Túmulo de 2.800 anos pode revelar segredos de povo antigo

3
Túmulo de 2.800 anos pode revelar segredos de povo antigo
Anúncio Patrocinado


A análise de restos mortais de um homem encontrados em um túmulo de 2.800 anos pode fornecer informações valiosas sobre uma antiga cultura pouco conhecida da ciência. Segundo pesquisadores, o kurgan, ou grande túmulo, foi desenterrado em Tuva, no sul da Sibéria.

Enterro data do período de transição entre as idades do Bronze e do Ferro

Além dos restos mortais de um indivíduo da elite da época, foram encontrados no local pelo menos 18 cavalos sacrificados, além de uma mulher que também teria servido como uma espécie de “oferenda”. Os materiais datam do final do século IX a.C., período de transição entre as idades do Bronze e do Ferro.

Localização do grande túmulo (Imagem: Antiquity)

A escavação ainda revelou equipamentos de equitação e artefatos decorados com animais, indicando uma cultura semelhante à dos citas, que mais tarde viveram milhares de quilômetros a oeste do local. Alguns dos esqueletos de cavalos tinham pedaços de latão alojados entre os dentes.

Segundo equipe, este é um dos mais antigos túmulos conhecidos a mostrar evidências de práticas funerárias citas, uma tradição que duraria séculos. A conclusão foi descrita em estudo publicado na revista Antiquity.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Leia mais

  • Túmulos com ‘bigodes’ são descobertos no Cazaquistão
  • Câmara funerária da Idade do Bronze é descoberta em pântano
  • Lápide mais antiga dos EUA atravessou o oceano
artefatos-citas-841x1024 Túmulo de 2.800 anos pode revelar segredos de povo antigo
Objetos encontrados enterrados pelos pesquisadores (Imagem: Antiquity)

Citas são pouco conhecidos até hoje

  • Embora os citas tivessem uma cultura que incluía criação de cavalos, arte com animais e sacrifícios rituais, eles não deixaram registros escritos.
  • O legado deste povo foi descrito principalmente por outras civilizações.
  • O historiador grego Heródoto, por exemplo, escreveu sobre os elaborados rituais de sepultamento dos citas no século V a.C.
  • De acordo com ele, os citas sacrificavam dezenas de cavalos e servos para homenagear a morte de um rei.
  • O historiador antigo também citou que os citas migraram para o oeste da Ásia central depois de serem expulsos por um grupo hostil, mas outros escritores contemporâneos deram relatos diferentes sobre isso.
  • Estudos genéticos modernos mostraram que os citas do primeiro milênio a.C. eram um grupo cultural diversificado contendo ascendência siberiana, do leste asiático e da Eurásia.
  • No entanto, ainda há muitos mistérios sobre este povo antigo.

O post Túmulo de 2.800 anos pode revelar segredos de povo antigo apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions