UFMG testa vacina BCG como base para imunizante contra a Covid-19

16
Anúncio Patrocinado



20200515085852_860_645_-_oxford_preve_concluir_vacina_contra_covid_19_ate_agosto UFMG testa vacina BCG como base para imunizante contra a Covid-19

Desde que a pandemia do novo coronavírus surpreendeu o mundo, diversas empresas começaram as buscas por vacinas para combater o Sars-Cov-2, e no Brasil não foi diferente. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão utilizando a vacina BCG, usada contra a tuberculose, para desenvolver um imunizante contra a Covid-19.

Ainda em fase inicial de estudo, “a ideia é ter uma vacina dupla para proteger contra tuberculose e contra a Covid-19”, destacou o professor Sérgio Costa, responsável pelo projeto feito em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Butantan. Neste momento, a equipe trabalha na clonagem dos genes do vírus para que a bactéria consiga produzi-lo.

20200515085852_860_645_-_oxford_preve_concluir_vacina_contra_covid_19_ate_agosto UFMG testa vacina BCG como base para imunizante contra a Covid-19
Reprodução

Pesquisadores da UFMG querem utilizar vacina BCG para imunizar contra a Covid-19. Foto: ASCOM

Costa afirma que as principais vantagens dessa metodologia, caso o imunizante consiga realmente ser desenvolvido, é “a segurança da vacina, que já foi dada para bilhões de pessoas no mundo, e a capacidade de ativar o sistema imune de forma muito eficiente”. A ideia de utilizar a BCG para combater outras doenças não é nova. O pesquisador afirma que há estudos para utilizá-la contra a esquistossomose e o HIV.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Os testes em animais devem começar apenas no fim do ano e ainda não há previsão para a testagem em humanos.

Vírus influenza

Além dessa vacina, a UFMG também trabalha em outra frente, utilizando o vírus influenza. Ricardo Gazzinelli, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas e responsável pelos estudos, afirma que as pesquisas estão dentro do cronograma e a expectativa é que o imunizante fique pronto até o fim de 2021.

Gazzinelli afirma que esta candidata codifica a proteína que liga o Sars-Cov-2 e a insere ao vírus influenza. A vacina, então, induz a produção do anticorpo contra esta proteína e impede que o coronavírus entre na célula. Os testes em animais devem ter início entre julho e agosto e, caso tenham resultados positivos, humanos podem ser testados no início do próximo ano.

Via: G1



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio