Trump sinaliza que poderia realizar nova cúpula com Kim Jong-un

80
Anúncio Patrocinado


WASHINGTON — O presidente americano, Donald Trump, expressou nesta quinta-feira a disposição de realizar uma terceira cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong-un, mas disse em conversas com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, que Washington manteria sanções contra Pyongyang.

No Salão Oval, Trump e Moon discutiram a possibilidade de uma cúpula inter-coreana entre Kim e Moon em breve como uma maneira de impulsionar o diálogo sobre a desnuclearização entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte.

A Coréia do Norte, que suspendeu os testes nucleares e lançamentos de mísseis, vem pressionando por um alívio nas sanções, mas não tomou medidas significativas para desmantelar seu programa de armas nucleares.

Trump e Kim se reuniram duas vezes, em Hanói, em fevereiro, e em Cingapura, em junho, mas não conseguiram chegar a um acordo para suspender as sanções em troca de abandonar seus programas nucleares e de mísseis.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

— Isso poderia acontecer. Uma terceira cúpula poderia acontecer. E é passo a passo. Não é um processo rápido. Eu nunca disse que seria. É passo a passo — disse Trump.

Perguntado por repórteres se estava preparado para amenizar algumas sanções contra a Coréia do Norte, Trump disse que ele e Moon estavam discutindo “certas questões humanitárias” e a possibilidade de a Coréia do Sul ajudar o país vizinho com comida. Ele não descartou participar de um encontro de três vias com Kim e Moon.

Sobre as sanções, Trump disse: “Podemos sempre aumentá-las, mas não queria fazer isso no momento”.

Moon disse que não vê a cúpula em Hanói como um fracasso, mas como parte de um “processo” mais longo. Ele concordou com Trump sobre o “objetivo final” da desnuclearização total da Coréia do Norte.

— A tarefa importante que enfrentamos agora é manter o ímpeto do diálogo e também expressar as perspectivas positivas em relação à terceira cúpula dos EUA e da Coréia do Norte para a comunidade internacional, de que isso será realizado em um futuro próximo — disse Moon.

Um comunicado sul-coreano divulgado após a reunião, disse que Moon garantiu o presidente americano de que vai pressionar para realizar outra cúpula em breve com Kim.

“Os dois presidentes concordaram que a abordagem de cima para baixo continuará a ser indispensável no processo de paz na Península Coreana. Nesse sentido, o presidente Trump enfatizou que a porta estava sempre aberta para o diálogo com o presidente Kim”, disse o comunicado.

Trump disse que estava aberto a uma abordagem passo a passo, mas precisaria ver detalhes.

— Existem vários negócios menores que talvez pudessem acontecer. As coisas poderiam acontecer. Você poderia trabalhar passo a passo, em pedaços. Mas, neste momento, estamos falando sobre o grande negócio. O grande problema é que temos que nos livrar as armas nucleares — disse ele.

Kim e Moon se encontraram três vezes no ano passado e Kim prometeu visitar a Coréia do Sul em troca da visita do líder sul-coreano a Pyongyang em setembro. Analistas disseram que uma quarta reunião de Kim e Moon poderia encorajar outro encontro entre Kim e Trump.

O principal representante nuclear de Moon, Lee Do-hoon, disse na última sexta-feira que as sanções são necessárias para dissuadir a Coréia do Norte de “tomar decisões ruins”, mas não conseguiram resolver todos os problemas pendentes.



Fonte do Artigo

Anúncio