A umidade gerada dentro das máscaras faciais usadas para proteção contra o novo coronavírus pode diminuir a gravidade dos casos de covid-19, é o que sugere um estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK) dos Estados Unidos.
De acordo com a pesquisa, que foi publicada no Biophysical Journal, a umidade que é gerada pelo vapor de dentro das máscaras tem um efeito hidratante dentro do sistema respiratório, o que acaba sendo benéfico para o sistema imunológico, já que ajuda o organismo a evitar a propagação do vírus no pulmão por meio de um mecanismo de defesa conhecido como depuração mucociliar (DP).
A depuração mucociliar remove o muco dos órgãos, além de retirar partículas potencialmente prejudiciais que estejam dentro dele. Outro efeito positivo do aumento da umidade no ar é a fabricação de interferons, que são proteínas especiais que defendem nosso corpo contra os vírus em geral.
![[Tags] shutterstock_1391034125-1024x683 Umidade gerada dentro das máscaras pode diminuir gravidade da Covid-19, sugere estudo](https://olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/01/shutterstock_1391034125-1024x683.jpg)
Quatro tipos de máscaras foram testados
Os experimentos foram realizados com os quatro tipos mais usados de máscaras, o modelo N95, a máscara cirúrgica descartável de três camadas de tecido não tecido (TNT), o modelo com duas camadas de poliéster e a máscara de algodão com uma única camada grossa.
O voluntário foi colocado em uma caixa de aço lacrada e orientado a respirar por diversas vezes usando a máscara de diferentes formas, protegendo todo o rosto, cobrindo apenas a boca e com o nariz e a boca descobertos.
No cenário em que o nariz e a boca do voluntário estavam descobertos, o vapor enchia a caixa de aço, que tinha um aumento na umidade em seu interior. Quando o voluntário respirava com nariz e boca cobertos, a umidade do ar na caixa caia consideravelmente, o que sugere que esse ar não atravessava a máscara e voltava para o sistema respiratório do voluntário.
“Foi demonstrado que altos níveis de umidade atenuam a gravidade da gripe e podem ser aplicáveis à gravidade da COVID-19 por meio de um mecanismo semelhante.”, afirmou o Dr. Adriaan Bax, pesquisador do NIDDK.
“O aumento do nível de umidade é algo que a maioria dos usuários de máscaras provavelmente sentiu sem ser capaz de reconhecer e sem perceber que essa umidade pode realmente ser boa para eles”, completou.
Fonte: Science Daily e Revista Galileu
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Umidade gerada dentro das máscaras pode diminuir gravidade da Covid-19, sugere estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions