veja onde investir sem risco na renda fixa para ter ganho real

127
Anúncio Patrocinado


A taxa básica de juros da economia (Selic), que remunera os Títulos Públicos e a poupança, caiu de 6,5% ao ano em janeiro para 5% ao ano — e a expectativa do mercado é que termine ainda este ano em 4,5% ao ano. Com a inflação esperada pelo mercado de 3,6% ao ano em 2020, divulgado pelo Boletim Focus do Banco Central, os investimentos mais conservadores do mercado (poupança, Tesouro Selic e fundo DI) não irão cobrir a inflação, resultando em perda do poder de compra.

Com os juros em baixa, o investidor verá os rendimentos serem corroídos por taxas e impostos. O Tesouro Selic, que rende 100% do CDI, após ser descontada a taxa de custódia da B3 e a alíquota de Imposto de Renda (IR), não renderá acima da inflação nem mesmo na menor alíquota de dois anos.

Os fundos DI, que investem em títulos públicos para entregar 100% da taxa Selic, só darão rendimento real se cobrarem menos que 0,3% de taxa de administração — o que é bastante raro no mercado para pequenas aplicações. E a poupança, que é isenta de IR, pela nova regra, rende apenas 70% da Selic, ou seja, dará retorno de apenas 3,15% ao ano, abaixo da inflação esperada.

— As pessoas ficam em investimentos conservadores com medo de perder dinheiro. Mas, hoje, o cenário é outro. Quem não diversificar é que vai perder dinheiro, corroído pela inflação — afirma Paula Sauer, economista e planejadora financeira.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Para quem não quer correr risco aglum, a opção é investir em títulos bancários — Certificado de Depósito Bancário (CDBs) e Letra de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI/LCA) —, onde há opções de rentabilidades mais altas com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Mas nem sempre esses títulos possuem taxas atrativas. A pedido do EXTRA, a corretora Easynvest calculou quanto esses investimentos precisam pagar para superar a inflação (veja abaixo). Bancos grandes, em geral, não possuem essas taxas atrativas. A rentabilidade acima da inflação está em bancos menores.

— Há muitas oportunidades em títulos bancários, mas em bancos pequenos e médios, que podem ser acessados via corretoras. Hoje o investidor que quer rentabilidade precisa pesquisar mais no mercado, mas ainda há opções sem risco — afirma Anderson Paiva, gerente sênior de marketing da Easynvest.

Como analisar o risco e o retorno

Para captar recursos e fazer empréstimos, os bancos emitem papéis em troca de juros, que devem ser maiores do que os papéis emitidos pelo Tesouro Nacional, cuja garantia é o próprio governo federal. Quanto mais arriscado é o crédito no banco, mais ele deve remunerar o aplicador para investir nele. Por isso, bancos menores pagam mais que bancos grandes.

No entanto, os bancos organizaram o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para garantir o pagamento de títulos em caso de quebra . Ele assegura o valor investido até o limite de R$ 250.000 por grupo financeiro e de até R$ 1 milhão por pessoa. Estão incluídos nessa garantia os CDBs e as LCI e LCA, que são isentas de Imposto de Renda.

Esses títulos não possuem liquidez, ou seja, não é possível resgatar o valor a qualquer momento, como acontece com a poupança e o Tesouro Selic. É preciso manter o papel até o vencimento. Por isso, não são indicados para guardar a reserva de emergência ou um dinheiro que pode ser necessário a qualquer momento. O recomendado é investir neles a médio e longo prazo, casando o objetivo ao vencimento do papel. Quanto maior o prazo do investimento, mais rendimento ele precisa dar para compensar o tempo sem a quantia em mãos.

xjuros-segunda-web-1.jpg.pagespeed.ic.4Dup4hN7Zm veja onde investir sem risco na renda fixa para ter ganho real
xjuros-segunda-web-1.jpg.pagespeed.ic.4Dup4hN7Zm veja onde investir sem risco na renda fixa para ter ganho real
xjuros-segunda-web-1.jpg.pagespeed.ic.4Dup4hN7Zm veja onde investir sem risco na renda fixa para ter ganho real

Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Extra (21 99644 1263).





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio