Videogame também pode ser usado para entender emoções humanas

55
Anúncio Patrocinado


Cientistas da Universidade de Genebra, na Suíça, testaram as emoções no cérebro humano por meio de um jogo de videogame. A aplicação, parecida com o clássico Pacman, possibilitou aos estudiosos mapear qual parte do principal órgão do corpo se associa a certa emoção. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica PLoS Biology.

Vale lembrar que outros estudos com a mesma finalidade já foram promovidos ao redor do mundo, mas sem sucesso efetivo. Normalmente, os voluntários são expostos a vídeos e imagens que, supostamente, despertam sentimentos para que a análise seja possível. 

“O problema é que essas regiões se sobrepõem para emoções diferentes, então não são específicas. Além do mais, é provável que, embora essas imagens representem bem as emoções, elas não as evocam.” explica Joana Leitão, pós-doutoranda do Departamento de Neurociências Fundamentais da Faculdade de Medicina da Universidade de Genebra.

Com o propósito de reverter este fato, os pesquisadores desenvolveram um game no qual o jogador deve buscar por moedas, sendo que ele pode tocar em “monstros legais”, ignorar “monstros neutros” e evitar “monstros bandidos”. Desta maneira, ele consegue ganhar pontos e passar para o próximo nível.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago
PLoS-Biology.Reproducao-1024x501 Videogame também pode ser usado para entender emoções humanas
Jogo no estilo Pacman foi desenvolvido exclusivamente para o experimento. Créditos: PLoS Biology/Reprodução

Toda a dinâmica de estratégia fez com que as emoções do participante fossem evocadas verdadeiramente. Por isso, enquanto o jogador tentava passar para as próximas telas do arcade, os pesquisadores monitoraram os sinais cerebrais por meio de ressonância magnética funcional.

Nosso cérebro e os sentimentos

Com as análises finalizadas, os pesquisadores concluíram que as emoções recrutam várias redes neurais paralelas distribuídas pelo cérebro. Esta sincronização transitória, que envolve as vias somatossensorial e motora, desencadeia um estado emocional.

Dessa maneira, toda a ideia de que a emoção tem como base as funções orientadas para a ação é validada, com o propósito de permitir uma resposta adaptada aos eventos. O envolvimento dos gânglios da base, parte do cérebro que converge entre várias regiões corticais, também foi registrada no documento.

“O envolvimento das zonas somatossensorial e motora está de acordo com o postulado das teorias que consideram a emoção como um mecanismo preparatório para a ação que permite ao corpo promover uma resposta adaptativa aos eventos”, ressaltou Patrik Vuilleumier, professor titular do Departamento de Neurociências Fundamentais da Universidade de Genebra e autor sênior do estudo.

PLoS-Biology.Reproducao-1024x501 Videogame também pode ser usado para entender emoções humanas
Várias partes do cérebro são acionadas dependendo da emoção. Créditos: Tatiana Shepeleva/Shutterstock

Vale ressaltar que todo o processo respeitou as diferentes reações que cada pessoa pode ter frente a uma mesma situação, considerando que as emoções são fenômenos complexos que influenciam nossas mentes, corpos e comportamento. “Um determinado evento não é avaliado da mesma forma por cada pessoa porque as perspectivas são diferentes”, disse Joana.

Igualmente, durante as verificações, os pesquisadores observaram a atividade cerebral por meio de imagens, expressão facial pela análise de músculos zigomáticos, sentimentos por meio de perguntas, bem como pela fisiologia por medidas cutâneas e cardiorrespiratórias.

“Cruzando os dados de imagens com a modelagem computacional, pudemos determinar como esses componentes interagem ao longo do tempo e em que ponto eles se sincronizam para gerar uma emoção”.

Via: Medical Xpress

O post Videogame também pode ser usado para entender emoções humanas apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio