O Telescópio Hubble segue nos trazendo grandes imagens do Universo. Dessa vez, ele captou em detalhes a pequena galáxia UGC 5189A, localizada a cerca de 150 milhões de anos-luz na constelação Leo.
A galáxia vem sendo estudada pelo Hubble desde 2010, com os cientistas usando esse estudo para aprender mais sobre uma supernova ocorrida nessa galáxia há mais de 150 milhões de anos.
Leia mais:
- Como economizar energia elétrica durante o verão?
- Qual é a origem dos nomes dos planetas do Sistema Solar?
- Água na Lua: parece que a ciência estava errada
Supernova SN 2010jl
- Em apenas três anos, a supernova SN 2010jl emitiu, ao menos, 2,5 bilhões de vezes mais energia visível do que nosso Sol liberou no mesmo período em todos os comprimentos de onda;
- Essa supernova é do Tipo II, o que significa que marca a morte de estrela massiva que, durante sua vida, teria massa de, pelo menos, 40 a 50 vezes a do Sol;
- Tais explosões ocorrem quando essas estrelas massivas ficam sem combustível para a fusão nuclear, e a energia que, durante milhões ou bilhões de anos, as sustenta contra o impulso da gravidade para dentro, cessa.
Veja, abaixo, a bela imagem da SN 2010jl captada pelo Hubble:
Embora estudar as próprias supernovas seja de grande valor para os cientistas, examinar os destroços que essas explosões cósmicas deixam para trás podem ser igualmente frutíferas.
Um exemplo é o estudo do ambiente ao redor das estrelas detonadas, que podem mostrar as condições necessárias para dirigir uma supernova e como ela muda seus arredores.
Nova imagem da UGC 5189A
O Hubble foi direcionado várias vezes à UGC 5189A. A nova imagem captada foi criada a partir de dados coletados durante os três últimos períodos de análise da galáxia feitas pelo telescópio.
A imagem acima mostra o UGC 5189A como um disco plano e um tanto disforme com uma curva ascendente distorcida.
O lado direito da galáxia possui “eferverscência azul”, representando plumas de gás brilhante e poeira. Já seu lado esquerdo é menos “dramático” e impressionante, sendo ligeiramente mais escuro, com coberturas mais irregulares de gás e poeira.
Do lado de fora do principal disco brilhante da galáxia, um rastro escuro de gás cor de café sublinha a UGC 5189A e sobe até o canto superior esquerdo da foto.
Além disso, enquanto boa parte do fundo da galáxia é escuro, algumas pequenas galáxias podem ser vistas na escuridão, e uma estrela é claramente visível no canto superior direito.
O post Veja foto de galáxia que abrigou supernova mais brilhante que o Sol apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions