Veja a missão Artemis 1 a caminho da Lua ao vivo esta noite

465
Anúncio Patrocinado


Cada vez mais perto de seu destino, a cápsula Orion, da NASA, é acompanhada por olhos atentos em todo o mundo. Seja pela ferramenta de rastreamento hospedada no site da agência, seja pelas redes sociais do projeto, o voo Artemis 1 pode ser monitorado 24 horas por dia.

arrow-nasa-artemis-1 Veja a missão Artemis 1 a caminho da Lua ao vivo esta noite
NASA disponibiliza site que acompanha a cápsula Orion em tempo real durante toda a missão Artemis 1. Imagem: Track Artemis / NASA

Neste sentido, o Projeto Telescópio Virtual, serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede na Itália, vai fazer uma transmissão ao vivo da espaçonave. Mais uma forma de não perder nenhum momento dessa missão histórica.

Tudo vai depender, é claro, das condições meteorológicas, para que o telescópio consiga captar o veículo, que deve aparecer bem minúsculo em meio ao vazio do espaço. Se tudo der certo, a transmissão terá comentários em tempo real do astrofísico do projeto, Gianluca Masi. A live está marcada para começar à 1h30 da madrugada de sábado (19) para domingo (20), no canal do Projeto Telescópio Virtual no YouTube.

“O lançamento de Artemis 1 é muito mais do que irmos à Lua novamente. É o início de uma nova era”, escreveu Masi em um comunicado. “Devido à importância histórica deste evento, decidimos tentar algo nunca feito (até onde sabemos) antes: compartilharemos imagens ao vivo, on-line, da espaçonave Orion a caminho da Lua após seu lançamento”.

O cientista continua. “Faremos o nosso melhor para mostrar a espaçonave Orion Artemis 1 a caminho da Lua, assim que for visível da Itália”

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Segundo ele, serão utilizados dados de lançamento e trajetória fornecidos pelos serviços JPL Horizons / Solar System Dynamics, devidamente importados nos telescópios robóticos do projeto para rastrear esse alvo “extremamente exigente”.

Orion vê a Lua pela primeira vez

Na noite de sexta-feira (18), a cápsula Orion, da missão Artemis 1, estava a quase 350 mil km da Terra e a cerca de 150 mil km da Lua, quando obteve a primeira visão do nosso satélite natural, destino de sua viagem.

Uma câmera posicionada em um dos painéis solares da espaçonave, que cruzava o espaço a mais de 1,6 mil km/h, gravou um vídeo desse momento tão especial da missão, divulgado pela NASA no Twitter.

O vídeo é a mais recente vista incrível da espaçonave, que é equipada com 24 câmeras espalhadas ao longo de seu exterior, painéis solares e interior para registrar cada detalhe de seu voo de teste.

Antes dessas imagens, o registro mais impressionante veio logo nas primeiras horas após o lançamento, quando a cápsula Orion capturou a Terra ficando para trás enquanto se dirigia à Lua. 

Leia mais:

Na próxima segunda-feira (21), Artemis 1 fará seu sobrevoo mais próximo da Lua. Esse momento histórico será transmitido ao vivo pela NASA TV, a partir das 9h15 (pelo horário de Brasília). Segundo os planos da missão, a espaçonave vai chegar até 100 km de distância do astro no momento de maior aproximação, aguardado para as 9h57.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Veja a missão Artemis 1 a caminho da Lua ao vivo esta noite apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio