texto em vídeo retrataria pessoas reais, sim, mas apenas sob consentimento prévio. Isso, contudo, abriu uma brecha: a utilização de imagem de celebridades, palestrantes e demais figuras históricos já falecidos.

Ilyasah Shabazz, filha de Malcolm X, comentou ao The Washington Post que “não queria ver os vídeos gerados por IA de seu pai” e que “é profundamente desrespeitoso e doloroso ver a imagem do meu pai usada de maneira tão arrogante e insensível quando ele dedicou sua vida à verdade“.

Sobre os incidentes, a OpenAI comentou que sua política “está baseada em fortes interesses de liberdade de expressão na representação de figuras históricas“, no entanto, com a recepção negativa, informaram que os familiares ofendidos com os vídeos terão o direito de solicitar o bloqueio das imagens utilizadas pelo Sora 2.

O post Vídeos falsos de celebridades mortas, feitos com o Sora 2, viralizam na internet apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions