TSE informa o número de urnas eletrônicas substituídas em todo o país

7
Anúncio Patrocinado


Neste domingo (2), dia do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, a Justiça Eleitoral precisou substituir 3.222 urnas eletrônicas que apresentaram problemas até às 16h, segundo boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número representa 0,60% do total.

Não é incomum que alguns equipamentos apresentem mau funcionamento e a troca das urnas já é um procedimento previsto em todas as eleições, com várias máquinas de backup prontas para uso imediato em quando a ocorrência é notificada.

Veja mais:

De qualquer forma, se não for possível substituir a urna eletrônica por outra, ainda há a opção de adotar a votação manual, com cédulas de papel. Segundo o TSE, até o momento, isso não foi necessário em nenhuma seção eleitoral do país.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

No total, são 472.075 urnas eletrônicas. Destas, 63.185 ficam de reserva para serem acionadas se for necessário.

Todas as seções eleitorais do Brasil ficam abertas das 8h às 17h, no horário de Brasília. Nas localidades com outro fuso, o horário é adaptado de acordo com a hora local.

Problemas com urnas eletrônicas no exterior

No exterior, cerca de 50 urnas eletrônicas apresentaram problemas, segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, responsável pela organização das eleições brasileiras fora do país.

Nestes casos, não foi possível substituir os equipamentos, e os eleitores brasileiros precisaram usar cédulas de papel.

Ao todo, 697 mil eleitores estão cadastrados em 100 países, e podem votar apenas para o cargo de presidente da República. Ao todo, cerca de mil urnas foram enviadas ao exterior.

Urna eletrônica tem segurança atestada por universidades

Segundo relatório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), universidades atestam a segurança das urnas eletrônicas do modelo UE 2020 e do código-fonte, testado em diferentes circunstâncias.

As universidades que participaram dos testes de segurança são: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As três instituições entregaram ao TSE conclusões sobre os estudos realizados nos códigos-fonte das urnas eletrônicas do modelo UE 2020, que estreia nas Eleições de 2022.

De acordo com o TSE, as universidades foram “foram unânimes e categóricas em atestar a segurança e a auditabilidade dos sistemas e dos equipamentos que registrarão os votos das brasileiras e dos brasileiros”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post TSE informa o número de urnas eletrônicas substituídas em todo o país apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio